Artigos

Como escolher um smartphone?

No mundo dos smartphones, opções são o que não faltam: Tem com teclado físico, bluetooth, 3G, Wi-Fi, teclado virtual, com microondas, lava-louças, secador e vários designs que agradam o mais simplista ao mais entusiasta.

Para escolher um smartphone, você precisa pensar primeiro na sua necessidade: “O que eu quero que meu celular faça? Preciso de acesso as redes sociais facilmente? Vou usar para uso empresarial ou doméstico? Vou estar conectado sempre? Vou usar para multimídia?” É importante responder essas questões para definir o seu perfil de usuário, que vai refletir diretamente nas configurações do smartphone.

Escolhendo um sistema operacional

E então entramos numa parte bem complicada e complexa: escolher o sistema operacional. O Sistema Operacional é o que vai definir boa parte das funções do smartphone e qual o foco de consumidor. Basicamente, a função do sistema operacional é receber as instruções do usuário e passá-las ao hardware ou outro software que esteja rodando nele e vice-versa.

Escolher o sistema operacional varia conforme sua necessidade e opção, além de claro, qual aparelho vai escolher. Começar escolhendo o sistema operacional vai filtrar os aparelhos disponíveis e influência muito na escolha do aparelho. Entre as principais opções disponíveis no mercado são: Android, BlackBerry OS, Windows Phone, o famigerado iOS e o velho de guerra Symbian.

O Android é um sistema desenvolvido pela Google e mais um conglomerado de empresas chamada Open Handset Alliance. O Android é embarcado em vários aparelhos da Motorola Mobility (divisão de smartphones e celulares da Motorola, agora da Google), Samsung, HTC, LG, Acer e Sony Ericsson. O Android é o mais flexível da lista de sistema, e roda desde poderosos tablets até smartphone mais simples. Cada uma das empresas que utilizam Android como sistema operacional customiza conforme o aparelho e foco da empresa, garantindo um sistema customizável tanto para o fabricante quanto para o consumidor final.  O Android é recomendado para usuários domésticos e serve tanto para novos usuários quanto mais entusiastas, dependendo do aparelho que ele embarca.

O BlackBerry OS é o sistema operacional usado pelos aparelhos da RIM, os BlackBerry’s. São muito famosos no mundo corporativo por causa de suas funções que caem como uma luva para este setor como o BlackBerry Enterprise Server (que conecta varias contas de email numa rede usando serviços como o Microsoft Exchange) e o BlackBerry Messenger, um serviço de mensagens instantâneas que funciona entre os aparelhos que rodam BlackBerry OS.

O Windows Phone é o calouro do mundo dos sistemas operacionais móveis. Lançado pela Microsoft no fim do ano passado, o Windows Phone veio para substituir o antigo Windows Mobile (descontinuado após o lançamento do Windows Phone) pois ele usava uma interface antiga e funções ultrapassadas, bem inferiores aos oferecidos pela concorrência. O Windows Phone usa a interface Metro, atualmente usada em larga escala nos softwares mais modernos da Microsoft e lembra muito o sistema operacional usado no Xbox360 e extinto Zune. O Windows Phone marca a ascensão da Microsoft no mundo dos dispositivos portáteis e tem sido bem aceito pela crítica, em especial pela interface e funções. O Windows Phone é fácil de usar e aparenta ser uma boa mistura das qualidades do Android e do iOS.

O iOS (antes iPhone OS), da Apple, embarca apenas nos seus aparelhos portáteis (iPhone, iPad e iPod Touch). É o mais famoso e concorrente direto do Android e do Windows Phone. Tem uma loja de aplicativos imensa que varia desde aplicativos como lanternas indo até jogos de ótima qualidade gráfica. O iPhone funciona em total sintonia com o iOS e é uma boa opção tanto para usuários domésticos quanto uso empresarial. É muito famoso pela interface que apresenta, dispondo os ícones dos aplicativos numa grade, a SpringBoard, além de outras funções como a Siri (disponível no iPhone 4S)

O Symbian provavelmente é o mais simplório (mas não menos poderoso) de todos esses. Embarca nos aparelhos da Nokia e foi feito para rodar em smartphones de pouca capacidade de processamento, mas isso não faz dele um sistema ruim. O Symbian tem vários apps e vem tanto inovar para acompanhar a concorrência, ao passo que a Nokia lança novos aparelhos com a nova geração do Symbian paralela com seus aparelhos com Windows Phone, que muitos achavam que ameaçaria a existência do Symbian. Assim como o Android, o Symbian usa o código do sistema disponivel, permitindo algumas pessoas vê-lo, apontar falhas e corrigir-las em novas versões, gerando um fluxo de melhorias mais constante.

