Notícias

Microsoft fala sobre o menor consumo de memória no Windows 8

A Microsoft possui algumas tradições que se perpetuam através dos seus sistemas operacionais, como por exemplo, a tradição de lançar um SO bom e outro ruim. Outro exemplo, a maior quantidade de memória consumida pelo sistema a cada nova versão. Podemos constatar isso na transição do Windows 3.11 para o 95, do 95 para o 98, do 98 para o ME, do ME para o XP e do XP para o Vista. Apenas na transição do Vista para o 7 que os requisitos se mantiveram mais ou menos os mesmos.

Porém, desta feita a gigante de Redmond quer mudar estas coisas. Na conferência de apresentação do Windows 8, realizada há quase um mês, a Microsoft demonstrou o consumo de memória do Windows 7 em um notebook, e logo em seguida quanto o Windows 8 consumia na mesma máquina. A diferença impressionou a todos! Enquanto o atual sistema exigia 404 MB de RAM para funcionar, a próxima versão se satisfazia apenas com 281 MB. Uma diferença de pouco mais de 120 MB!

Windows 8 consome menos RAM que Windows 7
Windows 8 consome menos RAM que Windows 7

No seu blog Building Windows 8, a Microsoft está explicando diversas áreas do sistema, tirando as dúvidas dos usuários e esclarecendo algumas questões. No mais recente post, Steven Sinofsky mostra como eles conseguiram essa aparente “mágica”. Como alguns podem imaginar, foram feitos alguns ajustes no gerenciador de memória. Agora, há um sofisticado controle de blocos de memória duplicados. Com isso, o Windows é capaz de apagar os arquivos duplicados e deixar apenas uma cópia em execução na memória RAM.

Outro ajuste que podemos citar, é que agora alguns serviços só são alocados na memória quando necessário, como por exemplo, as funções plug and play. Quando nenhum dispositivo que exige tal tecnologia for conectado ao PC, esta função ficará inativa. O Windows Update também entra nessa lista. Outro exemplo tem a ver com a interface Metro, que agora é a principal do sistema. O desktop clássico só será ativado caso o usuário requeira. Isso já representa uma economia de 23 MB de memória. Pode parecer pouco, mas no conjunto da obra faz diferença.

Ao posicionar o mouse no canto da tela, um menu compacto e a hora do sistema são exibidos
Interface Clássica - Só será usada se for chamada

Houve também uma reengenharia do core do sistema, ou seja, seu núcleo, que agora separa os blocos de memória mais acessados dos exigidos apenas ocasionalmente. Isso permite que haja uma hierarquia entre os arquivos em execução na memória. Assim, por exemplo, caso você esteja digitando um texto e navegando na internet, o seu navegador e editor terá mais prioridade no uso de memória do que o antivírus, por exemplo. Isso vai impactar no desempenho dos programas e permitir que o Windows descarregue da memória itens de baixa prioridade primeiro.

É, a Microsoft está realmente querendo deixar o seu sistema bem enxuto, implementando essa série de ajustes. Acredito que esse empenho todo seja por que o Windows 8 também rodará em tablets. Embora a versão ARM do sistema seja composta por binários diferentes e compilada especificamente para a plataforma móvel, grande parte do código é o mesmo para as duas versões, desktop e móvel, assim, desenvolver um sistema enxuto para ambas as versões é mais vantagem para a Microsoft.

No post do blog oficial você encontra as informações bem detalhadas. Infelizmente elas estão todas em inglês, mas se você entende um pouco vale a conferida. E aí, será que a Microsoft realmente quebrará todos os paradigmas e lançará um SO melhor que o anterior e com menor consumo de memória? Espero que sim. (:

Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!