Logo após cinco meses do lançamento do iPhone 5, uma das coisas mais esperadas para o novo telefone é o jailbreak. O ato de destravar o telefone permite que o usuário possa instalar apps alternativos sem que seja necessário usar a loja oficial, a App Store, para isso. Aparelhos destravados aceitam uma série de customizações e novos recursos que sob as rédeas da Apple são impossíveis de serem feitos. Os novos aparelhos lançados com o iOS 6 representaram um novo desafio para os adeptos do jailbreak, já que a dificuldade em realizar o processo havia aumentado consideravelmente. Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa técnica, leia os dois artigos abaixo:
Bom, voltando ao assunto, a equipe de hackers do evad3rs obteve sucesso e lançou ontem o primeiro jailbreak untethered (ou seja, sem a necessidade de manter o telefone ligado constantemente) para iPhone 5, iPad mini, iPad com tela Retina (4ª geração) e todos os outros dispositivos rodando iOS 6.0 até 6.1. A ferramenta promete fazer o processo em até cinco minutos, de maneira indolor. Até então, apenas uma ferramenta para jailbreak estava disponível e ela dependia que o telefone ficasse ligado constantemente, portanto, era um meio tethered, caso o aparelho fosse desligado, todo o trabalho era jogado fora.

A ferramenta evasi0n já está disponível para download no site oficial dos evad3rs para Windows (XP ou posterior), Linux (Intel/AMD, 64-bit ou 32-bit, kernel 2.6.24 ou superior e libgtk+-2.0 v2.24.13 ou superior) e Mac OS X (10.5 em diante). Também possuem mirrors em diversos outros servidores, incluindo o novo MEGA, de Kim Dotcom, lançado há poucas semanas.
Eles recomendam que o usuário desligue o travamento da tela de bloqueio por código, remova qualquer jailbreak antigo, não abra o iTunes e nem o Xcode. De preferência, eles pedem que o usuário não mexa no computador durante o processo. Caso algo dê errado no software, eles pedem para que seja feito um hard reset no hardware, segurando os botões Power e Home ao mesmo tempo. Enfim, por mais que a prática tenha evoluído com o tempo, ela não é das mais triviais de serem feitas e, portanto, exige toda a atenção do usuário.
Existe um grande debate a esse respeito. Uns defendendo a liberdade do usuário em destravar o telefone, já que o aparelho é dele. Outros, principalmente a Apple, são contra. Falam que isso é pirataria e, dessa forma, ilegal. Qual a sua posição sobre o assunto?Já fez alguma vez jailbreak em seu aparelho? Conte pra gente como foi sua experiência!