Browse By

LibreOffice 3.5 é lançado

Infográfico LbreOffice

Que o Microsoft Office é a melhor suíte de escritório do mercado isso ninguém duvida. Mas dizer que precisamos de todos os recursos dele é um exagero. Se você não quer pagar a licença da solução da Microsoft e também não quer cair na ilegalidade, há algumas alternativas gratuitas e bem respeitáveis. Uma delas é a LibreOffice, que ontem chegou na sua versão 3.5. O seu código-fonte é oriundo do antigo OpenOffice e dentre as melhorias, expostas no infográfico acima, podemos destacar:

  • Novo corretor ortográfico integrado com suporte a inglês e outros idiomas;
  • Contagem de palavras interativa, em tempo real;
  • Novos filtros de importação de desenhos do Microsoft Visio e bancos de dados PostgreSQL;
  • Mecanismo de atualização automática;
  • Suporte para até 10 mil planilhas por arquivo, dentre outras.

Aqui você encontra o changelog completo e o download pode ser feito aqui, para versões Windows, Linux e Mac OS X.

[OMG Ubuntu]

<
  • O LibreOffice é uma ótima opção para a maioria dos usuários, pois são poucas as pessoas que usam todos os recursos do M$Office, e para estas o LibreOffice poderia atender perfeitamente a todas as necessidades.

    • Felipe Alencar

      Perfeitamente, Marcelo.
      Foi justamente isso que quis destacar no post. Se você não precisa dos recursos avançados do Office, pode muito bem migrar para uma solução alternativa, como o LibreOffice, que é ótimo.

  • O que sinto falta no LibreOffice é uso de estilos prontos como no caso no Office 2007/2010…

    Você formata o texto e depois pode escolher entre vários estilos…

    • Felipe Alencar

      Hhhhhmmm… Bem lembrado Leandro.
      Costumo usar estes estilos também no Microsoft Office, sempre foram uma mão na roda pra mim.
      Valeu, Leandro!

  • “Que o Microsoft Office é a melhor suíte de escritório do mercado isso ninguém duvida”. Fala sério como generalizar algo que nada + é que costume com determinado software. Na minha opinião não querendo generalizar esse comentário é no minimo infantil.

    • MS Office é o pacote de escritório mais completo do mercado. Excelente e completo dá pra concluir genericamente que é o melhor do mercado sim. Mas claro, não quer dizer que outros sejam ruins ou que o MS Office tenha o melhor custo-benefício para todas as situações.

    • Felipe Alencar

      É exatamente isso, Guilherme! O MS Office é a suíte mais completa e estável do mercado, portanto, a melhor. Mas eu nenhum momento eu disse que as outras eram ruins e não atendiam aos usuários. Pelo contrário, o LibreOffice, por exemplo, é uma excelente alternativa gratuita.
      As pessoas e as suas interpretações de texto equivocadas…

  • A noticia ja esta atrasada… Eu ja tenho a versão final faz 3 dias… Tem que ficar informado nesses sites:
    http://www.softexia.com
    win.softpedia.com

    • Concordo.

  • Fábio

    Não é verdade que o Microsoft Office é “a melhor suíte de escritório do mercado”. Na verdade o MS-Office e o LibreOffice se equivalem em recursos e em funcionalidades, nada há de significativo em um que não haja no outro. Eu trabalho com recursos avançados dos dois (especialmente do Excel e do Calc) e posso falar isso categoricamente.

    O problema que existe é a falta de compatibilidade entre as duas suítes; documentos criados em um sempre saem desformatados quando abertos no outro.

    • Felipe Alencar

      Ôpa, obrigado pelos esclarecimentos, Fábio! ;D

      • É muito + fácil complementar o que está ao seu favor do que argumentar críticas construtivas, esse é o típico e legítimo Brasileiro, parabéns.

        • Felipe Alencar

          Sinceramente… não entendi o que você quis dizer.

    • Felipe Amorin

      Diz para esses vídeos que o MS não é disparado o melhor do mercado:
      http://youtu.be/iz3ki4_i-AM
      http://youtu.be/6XYzonem1nQ
      http://youtu.be/875AbZcWoCk

    • Ramires

      Eu também uso os recursos avançados do Excel, e infelizmente o OpenOffice Calc não faz frente a nenhum deles.

      Tanto Solver quanto Pivot Tables são infinitamente inferiores no Calc.E ssses são os dois únicos recursos realmente que podemos chamar de avançados.

      As tabelas dinâmicas do Calc são talvez próximas as do Excel XP ou 2000. Não tem comparação com o Excel 2007/2010.

      E se eu quiser um Solver com algoritmo e opções de relatórios melhores do que o do Excel, eu uso o GnuCalc, que permite o uso de regra de montecarlo e muito mais. Como ferramenta de Simulação ela é muito melhor do que o Calc também, apesar de ser limitado em outras coisas.

      • Ramires

        Gnucalc, tambem conhecida como Gnumeric ok ?

  • Arthur Gomes

    Gostaria de uma dica de vocês: como está a compatibilidade com arquivos MS Word e Excel? Principalmente Excel, pois costumo usar muitas funções. Será também que a maneira de usar as planilhas no LibreOffice é igual ao Excel ou requer um novo aprendizado?
    Grato!

  • Realmente no ramo empresarial não tem como negar que a suíte Microsoft Office é a campeã (ja trabalhei com cliente que EXIGIA que as máquinas tivessem o MSOffice). Mas creio que no dia-a-dia, para pessoas que não usam funções muito específicas (nisso o Excel é campeão, sem dúvida) o LibreOffice é uma alternativa fácil e barata. Infelizmente no Brasil e na maioria dos países com uma rende baixa as pessoas preferem piratear um produto à usar um semelhante, por ser diferente (apesar de ser grátis). Mas parabéns à equipe do LibreOffice por mais um produto de qualidade lançado!

