Notícias

Steam Box virou vapor?

steambigpicture

Por onde anda o Steam Box? Confirmado no final de 2012 por Gabe Newell, fundador e diretor de projetos da Valve, o console não deu mais sinal de vida. Será que virou vapor? Em entrevista ao site Kotaku durante a Video Game Awards 2012, Newell falou da intenção de levar o PC para a sala de estar, deixando-o como uma central multimídia para toda a família. A ideia é competir diretamente com o Microsoft Xbox One e Sony PlayStation 4, transformando o PC em um console para jogos.

A especulação até então era que o Steam Box já nasceria como o console mais potente do mundo, deixando o Xbox One e PS4 comendo poeira e com um diferencial, Steam Box poderia ser um padrão, podendo outras empresas lançarem produtos dentro das especificações da Valve.

Xi3
Xi3, um dos primeiros Steam Box, mas não é oficial da Valve

Primeiros passos

O primeiro passo para o laçamento do console foi dado, com a disponibilização do Big Picture, uma interface amigável para ser usada somente com controle. Mouse e teclado não são mais necessários. Isso mostra como a Valve quer o equipamento na sala com a TV e não em um quarto isolado. Além disso, um passo maior ainda foi concebido, com o Steam para Linux. O sistema do pinguim recebeu forte investimento da empresa, pois será a base do Steam Box.

Big Picture do Steam
Interface Big Picture do Steam

Steam Box, cadê você?

O Steam Box não apareceu na E3 deste ano e como o número de títulos interessantes para Linux, sistema padrão do console, é ridículo, acrescentando ainda o possível preço muito acima dos concorrentes, pela internet já estão comentando do fracasso da plataforma que nem foi lançada. Mas afinal, como anda o Steam Box?

Bom, ele está vivo e a todo vapor. Apesar de não ter aparecido na maior feira de games do mundo e nenhuma grande novidade ser anunciada para tentar frear o “hype” dos anúncios do Xbox One e PS4, a Valve está mexendo suas engrenagens para lançá-lo. As principais evidências do comprometimento são os boatos de aguardadas continuações como Left 4 Dead 3 e Half-Life 3, a grande parceria da Valve com a Nvidia e mais recentemente a confirmação da participação da Valve na Gamescom, em Colônia, Alemanha, em agosto.

Quem joga quer jogos!

O que tudo indica é que a empresa está quieta para fazer barulho na hora certa. É esperar pela Gamescom, esperar pelo Steam Box e esperar, acima de tudo, pelos jogos, pois de nada adianta um console/PC acima da média se não existe games decentes. Por enquanto a plataforma escolhida pela Valve está fraca de jogos. A plataforma do pássaro que não voa parece não ter decolado. Logo no lançamento em 2012, o Steam para Linux alcançou 2% de participação. Mês após mês o número chegou a menos de 1,3%. Uma queda considerável.

Muitos podem dizer que o número representa a base instalada do Linux, mas não é verdade. O verdadeira motivo dessa situação é a falta de jogos AAA. Apesar da Valve ter portado e estar portando obras-primas como Portal, Left 4 Dead 2, Half-Life, Team Fortress 2 e Dota 2, as franquias (algumas já antigas) parecem não suprir a falta de um Tomb Raider, PES ou Assassin’s Creed da vida.

Tomb Raider
Aventuras de Lara é um sonho distante no Linux e consequentemente no Steam Box, por enquanto

Talvez as desenvolvedoras estejam esperando por uma definição do Steam Box, já que a publicação de jogos para a plataforma Steam é muito mais tranquila do que as plataformas Microsoft e Sony e, portanto, não faz sentido desdenhar o projeto da Valve, a maior distribuidora de jogos por meio digital do planeta.

Que venha a Gamescom para saber o que a Valve está tramando. Mas e quanto a você? O que acha que aconteceu ao tão aguardado console Steam Box? Se ele for realmente lançado, como esperamos, acha que ele terá força para bater de frente com gigantes já consolidados como Microsoft e Sony? Você compraria um Steam Box? Deixe a sua opinião nos comentários e vamos conversar um pouco. :)

Tags: Jogos, Linux, steam, Windows

Você também vai gostar

Leia também!