Notícias

É o fim da linha para o Winamp e suas lhamas

Se você teve um PC e ouvia MP3 nos anos 90, certamente se lembrará de uma das vinhetas mais icônicas da internet. “Winamp, it really whips the llama’s ass”, dizia uma voz grave, com jeito de radialista, logo após a primeira execução do Winamp. De lá para cá, o mundo da música digital passou por diversas transformações, e o Winamp seguiu mais ou menos firme e forte frente a todas elas. Porém, o fatídico dia do seu encerramento já foi marcado, e o raio amarelo deixará de fazer parte oficialmente de muitas áreas de trabalho do mundo todo.

winamp-classic-1

O programa foi lançado pela Nullsoft em abril de 1997, época em que os arquivos de áudio em MP3 começavam a provocar uma revolução no consumo de música, colocando uma boa qualidade de som em um arquivo relativamente pequeno. O Winamp foi o primeiro contato de muita gente com este novo universo musical, ajudando não só a reproduzir os arquivos, mas também a organizar as enormes pastas de músicas que começavam a ser obrigatórias em qualquer PC da época.

A Nullsoft foi comprada em 1999 pela AOL por 80 milhões de dólares. Desde então, o programa continuou sendo aperfeiçoado, recebendo novos recursos como reprodução de vídeos, compatibilidade com outros formatos, possibilidade de realizar streaming de áudio pelo serviço SHOUTCast, personalização via skins, e até se aventurou em outras plataformas, como a versão para Android lançada em Outubro de 2010.

Sua última atualização, 5.66, foi lançada hoje. A partir do dia 20 de dezembro, o Winamp e todos os outros produtos relacionados à marca deixarão de existir. Até lá, você pode baixá-lo pelo site oficial. Depois disso, ele continuará apenas em nossos corações. Afinal, foram 15 anos “chicoteando bundas de lhamas”.

Tags: Winamp

Você também vai gostar

Leia também!