Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Melhore a performance do Ubuntu com o Preload

Ubuntu é um sistema operacional rápido. Não poderia ser diferente, já que é baseado no kernel Linux e no sistema operacional básico GNU. O conjunto GNU e Linux é tão poderoso que serve de base até para sistemas de missão crítica e de grandes processamentos, como é o caso dos supercomputadores. Mas no cotidiano, é possível fazer o sistema ficar mais rápido usando o Preload.

Preload é uma aplicação que roda em segundo plano, de maneira oculta, analisando o comportamento de uso da máquina e do usuário para pré-carregar o que se mais usa no computador. Ele irá deixar carregado na memória programas e dependências mais usados, fazendo com que tudo abra mais rápido do que se fosse usado o disco rígido. O tempo de acesso é instantâneo.

Instalação

Preload está no repositório oficial da Canonical. É possível então usá-lo no Ubuntu e em seus derivados, como Linux Mint. No Ubuntu, procure pelo aplicativo na Central de Programas e clique para instá-lo.

Preload
Preload é instalado em um clique

Uso

Após instalar, ele já está agindo. Ele demorará alguns dias para analisar o comportamento de uso de maneira adequada, colocando na memória o que for mais usado.

É possível ver o que está sendo alocado como prioridade para o aplicativo, usando o Terminal e digitando:

sudo less /var/lib/preload/preload.state

Outros comandos avançados de Terminal são:

sudo gedit /etc/preload.conf

Para configuração do programa e:

sudo tail -f /var/log/preload.log

Paraarquivo de registros (log) do aplicativo

E então? O que achou do programa? Fez grandes mudanças em seu sistema? Não deixe de comentar os resultados e sugerir até modificações das configurações.

Essa foi mais uma dica da coluna semanal Dicas para Linux. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Sua participação é muito bem-vinda. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!