Análises

MediaCoder: um conversor de arquivos para usuários exigentes

Codecs. Um mal necessário. Os computadores são máquinas fantásticas para se consumir mídia, tanto áudio quanto vídeo. Quem não gosta de ouvir seu artista favorito enquanto faz algum trabalho? Ou assistir um ótimo filme deitado na cama, com o notebook? Porém, para desfrutarmos desses momentos de prazer, os codecs são necessários. Eles fazem com que seu player de mídia entenda o vídeo e a música.

No entanto, às vezes ainda nos deparamos com a frustração de não podermos assistir um filme por causa da incompatibilidade de formatos. Ou nosso gadget, por exemplo, rodar apenas um tipo de vídeo. Nesses casos, a conversão de formatos é a solução. Assim, um vídeo ou música no formato X, incompatível com determinado player, pode ser transformado no formato Y e assim se tornar compatível. Para tanto, venho apresentar hoje o MediaCoder, um eficiente programa que atende até aos usuários mais exigentes, oferecendo um amplo leque de configurações. Vejamos mais sobre ele.

Algumas considerações

Antes de baixar o MediaCoder, você precisa ter algumas coisas em mente sobre ele. Apesar de atender usuários comuns também, ele é recomendado apenas para usuários avançados. Visto que ele traz uma série de parâmetros e configurações, muitas vezes técnicas, que podem ser alterados, um usuário leigo, que só quer jogar o seu arquivo no programa e convertê-lo, sem se preocupar com muita coisa, poderá se sentir muito confuso. Outra coisa que devemos ter em mente, é que o instalador já contém um número satisfatório de codecs, dispensando a instalação de um segundo programa, contendo estes arquivos.

Instalação

O MediaCoder, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, atualmente está na sua versão estável 2011 Build 5196 R9. O instalador pesa pouco mais de 30 MB e pode ser baixado gratuitamente aqui. O processo de instalação é bem simples, sendo interrompido apenas duas vezes. A primeira é para escolher o tipo de instalação, se é Full, Recomendada ou Customizada. Aconselho que deixe a recomendada mesmo, a não ser que saiba o que for fazer. A segunda vez que a instalação é interrompida ele pergunta se você quer instalar um crapware qualquer. É só selecionar Não e seguir em frente sem nenhum problema.

MediaCoder - Instalação
Escolha o tipo de instalação que você deseja

Primeiros passos

A tela inicial do MediaCoder sugere que você faça algumas configurações. Para isso, ele dispõe de um Assistente que o guiará por todo o processo. São 15 (!) longos passos até a tela final. Durante o assistente, você define vários parâmetros referentes à conversão. Escolhe se quer usar o seu processador ou placa de vídeo para acelerar o processo. Se quer usar os múltiplos núcleos da sua CPU, escolhe o formato padrão do vídeo, do aúdio, a taxa de frame rate, comumente conhecido como FPS, o bitrate do áudio, a proporção da tela, resolução e muitos outros aspectos.

O processo é bem chato e enfadonho, é verdade, mas serve para que você defina as configurações apenas uma vez. Depois disso, todas as suas conversões seguirão estes parâmetros. O programa, é claro, permite que você altere alguma dessas opções sempre que for fazer um novo trabalho, dependendo das suas necessidades.

MediaCoder - Configuração
Um dos passos da longa configuração

Usando o MediaCoder

Esta é a tela inicial do software:

MediaCoder - Tela Inicial
Completo, porém bastante confuso

Bem confusa, é verdade. Por isso deixamos claro antes que esta é uma ferramenta voltada para usuários mais avançados, quiçá profissionais! Se você executou todos os passos do assistente de configuração, agora é só adicionar um arquivo, ou pasta contendo vários deles, apertar em Start e aguardar o programa terminar a conversão.

Caso queira alterar algum parâmetro previamente definido, pode fazê-lo facilmente por meio das abas disponíveis no programa, cada uma delas tratando de um aspecto da conversão, desde a perfomance até os codecs de vídeo. Tudo muito detalhado, é claro. O software ainda conta com um player embutido, para que você possa conferir como ficou o resultado final da conversão.

Conclusão

MediaCoder é, sem sombra de dúvida, o programa mais completo do gênero, permitindo uma ampla gama de configurações e parâmetros para você deixar o vídeo do jeito que você quiser. Mas, ressalto novamente que usuários leigos ou sem muito conhecimento acerca deste assunto se sentirão perdidos diante de tantas possibilidades. O programa também não ajuda muito no quesito interface e usabilidade, apresentando botões feios e espalhados por todo ele, o que aumenta a sensação de confusão ao usá-lo. No entanto, sabendo usar esta poderosa ferramenta, não tenha dúvida que ela lhe dará ótimos resultados!

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!