A interface Ribbon, utilizada desde a versão 2007 no Microsoft Office, deve chegar ao Windows Explorer no Windows 8. Quem dá a notícia é Rafael Rivera, do Within Windows, e Paul Thurott, do Winsupersite. Veja uma prévia do novo Windows Explorer:

Claro que os ícones mostrados na tela são apenas provisórios – ainda estamos no começo do desenvolvimento. A imagem, porém, mostra uma tendência que já ocorreu com o Paint e o WordPad, no caso do Windows 7: ambos tiveram interfaces renovadas e recursos adicionados.


Ainda não se sabe se a Microsoft levará o projeto adiante, mas as novidades já começaram a aparecer e a empresa de Redmond parece estar trabalhando duro no projeto. Nós do Guia do PC, no entanto, acreditamos que a interface Ribbon é perfeita para fazer com que aplicativos complexos pareçam simples – e não o contrário.
Botões como “Atualizar”, “Selecionar tudo”, “Copiar”, “Colar” e “Excluir” parecem desnecessários, já que tais ações podem ser feitas com teclas de atalho já conhecidas pelo público em geral e acabarão apenas servindo para ocupar espaço na tela. Por outro lado, o novo Windows Explorer deve ter uma integração maior com a nuvem, como você pode ter percebido com as opções “Sync” e “Web sharing”, provavelmente por meio dos serviços Windows Live Mesh e Windows Live SkyDrive – e isso é um ponto positivo. E você, o que acha da grande novidade?