Carreiras Digitais & CiaNotícias

CIn-UFPE e CESAR realizam 18º Simpósio Brasileiro de Computação Musical

O CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações, e o Centro de Informática (CIn) da UFPE realizam, entre os dias 24 e 27 de setembro, o 18º Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM). O evento, que é organizado pela Comissão Especial em Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), acontecerá de forma 100% virtual, com atividades gratuitas e pagas (ingressos a partir de R﹩33 – com taxas inclusas). Professores e alunos da pós-graduação que fazem parte do grupo de pesquisa e inovação em Música, Tecnologia, Interatividade e Criatividade ( MusTIC) do CIn também contribuem com a organização do evento de forma voluntária.

Durante o Simpósio, os participantes poderão assistir palestras, minicursos, apresentações orais de música e artigos técnicos, sessões de discussão de pôsteres, workshops, demos e concertos. Tudo com o objetivo de compartilhar ideias sobre desenvolvimentos recentes em computação musical, processamento de som e música, recuperação de informações musicais, musicologia computacional, performance multimídia e uma série de outros assuntos relacionados à arte, ciência e tecnologia.

Este ano, o SBCM contará com duas iniciativas inéditas: a Trilha do Festival e a Trilha da Escola Nacional de Computação Musical. A primeira terá como objetivo incentivar a participação de artistas com trabalhos na interseção entre música, tecnologia e outras artes. Já a segunda, visa proporcionar a iniciação de estudantes e profissionais em temas relevantes e atuais por meio de palestras e workshops.

“Nosso objetivo é alcançar uma diversidade mais ampla de temas, tendências estéticas, mercados e comunidades”, revelou o professor do CIn, Filipe Calegário, que é coordenador geral do evento ao lado do também professor, Giordano Cabral, que é Presidente do Conselho do CESAR.

Além deles, também estão envolvidos no Simpósio nomes como François Pachet, Diretor Spotify Creator Technology Research Lab; Esteban Astorga (USP); Alexandre Porres (USP); Micael Antunes (Unicamp); Guilherme Zanchetta (Unicamp) e diversos outros grupo de pesquisadores da área, como a Comunidade Latino-Americana de Pesquisa sobre NIMEs e também da classe artística, como João Meirelles, integrante da banda Baiana System, que atuarão como ministrantes.

A inscrição para o SBCM está sendo realizada pela plataforma ECOS. Para mais informações sobre o evento, é só acessar o site oficial .
Tags: CESAR, CIn-UFPE, SBCM2021

Você também vai gostar

Leia também!