Dicas e tutoriais

OmmWriter – Escreva seus textos com tranquilidade

Certa vez, aqui no Guia do PC, um dos nossos colaboradores, o Diego Melo, publicou uma coletânea com 5 editores de texto minimalistas que, na opinião do autor, cumpriam melhor o seu papel. Eu, pessoalmente, sou muito a favor deste tipo de editor para escrever meus textos, já que dizer que eu sofro de déficit de atenção é um elogio pra mim. E defendo que toda pessoa que escreve com uma certa frequência, seja por hobby ou profissionalmente mesmo, deve se valer de um programinha desses.

Ainda mais hoje em dia, onde mensageiros instantâneos, redes sociais e caixas de entrada lotadas insistem em roubar a nossa atenção e, principalmente, tempo, fazendo com que um texto relativamente curto demore mais para ser confeccionado. No entanto, na listinha feita por nosso amigo, faltou a presença de um software que, na minha humilde opinião, é um dos melhores! Trata-se do OmmWriter Dana. E é exatamente sobre ele que irei falar agora e explicarei por quê o acho um ótimo editor de texto.

Sobre

O Ommwriter é desenvolvido e mantido por uma empresa de mesmo nome. Ele já é consagrado no mundo Apple, no entanto, só há pouco tempo ganhou uma versão para o mundo das janelas e ainda outra para o iPad. Ele se encontra em dois sabores, um free, que é o Dana I e o outro, logicamente, pago, contendo mais recursos e perfumarias, batizado de Dana II.

O interessante aí, é que caso você queira adquirir a versão paga, não há um preço fixo. Você paga o quanto achar que ele vale. Claro, com um valor base de $ 4,11. Na média, o pessoal que compra paga em torno de $ 7,00 pelo programinha.

E a propósito, programinha é só maneira de falar, já que o instalador é um tanto grande para um editor de texto. Pouco mais de 50 MB. E em execução, ele é bem guloso, consumindo entre 50 e 70 MB de RAM, fora recursos do processador. Mas já que a ideia é ser monotarefa e não se distrair com outras coisas, é até aceitável essa exigência demasiada dos componentes.

Excetuando-se essas peculiaridades, ele tem todos os recursos comuns de um editor de texto minimalista: roda em tela cheia, não possui opções de formatação de texto e preza pela concentração. Agora, vamos falar sobre as singularidades.

Escreva com paz e tranquilidade

Logo ao abrir o OmmWriter, a splash screen aconselha o uso de fones de ouvido para maximizar o efeito relaxante do programa. Isso por que o software possui um esquema de sons, cores e imagens, que proporcionam relaxamento e tranquilidade, o que por sua vez favorece o fluxo das ideias.

É ótimo escrever no OmmWriter!

Na versão free do editor, ele possui 3 imagens de fundo, três sons de teclas, inclusive tem um parecido o som de pingos de chuva que eu gosto muito e tem três músicas de fundo. Com todas as opções, claro, levando o escritor a um clima de serenidade que o ajudará a escrever seus textos. Enquanto se escreve, a tela fica totalmente limpa, apenas com o texto centralizado. Mas é só mover o mouse para algumas opções aparecerem.

Das opções

Das poucas opções de formatação de texto disponíveis, temos apenas um punhado de fontes, três tamanhos diferentes e como eu já mencionei acima, algumas poucas opções de imagem e música de fundo, além dos sons do teclado. A caixa de texto, como você pode ver na imagem, também é redimensionável, assim você deixa o texto do tamanho que quiser. E logo abaixo um contador de palavras, que para pessoas prolixas como eu, é bastante útil.

As poucas opções do programa

Ao salvar um texto redigido no OmmWriter, ele salva em duas extensões. Ou em .txt, para ser aberto no bloco de notas, ou em .omm, para ser usado com o próprio programa. Há ainda opção de exportar para PDF, que eu acho bem útil.

Concluindo

Portanto, devido a essas e outras características, que eu considero o OmmWriter o melhor editor de texto minimalista disponível no mercado. Ele lhe proporciona um ar de tranquilidade e fluidez de ideias incrivel, é muito elegante e de muito bom gosto, além de ser amigo daqueles que, como eu, se distraem com extrema facilidade no Twitter, Facebook, Instant Messengers e no 9Gag.

Amigos, ser monotarefa é o que há! Pesquisas comprovam que quando executamos apenas uma tarefa de cada vez, as executamos de maneira muito mais eficiente. Então, pelo menos na hora de escrever um texto, se dedique apenas a ele. Você verá como é mais produtivo e eficiente!

Tags: Downloads, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!