Análises

As várias utilidades do IrfanView

O IrfanView é um dos melhores visualizadores para Windows. A principal função do software, antigamente, era de visualizador de imagens. Hoje, porém, com os vários plugins disponíveis e vários tipos de arquivos suportados (confira-os aqui), que vão desde imagens até vídeos e textos, o IrfanView pode ser considerando um “visualizador universal”.

Ao contrário do que muitos estão pensando após a leitura do parágrafo anterior, o IrfanView está muito longe de ser um daqueles bloatwares pesados e lentos. A inicialização do programa é rápida (bem como as funções executadas nele) e o consumo de recursos não deixa a desejar: raramente consome mais de 20 MB de memória e processamento acima de 2 ou 3%.

Instalação

A instalação é prática e rápida. As etapas que merecem mais atenção são a de associações de extensões que serão abertas com o IrfanView – como imagens JPG, fotos “cruas” em RAW ou vídeos em AVI – e a instalação opcional do Google Toolbar e Google Desktop. Se você quer ajudar o desenvolvedor do programa, instale-os.

Abrir quais tipos de arquivos com o IrfanView?
Abrir quais tipos de arquivos com o IrfanView?

Antes de começar, é importante lembrar que a maioria dos arquivos suportados só podem ser abertos mediante a instalação de plugins. Esses plugins são gratuitos, assim como o software. O pacotão com todos os plugins pode ser baixado na página de plugins do IrfanView.

Outra coisa que pode ser instalada é o suporte ao português do Brasil do software. Ao abrir o IrfanView pela primeira vez, ele estará em inglês. Caso tenha instalado o idioma pt-BR (e queira utilizá-lo), entre em Options > Change language… e selecione BRASIL.DLL. Pronto!

As funções diversas do IrfanView

Não há muito o que falar sobre um visualizador. Então, vamos mostrar o que o IrfanView tem de útil além de visualizar imagens, textos, vídeos, áudios, whatever.

Conversão em lote

No menu Arquivo, temos a Conversão em lote. Se você tem, por exemplo, uma pasta cheia de wallpapers num formato pesado, como Bitmap (*.bmp), pode converter todas elas em JPEG, com apenas alguns cliques. Nada de ficar abrindo cada imagem no Paint e salvar como JPG, com aquela qualidade estupenda que o “editor” da Microsoft nos oferece. O IrfanView permite a modificação da qualidade da exportação do arquivo. No JPEG, essa qualidade vai de 0 a 100. Geralmente, não é possível perceber a diferença de qualidade em fotos JPEG com qualidade maior que 90. Além da conversão, é possível renomear arquivos em lote. Isso significa que aqueles aruivos do tipo “wall_vbse43svf.jpg” e “wall_ssnsn115&2.jpg” podem simpleswmente virar Wallpaper 01.jpg e Wallpaper 02.jpg.

Converter e renomear em lote é simples: abra o assistente de conversão em lote (Arquivo > Conversão/Renomear em lote…) e vá adicionando os arquivos desejados. Configure tudo e clique em Iniciar o lote.

Conversão de arquivos em lote
Conversão de arquivos em lote
IrfanView e processador fazendo o trabalho mais difícil
IrfanView e processador fazendo o trabalho mais difícil

Diálogo de pintura

A função de “edição”, introduzida recentemente no IrfanView, é semelhante ao Microsoft Paint. Com a ajuda de borracha, ferramenta de medição e pincel, é possível fazer estragos na imagem (a não ser que você seja um gênio do Paint). Para usar, basta teclar F12.

Diálogo de pintura
Diálogo de pintura

Informações da imagem

Teclando “I”, uma janela com informações sobre a imagem que estão sendo visualizada será mostrada. O software dá informações sobre a compressão utilizada no arquivo, o número de cores usadas no arquivo (muito útil para nerds) e o tempo em que a imagem foi carregada (muito útil para nerds) [2]. Se a imagem for uma foto, a câmera digital com o qual ela foi tirada provavelmente gravou informações EXIF. Essas informações determinam o modelo da câmera, velocidade ISO, tempo de exposição, software de edição utilizado (se houver). Enfim.

Informações da imagem
Informações da imagem
Informações EXIF da foto
Informações EXIF da foto

Redimensionamento de imagem

Redimensionamento de imagem é uma coisa tão comum que pode ser feita até no Paint. A diferença é que no IrfanView esse redimensionamento é facilitado. O programa traz dimensões padrão (640×480, 1024×768, 1920×1080…) e permite selecionar o filtro para o redimensionamento. Esse filtro funciona como uma interpolação, disponível geralmente em câmeras xing-ling – como a Tekpix, que com uma lente de 5 MP (2592×1944), aumenta a foto para 12 MP (4000×3000).

Redimensionamento de imagem
Redimensionamento de imagem

Modificações e efeitos

Ao teclar Shift+U, o IrfanView pode ajustar automaticamente as cores da imagem. O software equilibra as cores, evitando pontos excessivamente claros ou escuros. Outra coisa que pode ser feita numa foto é a eliminação de olhos vermelhos, que fazem com que a pessoa fotografada pareça estar possuída por algum demônio. Para tal, faça um quadrado em volta dos olhos da pessoa e tecle Shift+Y. Os muitos efeitos disponíveis podem ser aplicados a uma parte da imagem ou em toda ela. Existem vários efeitos, como o Blur ou botão 3D.

Efeitos aplicados na imagem
Efeitos aplicados na imagem

Tocador multimídia

O tocador de áudio e vídeo do IrfanView utiliza como base o Media Player Classic. Para utilizá-lo, basta abrir um arquivo normalmente, pelo Arquivo > Abrir, ou executá-lo em separado, em Opções > Iniciar o Tocador Multimídia (PlugIn).

IrfanView Multimedia Player
IrfanView Multimedia Player

Conclusão

O IrfanView é muito mais do que um simples visualizador: atua como uma ferramenta que pode ser essencial no dia-a-dia. Os recursos mostrados aqui foram só uma parte do que o software pode fazer, e só é possível descobrir os diversos recursos do programa fuçando-o. A interface é bem simples, o que colabora com a leveza do visualizador, aposentando “visualizadores de imagens” que mais parecem players de áudio do que qualquer outra coisa. Ponto para os desenvolvedores!

Você também vai gostar

Leia também!