Notícias

IDF 2007 – Terceiro dia

21 de setembro de 2007 – A Intel Corporation realizou o Intel Developer Forum entre os dias 18 e 20 de setembro em San Francisco. Abaixo estão os resumos dos discursos de cada executivo e as principais notícias divulgadas durante o terceiro dia:

Renee James (Vice-Presidente e Gerente Geral do Grupo de Soluções e Software da Intel) – “Onde acontecem as inovações: engajamento com as comunidades de software da Intel”

Renee James compartilhou a importância do engajamento da Intel com os desenvolvedores da comunidade de software. A Intel tem a responsabilidade de contribuir com ferramentas, capacidades, códigos e idéias como qualquer outro membro da comunidade. James atualizou os participantes sobre o engajamento da Intel com a comunidade de software por meio de programas como o Intel® Software Network, o Programa Intel® Software Partner, os programas universitários, as ferramentas de desenvolvimento de classe mundial e do envolvimento da Intel em mais de 30 projetos de código aberto, incluindo a LessWatts.org e a Moblin.org.

Projeto de código aberto LessWatts.org maximiza a economia de energia em sistemas Linux – Revelada durante o discurso de James, essa é uma nova iniciativa de código aberto que oferece componentes e ferramentas para reduzir o consumo de energia em sistemas Linux. A LessWatts.org foi projetada para suprir as crescentes demandas por uma maior eficiência no consumo de energia em todos os segmentos da computação, desde os servidores dos bancos data centers até os dispositivos pessoais móveis. O projeto une os desenvolvedores Linux, distribuidores de software e usuários finais para facilitar o desenvolvimento tecnológico, a implementação, a personalização e o compartilhamento de informações sobre o gerenciamento de energia no ambiente Linux. A LessWatts.org funciona como um forte catalisador para levar as soluções eficientes no consumo de energia ao mercado mais rapidamente, beneficiando assim os consumidores que compram produtos baseados na tecnologia Intel e equipados com os frutos dessa iniciativa. Mais informações estão disponíveis em LessWatts.org.

Projeto de Código Aberto Moblin.Org fomenta o desenvolvimento do Linux Móvel – James destacou o recém lançado esforço de desenvolvimento, baseado na comunidade, para o Linux Móvel. O Projeto Linux Móvel Para a Internet (Moblin.org) é um projeto de código aberto para o desenvolvimento de dispositivos móveis Linux baseados na arquitetura da Intel. O Moblin.org oferece vários projetos que fornecem elementos fundamentais de projetos baseados na comunidade Linux, encorajando o compartilhamento de idéias e também serve como ponto de integração para assegurar a interoperabilidade de vários componentes. Mais informações estão disponíveis em Moblin.org.

Campeões da competição “Programando com o Intel TBB” – No dia 24 de julho, o Intel® Threading Building Blocks (TBB), um software com uma biblioteca de modelos C++, foi disponibilizada como um projeto de código aberto. Hoje a Intel anunciou o vencedor da sua Competição “Programando com o Intel TBB”. Como anunciado por James, o vencedor do prêmio principal foi o Par2cmdline 0.4 enviado por Vincent Tan. Todos os vencedores da competição podem ser conhecidos em www.threadingbuildingblocks.org.

Justin Rattner (Senior Fellow, Diretor do Grupo de Tecnologia Corporativa e CTO da Intel) – “Mundos virtuais, o surgimento da Internet 3-D”

Justin Rattner descreveu como os mundos virtuais em pouco tempo evoluirão para além dos videogames e das redes sociais para, um dia, tornarem-se um meio primário para a educação interativa, o comércio, a política, relacionamentos, comunicações internacionais, medicina e mais. Os dados deixarão de ser privados e passarão a ser compartilhados, passarão de textual a visual, e as experiências serão mais profundas e pessoais. Nesse discurso, Rattner analisou os desafios e oportunidades envolvidas na criação da Internet 3-D e descreveu o que a Intel está fazendo para acelerar essa transição.

A Qwaq e a Intel colaboram para melhorar os produtos para o mercado Virtual Rattner contou com a colaboração de Greg Nuyens, CEO da Qwaq Inc, no palco. A companhia de segurança virtual levará ao mercado o “Miramar”, um espaço para a informação tecnológica 3-D originalmente desenvolvido nos laboratórios de pesquisa da Intel. O acordo entre as duas companhias anunciado hoje habilitará uma nova edição de virtualização para desktops dos Fóruns da Qwaq, que integrará aplicações 2-D para desktops e informações compartilhadas em 3-D para um grande número de usuários, que poderão facilmente visualizar e manipular informações empresariais. A Qwaq e a Intel planejam trabalhar juntas para integrar a tecnologia Miramar nessa edição multi-plataformas dos Fóruns da Qwaq, que deverá estar disponível no próximo ano.

Removendo barreiras para a Internet 3-D Antes de delinear inúmeras idéias para remover as barreiras para a Internet 3-D, Rattner demonstrou uma cirurgia virtual com a ajuda do Dr. Court Cutting do Centro Médico NYU e destacou o conceito de “paraverso”, onde os ambientes reais e virtuais se misturam. Posteriormente ele chamou o Dr. Ron Fedkiw, da Universidade de Stanford, ao palco para discutir o ponto crítico que a indústria está atingindo, onde o conteúdo de uma simulação digital de enorme complexidade computacional pode ser transmitido em tempo real para os usuários finais, bem como os “building blocks primitivos” para a próxima geração da criação de conteúdo. Rattner desafiou os desenvolvedores e usuários a exigirem ambientes e padrões abertos que permitam a interoperabilidade entre vários ambientes, tornando a criação de conteúdo 3-D mais fácil, visando oferecer conteúdo rico para plataformas confiáveis e para criar dispositivos com interfaces humanas para simplificar e enriquecer as interações, levando-as para além dos tradicionais mouse e teclado.

Isso termina o resumo do que aconteceu no IDF. Ano que vem tem mais!

Fonte: Intel

Você também vai gostar

Leia também!