Se você gostou do Android

Opções não vão faltar. Primeiro você precisa decidir se vai querer um teclado virtual ou um teclado físico,  que conta muito se você quer praticidade ao escrever mensagens e não liga em ter um celular maior e mais grosso. Tente escolher também um aparelho que venha com o Android mais atual (2.3 Gingerbread) pois alguns modelos de smartphone geralmente vendem o Android numa versão mais antiga. Empresas como a HTC, Samsung e Motorola têm mostrado competentes ao atualizar boa parte dos seus aparelhos para as versões mais modernas do Android, porém sempre pesquise antes de comprar o aparelho.

HTC Wildfire S vem com o Android 2.3 (Foto: Divulgação)

Se você gostou do Symbian

Symbian, Symbian… O preferido dos consumidores simplistas que não querem gastar muito com um smartphone. A Nokia, unica a lançar aparelhos com o Symbian, apresenta um menor numero de opções. O mais famoso dele, o N8, vem com a ultima versão do Symbian: A versão S^3 veio para acompanhar as novidades da concorrencia mas mantendo sua tradicional simplicidade e leveza de uso. Geralmente, o Symbian vem em aparelhos de quem quer comprar algo bom e sem gastar muito.

Nokia N8 roda Symbian S^3 (Foto:Divulgação)

Se você gostou do Windows Phone

Windows Phone é o novato do setor, e por enquanto não são muitos aparelhos que vêm com ele no Brasil. Por enquanto, apenas alguns aparelhos foram lançados aqui e num período bem recente: HTC Ultimate, Samsung Omnia W e o Nokia Lumia vindo a caminho. Apesar das opções serem (bem) mais limitadas do que o leque de opções do Android/Symbian, os aparelhos com Windows Phone são de perfeita qualidade e têm um ciclo de atualizações bem mais otimizado que o Android, apesar de as opções no Brasil serem mais caras que os celulares de preço médio embarcados com Android.

HTC Ultimate é uma das poucas opções de Windows Phone no Brasil (Foto: Divulgação)

 Se você gostou do BlackBerry OS

Talvez esse seja o mais exótico de todos, vamos prever que você vai usar na sua empresa ou coisa parecida. Apesar de que o número de consumidores domésticos do BlackBerry ter subido bastante (talvez por conta do famigerado teclado Qwerty apertado que vem na maioria dos aparelhos do BlackBerry que vêm popularizando bastante em muitos aparelhos da concorrência), o Blackberry foi feito para o uso corporativo, mas nada te impede de ter um se você ter alguns amigos pra se comunicar via BBS.

BlackBerry Bold e seu famigerado teclado Qwerty (Foto: Divulgação)

Se você gostou do iOS

Não tem muito segredo aqui. Vai ser um iPhone, ou um iPhone, pois o iOS só embarca em um smartphone da Apple. Apesar disso, o iPhone é considerado uma revolução no mundo dos smartphones e alavancou um setor da comunicação que estava um tanto carente de inovações relevantes. Mesmo tendo um preço salgado (muito salgado!) o iOS que vem nos iPhones acompanha uma interface simples e fácil de usar perfeita para o dia-a-dia, além dos milhares de aplicativos disponíveis na App Store.

iPhone 4S branco (Foto: Divulgação)

Considerações finais

Não basta ser um smartphone bonito e caro: ele tem que atender as suas necessidades. É muito interessante também escolher um plano de dados com a operadora, pois a maioria oferece acesso rápido a redes sociais e usam a conexão para baixar aplicativos direto do aparelho (a exemplo prático, Android e iOS). E o mais importante de tudo: pesquise por reviews, analise os recursos comparados com a sua necessidade e veja a opinião de outros consumidores em geral. Esperamos que esse guia simples tenha te ajudado na escolha de um próximo smartphone e esclarecido algumas dúvidas.

 

Tags: Apple, Gadgets, Google, Hardware, Windows

Você também vai gostar

Leia também!