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Electronic Arts não usará mais DRMs

Depois de muita dor de cabeça, a Electronic Arts se rendeu aos seus clientes (e aos seus inúmeros processos) e não usará mais DRMs – Digital Rights Management, como o SecuROM – em seus produtos, começando com o sucesso entre os piratas, Spore.

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Com o acordo entre a EA e a Valve para a venda de jogos da segunda maior companhia de games do mundo pelo sistema de distribuição online Steam, não só o Spore, mas também jogos como Warhammer Online, Need for Speed: Undercover, Mass Effect e FIFA Manager 09, também serão distribuídos sem a proteção DRM.

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O principal motivo que leva a Electronic Arts a desistir de usar o SecuROM em seus jogos é o fato de o software ser extremamente burocrático e chato de ser usado, já que jogos utilizando a ferramenta em questão só funcionam com o DRM ligado em background. Sem falar que isso é quase um spyware. Outra questão, principialmente depois de EA iniciar as vendas de seus jogos pelo Steam, é o fato de a Valve, ou pelo menos seu CEO, Gabe Newell, declarar que acha essas proteções anti-pirataria uma tremenda bobagem, além de inúteis e caras.

A situação ficou feia mesmo quando o limite de instalações do jogo usando um software DRM ficou restrito a cinco por máquina, sendo que antes eram apenas três. De certo modo, isso turbinou a pirataria: se o seu game original não pode mais ser instalado, o que você faz? Provavelmente, comprar outro não será a opção, mas sim baixá-lo da internet.

Ainda bem que a Electronic Arts percebeu a besteira de ter usado um software que mais turbinou do que diminuiu a pirataria em seus títulos. Só esperamos que outras companhias que ainda insistem em utilizar DRMs, como a Rockstar, sigam o exemplo.

SecuROM, desenvolvido pela Sony
SecuROM, desenvolvido pela Sony

Apenas para deixar claro que DRM é um tipo de software que roda em segundo plano e tem a função de monitorar um certo game para verificar se ele é original, não envolvendo nenhum tipo de falsificação em seus executáveis. Como a sigla diz, Digital Rights Management, é nada mais do que o gerenciamento dos direitos digitais de um produto. O problema é que entre as medidas de uma ferramenta assim está a restrição de instalações por máquina, por exemplo. Um bom exemplo é o SecuROM, que fez sua aparição em dezenas de jogos, incluindo na muralha anti-pirataria de GTA IV.

Tags: Jogos

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