Notícias

Executivo da Microsoft afirma que smartphones com Windows Phone 8 poderão ser atualizados para o WP 8.1

Quem apostou no Windows Phone 7 ficou um pouco desapontado quando descobriu que não poderia atualizar seu gadget para a nova versão do sistema operacional móvel da Microsoft. Na época, a única maneira de conseguir a atualização era comprando outro aparelho com o sistema já instalado.

Mas parece que a empresa entendeu que isso não é algo muito agradável para seus consumidores, e decidiu tornar o Windows Phone 8 atualizável para a o Windows Phone 8.1. Pelo menos foi o que disse Greg Sullivan, diretor de Relações Públicas do Windows Phone, à ComputerWorld, durante a CES 2014.

(foto: textlad/Flickr)
(foto: textlad/Flickr)

Em entrevista ao site americano, Sullivan afirmou que a empresa não pretende não passar pela mesma experiência (provavelmente desagradável) que teve com o Windows Phone 7 quando ele foi atualizado para para o Windows Phone 8. Seus usuários não ficaram muito felizes quando souberam que não poderiam atualizar seus smartphones para o novo sistema operacional.

Segundo Sullivan, o Windows Phone 8 é um “OS poderoso”, que consegue suportar novas atualizações. Greg Sullivan adiantou ainda que a política de suporte de atualizações para o Windows Phone é de 36 meses.

Rumores começavam a apontar que o Windows Phone 8 passaria pelo mesmo problema de atualização que seu antecessor, preocupação demonstrada, inclusive, pelas empresas que comercializam smartphones que utilizam o sistema, como a Nokia e a Samsung.

Apesar de ainda não ter uma data confirmada para o lançamento (nem mesmo o nome “Windows Phone 8.1” é considerado oficial), a Microsoft parece ter agido rápido para tentar acalmar seus consumidores sobre a atualização do seu sistema, algo que costuma perturbar os usuários do Android. Também não sabemos quais devices receberão a atualização, mas é bem provável que o Lumia 1020 e o Lumia 520 estejam na lista.

(foto: pixelfreund.ch/Flickr)
(foto: pixelfreund.ch/Flickr)

Greg Sullivan também comentou sobre a possibilidade da Microsoft diminuir o número de sistemas operacionais que oferece. Segundo o executivo, “é importante oferecer suporte a ambos”, referindo-se ao Windows Phone ao Windows RT.

O primeiro é o sistema operacional utilizado nos smartphones com chips baseados na arquitetura ARM. O segundo está presente nos tables lançados pela empresa, como os da linha Surface. Apesar de serem criticados por não suportarem os aplicativos tradicionais para Windows, o Windows RT recebe apoio das fabricantes de chips ARM, como Nvidia e Qualcomm, por atingir um público que não precisa rodar os aplicativos do Windows, mas que pode aproveitar os preços baixos dos tablets com Windows RT.

Questionado pela Computerworld sobre qual sistema teria mais chances de continuar, Sullivan manteve o mistério: “Esta é a questão”. [Computerworld]

Tags: Microsoft, Windows, Windows Phone

Você também vai gostar

Leia também!