    • Ramires

      Isso que voce disse é um factoide, muito comum e nativo dos indios aqui da america do Sul, que a vida toda aprenderam a botar a culpa nos “imperialistas”.

      99% dos Cracks são criados nos paises “desenvolvidos”, e só depois chegam aqui para os indios. Alemanhã, França, Austria, Suecia, Cingapura, Coreia do Sul, etc, são os maiores fabricantes de cracks e keygens,

      • Ramires

        E claro, se eles criam o keygen ou o crack, com certeza não é para contribuir com o desenvolvimento do terceiro mundo, vulgo, este pais de m…

    • Felipe Alencar

      Triste verdade, Guilherme Carlos.
      Eu atendo muitos clientes comuns, usuários domésticos, e sempre que preciso formatar a máquina e reinstalar os programas, a maioria pede que eu instale o MS Office, Photoshop, CorelDraw e toda sorte de softwares pagos e caros!
      Eu explicava que havia outras alternativas, gratuitas, legalizadas e que faziam a mesma coisa. Não adianta, eles querem os softwares renomados.
      No começo eu instalava, agora não mais. Tem que ter muito saco sair procurando crack, serial, keygen e essas tranqueiras todas….

      • E nem precisa ser gratuita. Como sempre falo, um exemplo de excelente programa pago, mas muito mais barato, é o SoftMaker Office.

        • Leandro de souza

          Poise Guilherme , que que adianta se vc unifica um formato e existem programas diferentes nas máquinas. Falta mto planejamento por parte do poder publico ainda , pelo menos no Brasil

        • Mas um formato padrão funciona igualmente em qualquer programa. Por isso a ABNT aprovou o ODF. O padrão universal seve pra não ter dependência de programa algum, como acontece, por exemplo, de formatos proprietários da Microsoft.

  • Leandro de souza

    Tem muita , mai muita instituição pública que nao unifica o sistema dentro de um todo…Colocam programas misturados , sistemas operativos diferentes (xp , vista , seven , ubuntu). O broffice (libreoffice) , dá miuta , mas muita incompatibilidade quando o arquivo é criado em excel. Creio q no futuro a microsoft vai unifica essa coisa de office 365 e office online ai vocÊ vai ver… vai ficar melhor…pelo menos um sistema todo unificado

    • É pra isso que serve padrões universais, como o ODF e OpenXML.

  • JuaaO

    Ótima opção, já tive a oportunidade de usar algumas vezes.

  • Baixei ontem do site deles e veio o 3.3 , vai saber o que fiz ? ,
    ” Até hoje não descobri como coloco uma foto aqui nos posts ” quem souber favor cocolar uma resposta aqui mesmo , obrigado !”
    Vi uma grande função que se faz o arquivo e salve em varios formatos , inclusive o .doc do office !

    • Felipe Alencar

      Oi Flávio!
      Se você está falando do avatar, é muito simples.
      Basta cadastrar o e-mail que você usa para comentar aqui no Guia do PC neste site: pt.gravatar.com/.
      Cadastra uma foto ou imagem e pronto. Se não aparecer de imediato, espera algum tempo que depois aparece.
      Valeu Flávio! o/

      • Felipe , não tinha que ter aqui no Guia um link do gravatar para facilitar a vida de que comenta ?

        • Felipe Alencar

          Oi Flávio.
          É, poderia ter…
          Não pensamos nesta possibilidade, por que o Gravatar já é um serviço antigo e bem consolidado. Assim, a maioria dos usuários que costumam comentar em blogs/fóruns já usa o recurso. Por isso que não colocamos nenhuma viso à respeito.
          Mas vamos ver o que podemos fazer, ok?

        • Estoi esperando então algo a respeito, pensam nos novos que apreendem todos dias , abraços.

  • Will

    Quanto aos formatos de documentos, sempre teremos os paralelos.
    A MS tornou a sua suíte compatível com o ODF, mas não se limita ao mesmo.
    Ela só faz inovações no seu formato proprietário.
    Se o ODF não suporta determinada função ou formatação, a culpa não é da MS, é porque o Libre Office realmente não tem tal função.
    A MS vai no formato ODF até onde o Libre Office vai.
    Além disso ela só faz para o seu formato.
    E nem dá para reclamar, pois ela não está errada.
    Pedir mais do que isso, é pedir para que eles desenvolvam o próprio Libre Office, o que é algo impensável para eles.

    • Só lembre-se que o ODF não tem a ver com o LibreOffice. ODF veio de uma aliança pra formar um padrão universal de documentos. LibreOffice é um suite que usa esse padrão. MS pode sim contribuir com o padrão de documentos.

      • Dri

        A MS escolheu ser o coadjuvante do ODF, só vai até onde o Libre Office for.
        Novidades só para o seu próprio formato.
        Não tem como negar que é uma estratégia muito inteligente.
        Quando alguém cobrar a MS pela incompatibilidade, eles sempre dirão: “No formato aberto oferecemos tudo o que o Libre Office oferece”.
        “Querem mais? Usem nosso produto.”

  • Alexander

    Parabéns,libreoffice cada vez melhor!!

  • Elias

    O LibreOffice até que me quebraria um galho, eu não uso nenhum recurso avançado, mas infelizmente ele perde toda a formatação das minhas tabelas simples no word, se não fosse isso, eu até deixava o office de lado. A tela de abertura dele no novo biglinux ainda está como BrOffice.