Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Conheça o Geary, um cliente de e-mail leve para Linux

Apesar da maior parte dos usuários utilizarem seus e-mails diretamente na internet, afinal, Gmail, Yahoo! Mail e Outlook são rápidos e possuem interfaces amigáveis, outros muitos ainda preferem um bom programa dedicado para ler e gerenciar e-mails. Na coluna de hoje vamos mostrar o Geary, um cliente de e-mail que não faz feio frente ao Evolution, Thunderbird e KMail.

Desenvolvido pela Yorba, um grupo de São Francisco, Califórnia, criadora do Shotwell, o Geary é escrito na linguagem Vala, usada no Gnome e está sob licença LGPL 2.1.

A ideia inicial da Yorba era conseguir US$ 100 mil no site de financiamento IndieGoGo. Não conseguiram. Somente metade do valor foi arrecadado. Mesmo assim o aplicativo saiu e está disponível.

Além da boa interface, entre os atrativos estão:

  • Múltiplas contras de e-mail;
  • Respostas como bate-papo (conversa ;
  • Pesquisa rápida;
  • Notificação de novos e-mails;
  • Compatibilidade com o protocolo IMAP;
  • Criptografia;
  • Integração com aplicativos de calendário;
  • Importação de contatos do Gmail.

Mas como começar a utilizar o Geary? Vamos explicar.

Instalação

Ubuntu

No Ubuntu a partir da versão 12.10 o programa já está nos repositórios. Mas caso use a versão LTS, a 12.04, existe o repositório PPA oficial. Para adicioná-lo procure na busca do Unity o “Gerenciador de atualizações”, depois clique em “Configurações…”. Agora na aba “Outros programas” clique em “Adicionar…” e acrescente o repositório:

ppa:yorba/ppa

Existe a opção mais rápida e simples, que é usando o Terminal (e alguns ainda acham que ele dificulta as coisas…). Digite:

sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa

Depois

sudo apt-get update && sudo apt-get install geary

Fedora

No Fedora, use o Yum no Terminal. Digite:

sudo yum install vala gobject-introspection-devel intltool cmake libcanberra-devel \

libgee06-devel glib2-devel gmime-devel gtk3-devel libnotify-devel sqlite-devel \

unique3-devel webkitgtk3-devel libgnome-keyring-devel

Uso

O uso é simples. Após a instalação existe configuração automática para Gmail e Yahoo. Para outros e-mails será preciso configurá-los manualmente.

Geary
Gmail no Geary

A utilização é amigável, permitindo a mesma experiência da versão web do e-mail. Até mesmo o notificador padrão do sistema é utilizado, aparecendo um aviso quando chega um e-mail.

E então? O que achou do aplicativo? Acha que ele está pronto para substituir o Thunderbird ou Evolution? Comente logo abaixo e não deixe de conferir outras dicas:

Tags: Dicas para Linux, Internet

Você também vai gostar

Leia também!