Notícias

Dicas para Linux: Kazam – Um poderoso programa para gravação de tela

kazam

Vez ou outra torna-se extremamente necessária a criação de screencasts. Se você não sabe do que se trata esta palavra tenha em mente que é um nome bonito para vídeo-tutoriais. Muito úteis quando se quer ensinar alguma coisa, como instalação de algum software ou demonstração de determinado recurso por ele oferecido. No Windows e no Mac OS existem excelentes softwares que cumprem esta tarefa de maneira muito satisfatória.

No Linux, porém, esta tarefa não é tão trivial assim, simplesmente pelo fato da plataforma não ter conseguido a popularidade necessária para atrair boas empresas desta área em específico para portar tais softwares para o sistema do pinguim. Entretanto, ainda assim é possível encontrar bons programas gratuitos para cumprir esta tarefa. Hoje, na coluna Dicas para Linux, apresentaremos o Kazam, um competente software para gravação de telas. Vamos falar um pouquinho sobre ele. :)

Introdução

Kazam é um software gratuito – de código aberto -, desenvolvido em Python (linguagem esta que é muito utilizada no Linux), que possui interface simples e focada na sua principal habilidade: gravar telas.

Tela inicial do Kazam. Meio Português Europeu. Meio inglês. Mas de qualquer forma muito útil.
Tela inicial do Kazam. Meio Português Europeu. Meio inglês. Mas de qualquer forma muito útil.

Logo na tela principal é possível ver as opções para gravação de tela, com destaque para as opções para seleção da área a ser gravada (se deverá ser gravado a tela toda, todas as telas (para o caso de usar-se vários monitores, por exemplo), a janela selecionada ou apenas uma área específica. Além disso, é possível notar opções para a inclusão de alguns detalhes importantes em softwares deste tipo, como o cursor do mouse e os sons do alto-falante e microfone, algo muito útil quando precisamos fazer um screencast onde necessitamos do áudio ou, talvez, narrar o que se passa na tela, ação por ação.

Uma útil característica, que é muito agradável para um software de código aberto, é o suporte a formatos. O Kazam suporta os seguintes formatos de saída para screencasts:

  • WebM (formato de vídeo aberto criado pelo Google)
  • MP4 (que tem como principal destaque a grande compatibilidade com softwares e dispositivos)
  • AVI (que tem como principal característica a sua qualidade)

Além disso, é possível selecionar também o Framerate (quantidade de frames (quadros) por segundo) do screencast, o que pode permitir arquivos com mais fluidez, acompanhado de maior tamanho. Ou o contrário, se assim você desejar.

Instalando o Kazam

Neste tutorial, ensinaremos em especial a como instalar o Kazam no Ubuntu, principal plataforma suportada até o momento pelo programa. Este processo deverá funcionar no Ubuntu 12.04 e no Ubuntu 12.10, e possivelmente em distribuições derivadas. Vamos ao tutorial!

1 – Abra a linha de comando (CTRL+ALT+T) e digite os seguintes comando:

sudo add-apt-repository ppa:kazam-team/stable-series
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y kazam

2 – Logo no primeiro comando, será solicitado sua senha de root. Depois disso todos os outros comandos executarão normalmente. Depois disso, é só fechar o terminal e abrir normalmente o Kazam pelo Painel inicial do Ubuntu. Simples, né?

Gravando um Screencast com o Kazam

No passo-a-passo abaixo, você aprenderá a gravar um screencast pronto para compartilhamento na internet, em formatos apropriados tanto para o YouTube quanto para Dropbox (para compartilhamentos rápidos).

1 – Abra o Kazam, vá em Arquivo (menu superior) ~> Preferências. Selecione os dispositivos de entrada e saída de som, conforme mostra a imagem abaixo.

Seleção de dispositivos no Kazam e abas para configuração
Seleção de dispositivos no Kazam e abas para configuração

2 – Passe para a aba “Screencast” e informe a quantidade de frames com o qual você deseja gravar o screencast e o formato de saída (selecione H264/MP4 se deseja compartilhar mais facilmente na internet). Feche a janela, e passe para a janela principal do Kazam.

3 – Selecione a área que deseja gravar, o que você deseja colocar no vídeo (cursor do mouse, som do alto falante ou som do microfone), informe uma pausa inicial para a gravação do vídeo (recomendo deixar em 5 segundos para você poder passar ao programa que deseja gravar tranquilamente) e clique em “Capture“. Pronto! Seu screencast está sendo gravado!

4 – Para finalizar, simplesmente acesse o menu de contexto do Kazam, disponível logo ao lado dos ícones na parte superior da tela, e clique em “Finalizar gravação“.

5 – O programa vai sugerir que você edite o screencast em algum editor de vídeos. Para fazer tal tarefa, obviamente você vai precisar ter o editor instalado, caso deseje ignorar a indicação, simplesmente clique em “Salvar para Depois” e clique em Continuar.

6 – O Kazam vai solicitar, então, que você selecione uma pasta e um nome de arquivo para que o arquivo seja gravado. Selecione a pasta e o nome do arquivo e perceba: NÃO  há tempo de renderização. Ou seja, você não precisa ficar esperando para que o screencast seja enfim renderizado, como em outros programas do tipo.

Conclusão

Com todos estes procedimentos, você já encontra perfeitamente preparado para gravar screencasts usando o Kazam. Podemos afirmar, com total certeza, de que ele ainda não se encontra nos padrões dos grandes programas de gravação de screencasts, disponíveis para outros sistemas, mas que ele cumpre esta tarefa de modo simples, rápido e eficiente.

Um recurso muito útil que encontrei neste programa foi, em especial, a opção para salvar arquivos em MP4. Embora seja algo que aparenta ser banal, para o Linux somente encontrei programas que gravavam em formatos abertos, algo que por enquanto não é reconhecido em players comuns da internet, como o player do Dropbox, por exemplo.

Outra coisa que fez eu adorar o programa foi o tempo de renderização, que se existe quase não é perceptível: Ao gravar um screencast, não é necessário aguardar uma longa barra de progresso ser concluída  como normalmente acontece com outros programas do gênero. Para gravações rápidas e curtas, isto é uma excelente mão-na-roda!

E é só. Esta foi a coluna de Dicas para Linux desta semana. O que você achou do Kazam? Vai passar a usá-lo quando realizar gravação de telas no Ubuntu? Deixe suas opiniões nos comentários e aproveite para sugerir uma pauta sobre o Dicas para Linux, ou então mande um e-mail para admin@guiadopc.com.br.

 

Tags: Destaques, Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!