Esta semana apresentamos o teste do Microsoft Arc Mouse, um mouse com um desenho bastante interessante, pois ele pode ser “dobrado” para transporte ocupando um espaço mínimo. Quando “desdobrado” o Arc Mouse fica com dimensões muito parecidas com um mouse comum, ou seja, seu uso é muito confortável.
O teste do Microsoft Arc Mouse acontece pouco antes do dispositivo completar o seu quadragésimo aniversário! Explico: Há 40 anos Douglas Engelbart e Bill English criaram o protótipo do primeiro mouse. Era muito diferente do mouse atual, mas a “idéia principal” é utilizada até hoje. Num futuro não muito distante o mouse deverá desaparecer, substituído por tecnologias como “touchscreen” (telas sensíveis ao toque), comando de voz, etc. Mas não deixa de ser uma coincidência incrível!
Bem vamos deixar de “papo” e falar um pouco do mouse testado. O Microsoft Arc Mouse é um mouse sem fio (wireless) desenhado para ser usado em computadores portáteis (laptops, notebooks, netbooks, etc.). A característica principal dele é que ele pode ser dobrado para ocupar menos espaço. Além desta, as outras características do Microsoft Arc Mouse são:
- Usa transmissão sem Fio (wireless) na freqüência de 2,4 GHz e com alcance de até 9 metros. O mouse se conecta a um micro transceptor (transmissor/receptor) ligado à uma porta USB do micro.
- “Rodinha” (scroll wheel): presente em qualquer mouse moderno, a famosa “rodinha” que fica entre os botões do mouse, facilita nossa vida na hora de navegar na Internet, editar documentos, etc.
- Indicador de bateria: Este mouse possui um indicador de bateria/funcionamento que fica “vermelho” quando a bateria está se esgotando.
- O micro transceptor (que deve ser ligado a uma porta USB) se encaixa embaixo do mouse para não ocupar espaço durante o transporte.
- Os botões do mouse podem ser configuráveis através do software da Microsoft.
- Desenho ergonômico e ambidestro, ou seja, confortável para destros e canhotos.
- Tecnologia Laser: Este tipo de mouse não é óptico, ou seja, não usa aquela famosa “luz vermelha” de LED que existe na maioria dos mouses. Ao invés disso, usa um feixe de laser que é muito mais preciso e permite respostas mais rápidas e suaves. (OBS: o plural de mouse é “mice”, mas vou usar o termo “mouses” porque é muito mais comum)
- Duas pilhas AAA são suficientes para 6 meses de uso, em média.
Instalação do Microsoft Arc Mouse
A instalação do mouse é bastante simples e se resume a três passos:
1 – Instalar as duas pilhas AAA que acompanham o produto.
2 – Conectar o micro transceptor a uma porta USB disponível no micro.
3 – O PC vai reconhecer o transceptor e instalar o driver adequado (para Windows XP/Vista). Se desejar um maior controle do mouse, o usuário deve baixar o software Intellipoint, disponível em http://www.microsoft.com/hardware.
Usando o Microsoft Arc Mouse
Particularmente gosto muito dos mouses da Microsoft. Porém, até conhecer o Arc Mouse, ainda não tinha encontrado um mouse decente para notebooks. Todos que testei eram pequenos demais para economizar espaço e assim seu uso era desconfortável. A grande “sacada” do Arc Mouse é que, após desdobrado, ele fica com um tamanho excelente para uso. Até pode ser usado em um computador de mesa (desktop), desde que o transceptor fique próximo do mouse. Fiz um teste em meu desktop, mas só funcionou bem quando coloquei o transceptor numa porta USB frontal. Quando o transceptor é colocado nas portas traseiras, o mouse perde precisão.
Outra boa idéia do Arc Mouse é o sistema de “desligamento”. Basta dobrar o mouse para que o mesmo desligue, economizando as pilhas. Ao desdobrar o mouse, um pequeno LED acende na cor verde indicando funcionamento (a luz fica vermelha quando a bateria está fraca). O transceptor tem um compartimento próprio para ser guardado embaixo do mouse e se “gruda” ao mesmo através de um ímã.
Para ser usado em notebooks o mouse é nota dez! Desenho inteligente e inovador. Infelizmente o preço de venda aqui no Brasil está alto demais! Com o dólar nas alturas, o preço dele passa fácil dos R$ 200,00. Lá nos EUA, pode ser encontrado por menos de U$ 50,00. Na próxima viagem eu trago um pra mim! Espero que vocês tenham gostado do teste e até a próxima!