Notícias

Chrome 17 é lançado: mais rápido e seguro

No início de janeiro o Google Chrome 17 havia entrado em fase beta e os usuários mais ousados puderam testar as novidades. Das mais esperadas, estavam a prerendrização de páginas que fossem digitadas na omnibox e uma nova camada de segurança que deixa o navegador mais seguro, ao escanear downloads de executáveis. Pois bem, hoje ele saiu da fase beta e você já pode testar sem medo. Para usar o Chrome 17 stable, basta ir em Configurações > Sobre o Google Chrome e esperar pelo download e instalação automática. Mas se preferir, pode clicar neste link também.

Vamos falar um pouquinho dos novos recursos. A prerenderização de páginas deixará o navegador mais rápido do que já é. As páginas que você normalmente acessa, como o Guia do PC, já começarão a ser carregadas assim que você digita o endereço na omnibox, tornando o acesso a ela quase que instantâneo. O nome desta tecnologia é Google Instant Pages. Ela prevê em qual link você vai abrir em uma busca qualquer e já renderiza a página antes mesmo de você clicar. Já estou começando a achar que a Google está partindo para bruxaria em seus algoritmos. Se por algum motivo você quiser desabilitar o recurso, muito fácil. Vá em Configurações > Opções > Configurações Avançadas > Privacidade e então desmarque o item “Prever ações da rede para aprimorar o desempenho do carregamento da página“.

Google Chrome 17

O segundo recurso de destaque nesta versão 17 do Chrome, é o incremento em segurança. Toda vez que você faz um download por meio do navegador, o scanner faz uma varredura no arquivo para ver se ele tem algum item malicioso. Agora ele analisará também qualquer arquivo executável, como por exemplo, *.exe ou *.msi. Se o arquivo em questão estiver em uma white list, tudo bem. Caso contrário, o navegador irá pesquisar no Google por informações a respeito e puxar a “ficha criminal” do arquivo, para ver se ele já tem algum antecedente.

Uma mudança menos importante e para os mais desatentos menos evidente, foi o “botãozinho” para abrir uma nova aba. Ele sofreu uma leve mudança e agora não mostra mais o sinal de “+” das outras versões. Eu, como usuário do Chrome, fiquei bem feliz com as mudanças e ansioso para usar “a lot” o navegador e ver se ele está realmente mais rápido. Esta é a principal diferença entre o Chrome e o Firefox, concorrentes diretos. O primeiro, embora se atualize rapidamente, traz sempre boas novidades. O segundo, por sua vez, segue o mesmo ritmo de atualizações e raramente apresenta mudanças dignas de destaque. Agora, enjoy ur Chrome now!

[Google Chrome Blog]
Tags: Downloads, Google, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!