Notícias

Windows 8 tem Windows Explorer com interface Ribbon

Abas da interface do Windows Explorer

A interface Ribbon, utilizada desde a versão 2007 no Microsoft Office, deve chegar ao Windows Explorer no Windows 8. Quem dá a notícia é Rafael Rivera, do Within Windows, e Paul Thurott, do Winsupersite. Veja uma prévia do novo Windows Explorer:

Windows Explorer com Ribbon
Windows Explorer com Ribbon

Claro que os ícones mostrados na tela são apenas provisórios – ainda estamos no começo do desenvolvimento. A imagem, porém, mostra uma tendência que já ocorreu com o Paint e o WordPad, no caso do Windows 7: ambos tiveram interfaces renovadas e recursos adicionados.

Abas da interface do Windows Explorer
Abas da interface do Windows Explorer
Menu de comandos do novo Windows Explorer
Menu de comandos do novo Windows Explorer

Ainda não se sabe se a Microsoft levará o projeto adiante, mas as novidades já começaram a aparecer e a empresa de Redmond parece estar trabalhando duro no projeto. Nós do Guia do PC, no entanto, acreditamos que a interface Ribbon é perfeita para fazer com que aplicativos complexos pareçam simples – e não o contrário.

Botões como “Atualizar”, “Selecionar tudo”, “Copiar”, “Colar” e “Excluir” parecem desnecessários, já que tais ações podem ser feitas com teclas de atalho já conhecidas pelo público em geral e acabarão apenas servindo para ocupar espaço na tela. Por outro lado, o novo Windows Explorer deve ter uma integração maior com a nuvem, como você pode ter percebido com as opções “Sync” e “Web sharing”, provavelmente por meio dos serviços Windows Live Mesh e Windows Live SkyDrive – e isso é um ponto positivo. E você, o que acha da grande novidade?

Tags: Microsoft, Software, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!