Durante a semana passada, o Google anunciou o desligamento do seu leitor de RSS online. Segundo eles, o serviço não funcionaria mais depois do dia 1 de julho, como parte da sua “limpeza de primavera”. Para a gigante das buscas, o Reader perdeu muitos usuários para as redes sociais, mas não é isso que o público acha.
Depois do anúncio, por exemplo, as alternativas começaram a reagir para conseguir usuários: o Feedly ganhou 500.000. Apesar de usar as APIs do Google Reader, eles prometeram migrar os usuários “indolorosamente” para uma API própria, para quando o Reader fechar as portas.

Um funcionário do Google disse ao Google Discovery que graças ao burburinho negativo que o anúncio causou, eles estão repensando sobre o Reader. A data da desativação poderá ser adiada, o futuro é incerto.
Apesar de ter números baixos, o Google Reader é um produto desenvolvido para um público específico: aqueles que necessitam acompanhar notícias longe de comentários, vídeos engraçadinhos de outros usuários e coisas do tipo. Apenas a notícia. De uma maneira ou de outra, outros desenvolvedores já estão mexendo seus pauzinhos e desenvolvendo soluções para quando o serviço do Google bater as botas. Se ele bater as botas.