Terminou na quinta-feira passada o Oracle Open World 2010. Este ano o evento foi realizado em conjunto com a JavaOne e o Oracle Develop Conference que são eventos destinados aos desenvolvedores Java e da plataforma Oracle, respectivamente. Mais de 41 mil conferencistas lotaram a cidade de San Francisco durante os cinco dias de evento.
Este foi o primeiro Open World após a aquisição da Sun pela Oracle e a companhia de Larry Ellison mostrou que está cada vez mais forte na área corporativa. Muita gente tinha receio de que a Oracle ia “abandonar” projetos da Sun tais como o sistema operacional Open Solaris e o banco de dados MySQL, além de deixar de lado a grande comunidade de desenvolvedores Java. Apesar de alguns debates mais acalorados, a impressão que ficou é que a companhia vai continuar apoiando estes projetos investindo bastante em pesquisa e desenvolvimento. Em sua palestra, Larry Ellison afirmou: “Não vamos abandonar nenhum projeto de software livre. Vamos melhorar cada um deles e fazer dinheiro com eles!”.
A Oracle apresentou tantas novidades que “ofuscou” o seu novo presidente – Mark Hurd – que chega à Oracle depois de uma tumultuada saída da HP. Os principais lançamentos apresentados foram:
- Exalogic Elastic Cloud, também chamado pela Oracle de “nuvem na caixa”, trata-se do primeiro produto da nova Oracle/Sun. É uma máquina com integração hardware/software e desempenho impressionante. Ideal para empresas que querem criar nuvens “privadas” ou para provedores que quer criar serviços “públicos” de nuvem sem ter trabalho, pois já possui tudo (software + hardware) integrado.
- Exadata X2-8. Anunciada pela Oracle como o melhor hardware do mundo para rodar banco de dados ou aplicações de processamento intensivo de aplicações.
- Fusion Applications. Resultado de cinco anos de desenvolvimento e programação, é o novo conjunto de Aplicativos empresariais da Oracle que inclui ERP, CRM etc.
- Oracle Linux. Versão “Oracle” do Linux para ser usada em empresas. 100% compatível com Linux Red Hat, mas com desempenho superior.
Já do “lado Sun”, podemos destacar os lançamentos:
- Solaris 11. Próxima geração do Unix mais usado no mundo, o Solaris quer manter a sua posição com desempenho e estabilidade.
- SPARC. Nova geração de processadores de alto desempenho para servidores. Foi mostrado o primeiro processador de 16 (é isso mesmo, dezesseis!) núcleos para uso em servidores.
- Java Roadmap. A Oracle definiu as linhas de ação para o Java além de mostrar as novas funcionalidades de gráficos vetoriais 2D e 3D.
- MySQL 5.5. Lançamento da nova versão com enorme aumento no desempenho.
O evento deste ano, com certeza, um dos mais importantes para Oracle. Não apenas pelo número de lançamentos, mas porque a companhia mostrou que a aquisição da Sun foi um excelente negócio. Agora a Oracle pode fornecer soluções completas (software + hardware) para seus clientes com grande relação custo benefício e com um nível de suporte sem precedentes. Também gostei muito do discurso da Oracle em relação ao Java, MySQL e outros projetos “livres” da empresa. Quem quiser conhecer melhor as novidades apresentadas neste evento pode participar do Oracle Open World, JavaOne Conference e Oracle Develop Conference Brasil 2010 que será realizado em dezembro e está com inscrições abertas. Espero por vocês lá!