Dicas e tutoriais

Dicas para Iniciantes: Como criar grupos no Facebook

As redes sociais começaram a se tornar populares no Brasil lá pelo ano de 2004, com o hoje cambaleante Orkut. Esta rede social do Google tinha um conceito bem útil e interessante que até hoje nenhuma outra conseguiu imitar, ou ao menos formar uma comunidade tão ativa. Estou falando justamente das comunidades. O camarada criava uma sala com o título que quisesse, e quem estivesse afim de debater sobre o assunto ingressava na comunidade e já podia interagir. Tinha muita coisa inútil, é verdade, mas tópicos muito bons também.

A rede social dominante atualmente é o Facebook, do Mark Zuckerberg. E mesmo surgido em 2004, ele ainda não conseguiu implementar esse conceito de comunidade nos mesmos moldes do Orkut. Mas se engana se você pensa que o Facebook não conta com este recurso. Chamado de Grupos, ele permite que você compartilhe informações apenas para um determinado grupo de usuários. Assim, se você quer falar sobre assuntos relacionadas à sua faculdade com os colegas de classe, pode criar um grupo apenas com eles e assim debater tudo que for relacionado. O mesmo vale para familiares, amigos da academia ou qualquer outra tribo a qual você pertença. Então hoje, na coluna Dicas para Iniciantes iremos mostrar como criar um grupo no Facebook. E caso você não saiba, verá como é bastante simples.

01. – No seu feed de notícias (a página onde você vê as atualizações dos seus amigos), procure, na coluna da direita, um link chamado “Criar Grupo“, debaixo do tópico “Grupos“. Assim como nesta imagem:

02. – Ao clicar em “Criar Grupo“, uma janela como essa surgirá:

Preencha os campos corretamente

03. – Os campos a serem preenchidos são auto-explicativos, mas vale uma breve explicação sobre cada um deles aqui. Em “Nome do grupo“, como você já deve imaginar, insira o nome do grupo que você está prestes a criar. Dê um nome que tenha a ver com o assunto que será tratado. Em “Membros“, basta digitar o nome dos seus amigos que o Facebook se encarrega de enviá-los o convite. Por fim e mais importante, defina o nível de privacidade do seu grupo. Em “Aberto“, qualquer pessoa pode ver os participantes e o que foi postado. Em “Fechado“, alguém que não pertence ao grupo conseguirá ver apenas os integrantes dele, sem ter acesso as postagens. E em “Secreto“, o grupo será totalmente escondido, ficando visível apenas para os membros.

04. – Após definir tudo conforme a sua vontade, clique em “Criar“. O próximo passo é escolher um ícone para o grupo. Logicamente, um ícone que tenha a ver com o tema central. Mas você pode pular este passo também. Após clicar em “Ok” seu grupo já estará criado!

Escolha um ícone que tenha a ver com seu grupo

Prontinho, a criação de grupos no Facebook, a rede social mais popular do momento, é bastante simples e sem mistérios, como você pôde ver. Agora, basta saber usar esse recurso de forma inteligente e que venha a facilitar a sua vida e, o mais importante, que não venha a encher a timeline dos seus amigos com coisas que não interessam a eles.

Essa foi a coluna Dicas para Iniciantes desta semana. Espero que tenha gostado e que ela tenha sido útil para você. Caso queira contribuir com a gente, basta nos enviar um e-mail com a sua dica, sugestão ou post para o endereço contato@guiadopc.com.br ou através de nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros textos dessa coluna:

Tags: Dicas para Iniciantes

Você também vai gostar

Leia também!