Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Como trocar a Central de Programas do Ubuntu pelo GDebi

Instalar programas no Linux sempre foi envolto de mitos. Milhares de pessoas juram até hoje que instalar aplicativos no sistema operacional do pinguim é mais difícil do que chegar ao final de Contra ou Battletoads. Mas quem usa sabe que Linux é sinônimo de simplicidade nessas instalações. Ou usa-se os repositórios da distribuição, inspiradores das lojas de programas que vemos atualmente no Mac OS X ou Windows 8, ou usa-se pacotes de instalação, onde tudo é feito na base do duplo clique.

No sistema GNU/Linux mais usado do mundo, o Ubuntu, sempre usou-se dois tipos de aplicativos para instalar outros programas. Um, responsável por acessar a lista de softwares dos repositórios e outro para fazer a instalação de pacotes .deb. Nos primórdios da distribuição, usava-se o Synaptic, desenvolvido pela brasileira Conectiva (atual Mandriva), e o GDebi, para pacotes.

Com o aprimoramento do Ubuntu, a Canonical trocou o Synaptic, que tinha uma interface pouco amigável, pela Central de Programas do Ubuntu. Não demorou muito para o GDebi sair da instalação padrão, tornando a Central de Programas também a instaladora por definição dos pacotes .deb.

Seria algo muito bom se essa padronização continuasse com a velocidade de abertura do GDebi, mas não foi o que ocorreu. Hoje, quando alguém tenta instalar um pacote .deb, é preciso esperar angustiantes segundos para que a Central de Programas do Ubuntu abra finalmente.

Gdebi
GDebi abre muito mais rápido

Mas é possível voltar para o tradicional GDebi e tornar a instalação muito mais rápida. Basta instalar a aplicação.

Instalação

Para instalar abra a Central de Programas, procure por GDebi e clique para instalar. É mais rápido do que colocar a culpa no irmão menor (e mais eficiente também).

Central de Programas
Instale o GDebi pela Central de Programas

Utilização

Agora quando for instalar um pacote .deb, pode-se clicar com botão direito do mouse no arquivo e abrir com o GDebi. Caso queira torná-lo padrão, clique com botão direito no arquivo, vá em “Propriedades”, selecione a aba “Abrir com”, marque o “Instalador de pacotes GDebi” e defina como padrão no botão do canto inferior direito.

Gdebi
Caso queira, defina como padrão

A dica é simples e útil, não é verdade?

Essa foi mais uma das Dicas para Linux. Se gostou da dica ou ficou em dúvida em algum ponto, não deixe de comentar. Aproveite também para entrar em contato conosco caso queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para [email protected]. Sua participação é muito bem-vinda. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!