Análises

Review: Puppy Linux – Distribuição leve e minimalista

O que é Puppy Linux?

Puppy Linux é uma distribuição Linux extremamente leve (cerca de 150MB num único arquivo .ISO) focada principalmente na usabilidade simples e no baixo consumo de recursos da maquina. Foi criada em em Junho de 2003 por Barry Kauler e é atualmente mantida pela comunidade.  O Puppy Linux usa o gerenciador de janelas JWM, também usado em outras distribuições mais minimalistas.

Tela de boot

Um cachorrinho bem pequeno

A .ISO do Puppy Linux tem cerca de 150MB(!) e pode ser inserida em praticamente qualquer mídia física ou até carregada diretamente na memória (se tiver espaço nela, claro). É um sistema (extremamente) minimalista e funciona mesmo em computadores muito antigos ou com desempenho defasado perto das máquinas mais atuais, pois o foco do Puppy Linux é criar um sistema extremamente minimalista, porém fácil e funcional.

Desktop do Puppy Linux (com wallpaper alterado)

Aspectos positivos

A começar pelo fato do Puppy ser bem leve, a distribuição mostrou um desempenho muito bom rodando na máquina virtual que foi instalada. Apesar do sistema não oferecer nenhum tipo de monitor para testes mais precisos, o desempenho foi excepcional mesmo num escasso sistema de 200MB de ram e restrição de velocidades no processador, onde o uso de memória não ultrapassava os 100MB.

Ele também vem equipado com aplicativos para o uso diário: navegador (por padrão o Seamonkey, mas nada te impede de instalar outro), player de video (MPlayer), IRC (XChat) e um software de arquivos compactados (XArchive). Os softwares podem ser instalados pelo SlickPet, uma alternativa ao gerenciador de pacotes que mostra os principais pacotes e baixa-os em um clique sem a necessidade de outros comandos mais complexos.

Outro aspecto interessante do Puppy são os scripts muito úteis na configuração e primeira execução do sistema, que vão entregar ao usuário facilidade de uso e menus muito bem explicados. Destaque também para o painel de controle que cria um atalho rápido na área de trabalho para a execução desses scripts de muita utilidade. Tudo muito simples e de fácil acesso.

Script de primeira execução do sistema

Aspectos negativos

Nada é perfeito e o Puppy Linux não foge a essa regra. Apesar de ser muito leve e minimalista, o sistema ainda tem vários bugs para serem corrigidos pelo time de desenvolvimento e atrapalham um pouco a vida do usuário (especialmente se você tem um processador 64-bits, o Puppy não tem versão oficial específica para essa arquitetura). Os scripts, apesar de serem muito úteis, ainda precisam de mais implementações e revisões pois ainda são muito rudimentares e se limitam a desempenhar a sua função de forma satisfatória para a maioria dos casos. Outro aspecto importante é a ausência de traduções completas: parte do sistema estava em português e a outra (a maior delas) continuava em inglês. Deve-se notar também que o Puppy roda a todo tempo no root, o superusuário do Linux, e em nenhum momento vai pedir senha para modificações do sistema. Isso é um erro grave de segurança, pois a estrutura sólida do Linux (e de outros sistemas Unix) se deve ao root, onde qualquer alteração logado nesse usuário pode ser catastrófica.

Veredito

De fato o Puppy Linux tem muito a evoluir, mas a base do sistema e a premissa de um sistema leve esta feita. O Puppy precisa de ajuda para crescer (e você pode ser uma dessas pessoas, neh?). Se quiser algo mais sólido, eu recomendaria fortemente o Lubuntu, uma variante do famigerado Ubuntu que funciona sobre LXDE ao invés de Unity. Entretanto se você gosta de uma aventura mais hardcore pode até arriscar o Arch Linux (se o seu processador suportar i686, claro). Porém, se você gostou do Puppy e quer ajudar a distribuição evoluir, opte pelo Puppy Linux. :)

Esta foi a nossa coluna Review da Semana. Caso queira, pode enviar a sua sugestão de software para ser analisado através do e-mail contato@guiadopc.com.br. Ou através de nosso formulário de contato. Aproveite para ver outras análises postadas por nós aqui:

Tags: Destaques, Linux, Review da Semana

Você também vai gostar

Leia também!