Notícias

Primeiro Beta do Ubuntu 12.04 disponível para download

Ubuntu 12.04
Ubuntu 12.04
Ubuntu 12.04

Dois dias depois do lançamento da versão Consumer Preview do Windows 8, a Canonical liberou também o primeiro beta da nova versão de seu sistema operacional. O Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin“, que será lançado em abril, seguindo o clássico roteiro de lançamentos da empresa. A versão de desenvolvimento lançada hoje já traz muitas das novidades que estarão presentes na versão final do sistema, como o uso da principal mudança dessa versão, o HUD — novo sistema de interação que irá sumir com a barra de menus das janelas — o Ubuntu Lens, serviço de busca de vídeos incluso no próprio sistema, e a atualização de vários dos programas inclusos em uma das distribuições Linux mais utilizadas em todo o mundo.

O OMG! Ubuntu!, site especializado na distribuição, gravou um vídeo onde mostra o funcionamento do HUD, que é provavelmente a novidade mais polêmica, mostrando também muitas das novidades da nova versão, entre elas, o Video Lens, a nova tela de login, a tela que mostra as teclas de atalho, o novo modo de redimensionar as janelas e algumas outras mudanças. Confira:

Vale lembrar que o Ubuntu 12.04 é a nova versão LTS (Long Term Support, uma versão com suporte estendido) do sistema da Canonical. Portanto, a fase de testes é fundamental para que, quando o sistema ficar pronto, haja a menor quantidade de bugs possível, uma vez que as versões LTS precisam ser mais estáveis que as demais. O Ubuntu 12.04 estará disponível para download em Abril de 2012, e você pode baixar a versão beta lançada hoje aqui.

Tags: Downloads, Linux

Você também vai gostar

Leia também!