Notícias

Windows XP e IE 6 têm aumento em participação de mercado

O que é isso!? Estou assistindo a um episódio de The Walking Dead!? O que esses zumbis querem aumentando a sua participação no mercado de sistemas operacionais e navegadores? Depois de finalmente ser ultrapassado pelo Windows 7 e a Microsoft estar prestes a encerrar o suporte a ele, o Windows XP aumentou 0,67 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Agora ele marca 47,19% no gráfico. O famigerado e odiado Internet Explorer 6, cuja “morte” chegou a ser comemorada pela sua própria “mãe”, está com menos de 1% de mercado nos EUA. Mas ele também subiu seus números este mês. Aumentou 0,72 pontos percentuais, chegando à 8,36% dos computadores mundiais.

Os dados são da NetMarketShare. Visto que o único sistema que ainda suporta o refugo do IE 6 é o Windows XP, é bem provável que o aumento no número de instalações do decano sistema seja o responsável também pelo aumento de cópias do IE 6 espalhadas por aí. Mas o que estaria acontecendo? Será que acabou de chegar uma leva fresquinha de “técnicos” em informática que não gostam de estudar e que conseguiram uma cópia “piratex” do CD do Windows XP SP2 e estão instalados nos PCs das tias e dos amigos?

Gráfico internet explorer
Gráfico mostrando adoção de cada versão do IE

No que se refere aos outros navegadores, os decentes, a surpresa fica por conta da queda – pequena, mas ainda assim queda – de participação do Chrome, Safari e Firefox, este último caindo quase 1% em relação ao mês anterior. No que tange os navegadores móveis, o domínio é do Safari, da Apple, seguido de perto do Opera, que no mercado desktop não em muita expressão. Na fonte (em inglês), há muitos gráficos bem mais detalhados desta desagradável surpresa. Mas o motivo do aumento do Windows XP e IE 6 ainda é um tremendo mistério para mim. O que os senhores sugerem? Têm alguma ideia?

[Ars Technica]
Tags: Microsoft, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!