Análises

Análise: Samsung Omnia W com Windows Phone 7.5

Samsung Omnia W

Ao perguntar pra qualquer amante da tecnologia sobre quais são os principais sistemas operacionais móveis da atualidade, certamente a resposta seria que são o iOS e o Android. Sem tirar o mérito dos dois sistemas, o que muitos ignoram é que, há pouco mais de um ano, existe um novo competidor na roda e, embora ainda esteja bem inferior se formos comparar apenas números, definitivamente está à altura em termos de qualidade. Trata-se do Windows Phone, que se encontra na versão 7.5 “Mango”. Ele tem dois principais representantes no Brasil até o momento e, um deles — o Samsung Omnia W — iremos analisar ao longo desse texto.

 

Samsung Omnia W
Samsung Omnia W

Primeiras Impressões

O Omnia W é um celular muito bonito. Embora não haja muito para mudar no layout dos celulares atuais no formato de barra, ele não faz feio. Uma única peça de vidro cobre toda a frente, que envolve a tela e a borda. Os únicos relevos na superfície são o do alto-falante localizado na parte superior e o do botão do Windows na parte inferior. Ao lado do botão do Windows, temos os botões capacitivos de Pesquisa e de Voltar, o que pode fazer com que, ocasionalmente, os botões sejam apertados por acidente. É uma solução bastante elegante, mas não muito eficaz, na maioria das vezes. A qualidade de construção do aparelho não tem nada especial, mas poderia ser bem melhor. Especialmente na parte de trás: tem uma parte muito bonita de metal, mas no restante, predomina um plástico que aparenta ser bem barato e risca facilmente.

No lado direito do aparelho, temos o botão usado para travar e desligar/ligar e o botão da câmera. No lado esquerdo, apenas o controle rocker de volume. Em cima, a saída de som de 3.5″ e um microfone secundário para cancelamento de ruído em chamadas. Na parte de baixo, temos a saída microUSB do carregador e do cabo USB e o microfone principal. Veja algumas imagens na galeria, no final do post.

 

Hardware e Windows Phone 7.5 “Mango”

O processador, um Snapdragon Scorpion de 1.4GHz, junto com os 512MB de RAM, são (mais que) suficientes para fornecer uma excelente experiência de uso com o Windows Phone 7.5. A interface é fluida, não se percebe lentidão ou travamentos de qualquer tipo. O Multitarefa funciona bem, os recursos multimídia também (falaremos deles mais adiante) e, no geral, tudo é muito rápido. A “culpa” é, em partes, da Microsoft, que controla rigorosamente o hardware de todos os aparelhos com Windows Phone. Sobre o sistema em si, a melhor palavra para descrevê-lo é “diferente”. Se você fosse um usuário do iOS e fosse para o Android (ou vice-versa), não notaria tanta diferença, mas ao entrar em contato com o sistema da Microsoft, certamente o pensamento é outro. Embora seja um pouco difícil para usuários de outras plataformas se acostumarem com o Windows Phone, a impressão que é dada pelo sistema é que, para usuários leigos, ele ofecere uma experiência muito mais amigável que seus concorrentes.

Sobre o Omnia W
Sobre o Omnia W

Uma dúvida frequente vinda de usuários de outras plataformas é sobre a quantidade de aplicativos disponíveis para a plataforma. O Windows Phone ainda não tem tantos aplicativos quanto seus concorrentes (embora o Marketplace esteja crescendo em um ótimo ritmo), mas a maioria está lá. Existem clientes oficiais para a maioria dos serviços, vários utilitários e muitos jogos. A integração com a Xbox Live trouxe versões móveis de vários jogos que até então só estavam disponíveis para Xbox 360. Para os que têm um perfil de uso mais corporativo, o Windows Phone já vem com o Microsoft Office incluso, fazendo dele a opção mais compatível para visualizar e editar documentos da plataforma.

A bateria também não faz feio. Pra quem veio de um smartphone Android (eu!), na verdade, a diferença é até assustadora. Ela conseguiu segurar um dia inteiro (cerca de 7 horas) de uso intenso via 3G (Navegação, Twitter, Música, Câmera e Jogos) e chegar ao fim com cerca de 20% de Bateria. Em uso mediano, porém (usando WiFi em alguns momentos, deixando em stand-by em outros, atendendo a algumas ligações), eu consegui cerca de 2 dias e 20 horas de uso. Não é nada absurdo, mas sem dúvidas, é acima da média. É interessante dizer que o Windows Phone tem um modo de Economia de Bateria, no qual ele desabilita a sincronização (push) e os aplicativos em background, dando mais algumas horas de fôlego extra. Esse modo pode ser ativado manualmente ou automaticamente quando a bateria ficar fraca, à sua escolha.

