O Google anunciou hoje uma nova maneira de gerenciar seu espaço disponível na sua nuvem, ocupado pelo Google Drive e pelo Gmail. Para eles, espaços separados para cada serviço não faz mais sentido.

Até os dias atuais, o Gmail possuía um espaço disponível de 10 GB e o Drive, 5 GB (incluindo o espaço para fotos do Google+). Com essa novidade, são 15 GB que podem ser usados tanto no Gmail quanto no Drive e fotos do Google+. O e-mail, por exemplo, permite que o usuário faça upload de um anexo através do Google Drive, usando o espaço disponível dele. Como os espaços estão prestes a mudar, a preocupação com armazenamento no serviço da gigante das buscas acaba sendo um pouco menor.
O Google vê vantagens neste novo plano, afinal, você pode não ocupar todos os 10 GB do Gmail – eu, por exemplo, uso míseros 0,1 de 10,1 GB atualmente –, mas pode ocupar tudo isso com arquivos na nuvem. A escolha de como o espaço será usado passa a ser completamente do usuário.

A página do Google Drive que exibe o armazenamento disponível sofrerá algumas mudanças no futuro que informarão como o usuário está gastando seu espaço. Vale notar que, com esse novo plano, as atualizações de espaço de até 16 TB pagas à parte também valerão para o Gmail, que não se limitará mais a 25 GB. O upgrade também será aplicado ao e-mail. Se, por acaso, você ainda precisar de ainda mais espaço, os planos pagos do Google Apps variam entre 100 GB, por $4,99/mês e 16 TB, por $799,99.
A novidade será aplicada a todos os usuários nas próximas semanas, inclusive usuários do Google Apps. Para eles, o aumento será para 30 GB, segundo o post no blog mais voltado para empresas.