Dicas e tutoriais

Conheça algumas alternativas ao Google Reader

A Google está promovendo algumas mudanças significativas em seus serviços. Os últimos a passarem pela reforma foi o cliente de email mais famoso do mercado, o Gmail; e o leitor de feeds RSS, Google Reader, que também é bastante usado por quem acompanha muitos sites. Acontece que diferentemente das mudanças implementadas no cliente de email, que foram bem aceitas, houve muitas críticas e protestos contra a reformulação do GReader.

As principais críticas são voltadas para a retirada do “fator social” da ferramenta. Antes, você formava uma rede de compartilhamento dentro do próprio Reader, acompanhando o que outros usuários compartilhavam e tecendo comentários sobre. Era um ambiente bem agradável e limpo de interação. Para substituir tudo isso, a empresa apenas forçou a integração com o Google+ adicionando o botão “+1”. Se você achou que a Google forçou demais a amizade em querer que todos migrem para o G+, e não está disposto a fazê-lo; ou mesmo não foi com a nova cara do GReader e sentiu uma certa broxada em usar a ferramenta, o Guia do PC compilou algumas boas alternativas ao leitor de feeds da Google. Espero que goste de alguma delas.

Netvibes

Netvibes
Stream da Netvibes

Netvibes é um site bem mais completo e versátil que o seu concorrente rico, permitindo uma gama de opções. Nele, é fácil importar seus feeds do Google Reader, bastando apontar para o arquivo OPML gerado pelo seu antigo leitor na área específica para isso. Inicialmente, a interface do serviço é extremamente confusa, desestimulando o pobre usuário a continuar. O ponto forte deste leitor reside justamente na alta possibilidade de customização. Com persistência e paciência, podemos customizar o painel da forma que acharmos melhor. Você pode alterar temas, cor e imagem de fundo, disposição dos widgets, definir número de colunas, e muitas outras coisas mais. Além disso, pode acompanhar a sua timeline do Twitter e Facebook diretamente por este serviço.

O ponto fraco, irônicamente, advém dele ser um tanto quanto confuso no começo, justamente pela abundância de opções. Ao ingressar no Netvibes, de cara já temos inúmeros feeds assinados! O que, em tese, era para prover uma demonstração na prática das possibilidades do serviço, acaba virando uma zona total e nos obrigando a excluir tudo. Outro ponto negativo são as escassas opções de compartilhamento. Apenas Facebook, Twitter e Enviar por Email. Nada mais.

Good Noows

Good Noows
Visualização de texto de maneira bem agradável

Agora se você quer uma opção mais elegante e limpa, visualmente falando, o Good Noows será a sua escolha. Os pontos fortes deste leitor de feeds online são justamente a sua interface limpa, com predomínio do branco, e certa elegância que ele demonstra ao apresentar seus posts não lidos. Há também diversos layouts para você escolher, com as mais variadas disposições de colunas e separadores de textos. A visualização dos artigos, como não podia deixar de ser, também é bem elegante. Abre-se uma caixa com o texto formatado de uma forma agradável de ler, sem anúncios e com uma fonte bem amigável.

Os pontos negativos que pesam contra o Good Noows é que assim que você se cadastra, ele já apresenta um grande número de feeds assinados, principalmente de sites estrangeiros, semelhante ao Netvibes. Como a maioria não quer nada disso, simplesmente temos de sair desmarcando tudo. Além disso, os botões que nos permitem customizar a tela são pequenos e pouco informativos. Isso contribui para que o serviço não seja tão intuitivo quanto gostaríamos. Mas nada que comprometa muito a nossa leitura.

Feedly

Feedly
Feedly - Uma das melhores alternativas disponível.

Dentre os leitores de feeds online, o Feedly é a alternativa mais amigável e eficiente. Sendo um aplicativo, que pode ser instalado diretamente no Chrome, Firefox e Safari, possui também versões para iOS e Android, ele foi uma dos melhores que encontramos. Bastante leve, lindo, visualmente falando, oferece suporte a vários temas diferentes, para todos os gostos, e sincroniza com todos os seus dispositivos, incluindo móveis. Também se mostrou bastante versátil. As opções de compartilhamento são abundantes e bem visíveis, e ele também oferece uma leitura agradável, livre de propagandas e com uma formatação pra lá de amigável aos nossos olhos.

Apesar de não ter tantas opções de customização quanto seus concorrrentes, aludidos acima, as opções existentes são suficientes para a maioria dos usuários. Além do mais, isso contribui para que o aplicativo seja organizado e nem um pouco confuso. Ele exige o mínimo de configuração! A importação dos seus feeds do GReader já é apresentada logo de cara, é só cadastrar sua conta Google e sair lendo. Simples assim. Sem pontos negativos.

FeedReader

Feed Reader
Feed Reader - Cliente desktop para leitura de feeds

E para fechar esta compilação com alternativas ao Google Reader, apresento o FeedReader. Ele é um aplicativo para desktop. O instalador pesa meros 5 MB e sua instalação é bem simples. A maior vantagem deste cliente de feeds, sem dúvida nenhuma, é a possibilidade de leitura offline de seu conteúdo, já que ele baixa os textos e imagens para nosso HD. As opções de customização também se mostram presentes, mas em menor número. Também temos a disposição muitas formas de visualização, para agradar tanto a gregos quanto a troianos.

Porém, nem tudo são flores. O visual do FeedReader é bem Windows 95 (sério mesmo) e ele não oferece opções de compartilhamento. Pelo menos não encontramos. Agora a pior falha dele reside nas notificações. Sempre que algum novo post cai nos seus feeds, ele te notifica com uma janela pop-up que surge da área de notificação. Para quem tem muitos sites cadastrados, isso pode ser uma verdadeira droga e fonte de irritação. Nos poucos minutos que eu o usei, eu o xinguei de alguns nomes. :)

A própria Google falou que quem não tiver gostado das mudanças promovidas no GReader, pode arrumar as malas e ir para outra moradia. Bem, se é assim então, tudo bem. Mostramos 4 alternativas que realizam muito bem o serviço de agregar nossos feeds, e não ficam devendo nada ao serviço da gigante das buscas. E o site Alternative.to também compila uma série de outras opções.  Se você está pensando em realizar a migração, espero sinceramente que tenha gostado de alguma das alternativas que mostramos acima.

Tags: Google, Internet

Você também vai gostar

Leia também!