Economia de bateria
Economia de bateria

Tela e Câmera

A tela do Omnia W é uma das melhores partes do aparelho, sem dúvida. Com resolução de 480×800, a Super AMOLED, da Samsung, deixa qualquer um boquiaberto. Só usei a tela com o brilho no automático, e a qualidade da tela e das cores, no geral, é muito boa. O preto é tão escuro que, em muitos momentos, eu não pude dizer onde terminava a tela e começava a borda do celular (até pelo fundo padrão do Windows Phone 7.5 ser todo preto), fazendo um belo conjunto. Seu tamanho de 3.7″ me parece o ideal para a tela de um aparelho: Não é grande a ponto de ser desconfortável, nem pequeno a ponto da digitação ser afetada. Embora alguns usuários prefiram as telas maiores, na minha opinião, o tamanho ideal é entre 3.5″ e 4″, e a do Omnia W fica exatamente no meio disso.

Embora a câmera não seja nenhum destaque do aparelho, é possível fazer ótimas fotos com ela. O Omnia W tem uma câmera de 5MP, capaz de filmar em 720p e acompanhada por um Flash LED. Em ambientes internos sem iluminação natural, a câmera acaba perdendo um pouco de seu brilho, mas não deixa de ser uma boa câmera. O Omnia W também tem uma câmera frontal VGA, algo não presente na maioria dos Windows Phone, o que é um belo diferencial para o aparelho (já é possível utilizá-la em chamadas de vídeo no Skype Beta). O autofoco ajuda muito na hora de capturar anotações para usar em certos aplicativos como o Evernote.

O aparelho tem uma tecla dedicada para a câmera (exigência da Microsoft) que tem dois estágios (um para focar, outro para tirar a foto), que deixa a desejar ocasionalmente: o segundo clique é meio rígido, e acaba que, as vezes, para tirar a foto, você precisa pressionar o botão mais forte e a fotografia sai tremida. Com as óbvias limitações de uma câmera de celular, é possível tirar boas fotos, como você pode ver abaixo.

Foto tirada com o Omnia W
Foto tirada com o Omnia W
Foto tirada com o Omnia W
Foto tirada com o Omnia W

Recursos Multimídia

Nada além do já visto nos celulares high-end por aqui. Os alto-falantes do Omnia W são bons, apesar de não serem muito altos. Na parte superior do celular, existe mais um microfone, que provavelmente é utilizado para redução de ruído, melhorando a qualidade das chamadas.

Media player do Windows Phone 7
Media player do Windows Phone 7

O Media Player do Windows Phone é muito bom, organizando as músicas de uma forma excelente, embora muitas vezes eu tenha sentido falta de alguns recursos, como poder avançar e voltar dentro da própria música (ou talvez eu não tenha achado como fazê-lo). A sincronia é feita através do Zune Software (não é possível montar nenhum Windows Phone em modo mass storage), o que para muitos é um ponto negativo, mas pra quem já estava acostumado com iTunes, não é ruim, até porque ajuda (e muito) na organização e sincronização de conteúdo do PC com o aparelho.

Zune Software sincronizando o Omnia W
Zune Software sincronizando o Omnia W

O problema por aqui é o armazenamento: com todo esse belo pacote de suporte a mídia e vários aplicativos disponíveis no Marketplace, 8GB realmente se mostram sendo pouquíssimo espaço. Um slot microSD seria uma adição muito apreciada por aqui, mas é algo que não veremos em celulares com o Windows Phone, por restrição da Microsoft. O fone-de-ouvido incluído é… ruim. Se você gosta de ouvir música com um mínimo de qualidade e conforto, o fone da Samsung não vai te servir. Um ponto negativo, especialmente em um celular dessa faixa de preço.

Fones de ouvido da Samsung: Ruins
Fones de ouvido da Samsung: Ruins

Conclusão

Samsung Omnia W
Samsung Omnia W

O Omnia W é um dos smartphones com o melhor Custo x Benefício da atualidade, já que tem um hardware que é visto em aparelhos high-end e é encontrado por cerca de R$1000 na maioria das redes de varejo. Seu destaque é o Windows Phone 7.5, sistema operacional que mostra a (ótima) tentativa da Microsoft de entrar na atual disputa de sistemas operacionais móveis, liderada pelo Android e pelo iOS. Ele tem recursos multimídia muito bons, uma câmera boa e uma tela digna dos aparelhos mais caros do mercado. Embora não tenha muitos aplicativos (se compararmos os números) em sua loja, ele tem a grande maioria dos aplicativos essenciais para a maioria dos usuários. A experiência de uso do aparelho é excelente, graças ao conjunto de um sistema rápido e otimizado com um processador muito rápido e uma boa quantidade de RAM. O Omnia W é uma excelente opção para quem esteja disposto a se aventurar pelas pouco exploradas terras do Windows Phone.

Aspectos Positivos

  • Sistema extremamente rápido e fluído, sem travamentos ou lags
  • Tela Super AMOLED de grande qualidade e boa resolução
  • Câmera tira boas fotos e filma em 720p
  • Boa duração da bateria
  • Preço acessível

Aspectos Negativos

  • Construção barata e aparentemente frágil
  • Pouco espaço para armazenamento e impossibilidade de expansão
  • Botão da câmera poderia ser melhor
Tags: Destaques, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!