Malware desvia pagamentos de boletos gerados na internet
Um novo vírus pode estar afetando centenas de pessoas que utilizam a internet para fazer pagamentos e transações bancárias diariamente. Diferentemente das (muitas) pragas anteriores, a nova ameaça pode prejudicar os usuários através de uma alteração nos boletos bancários gerados pela internet – o que inclui qualquer tipo de pagamento que pode ser feito tanto por internet banking quanto numa agência bancária.
Boleto adulterado. Poderia ser de qualquer outro banco. [Imagem por LinhaDefensiva]A ação do vírus é extremamente perigosa. Além do efeito principal – isto é, os danos financeiros que podem ser causados pelo desvio completo do pagamento de um boleto – a praga pode roubar senhas do Facebook e do Windows Live (algo relacionado a estes serviços foi encontrado nos detalhes do executável) e também deixar o computador muito vulnerável à ação de outros malwares, já que ao ser instalada na máquina, ela desativa de imediato o Firewall do Windows e tenta remover os plugins de segurança utilizados pelos principais bancos do país. O Malware consiste em apagar alguns trechos do código de barras incluído no final de todo boleto bancário. Dessa forma, como o código de barras é usado para leitura automática do boleto, a máquina não consegue fazer a leitura e pede para que o usuário digite manualmente o código numérico do boleto, e é aí que os criminosos atacam: O código numérico que consta no boleto não é o verdadeiro do boleto, ou seja: o pagamento pode ser feito, mas não irá para seu destinatário original, mas sim para a conta de alguém ligado às pessoas que estão por trás de todo este feito.
Para se prevenir da ameaça causada, é necessário ter muita atenção: O primeiro ponto a ser verificado é o código de barras. Quando adulterado, este apresenta espaços em branco maiores que o normal, como na imagem abaixo. Além disso, as sequências numéricas mostradas nos boletos adulterados é parecida (o que está relacionado ao destino do pagamento), portanto, atente para isso se for imprimir mais de um boleto na mesma máquina. Por último, mas não menos importante, vale o de sempre: Navegue pela internet com cautela, evite clicar em links de desconhecidos e executar aplicativos de origem duvidosa em seu computador. Também é recomendado manter sempre um antivírus atualizado.
Boleto que pode estar adulterado: Note os espaços brancos no código de barras.
Sou Designer, Desenvolvedor Web e responsável pelo desenvolvimento e manutenção do Guia do PC, Guia Cloud e Guia do PC Respostas. Você poderá ver algumas das minhas postagens abaixo. Se quiser acessar meu site, fique a vontade.