Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Como instalar o programa de declaração de imposto de renda no Linux

Chegou a hora de fazer sua declaração de imposto de renda. Felizmente a mordida do leão aqui no Brasil é quase uma lambida, e não passa dos 27,5% de alíquota máxima, ou seja, não chega nem perto de outros países como EUA, Reino Unido, França, Itália, Israel, Chile, Argentina, México e Suécia. O país escandinavo, para ter uma ideia, passa dos 58%. Pagamos pouco por uma distorção perversa, que faz onerar muito os produtos de consumo e pouco a renda. O resultado é que a tributação como está acaba impactando mais quem tem pouco, encarecendo o custo de vida, e concentrando renda.

Segunda-feira a Receita Federal disponibilizou o programa de declaração em seu site, permitindo que quem recebeu acima de R$ 24.556,65 em 2012, possa começar a fazer sua declaração.

O SERPRO, empresa pública que desenvolve o programa, desde 2009 o faz somente em Java, o que garante que qualquer um, independente do sistema operacional, possa cumprir seu dever com o fisco. Mas ainda tem muita gente que sente dúvidas quanto à instalação em sistemas Linux, por ser menos usado do que o onipresente Windows.

Então, como instalar o aplicativo no Linux? O Guia do PC vai explicar.

Tenha a máquina virtual Java instalada

O programa é feito em Java e por isso será preciso possuir a máquina virtual para rodá-lo. No site do programa Java, pode-se baixar o instalador em manual ou em .rpm, mas prefira usar o programa que está nos repositórios oficiais da sua distribuição Linux. Todos tem, pelo menos, o OpenJDK, uma versão em software livre do Java da Oracle. Basta procurá-lo na sua Central de Programas ou equivalente.

IRPF 2013 (1)
Instale o OpenJDK 7

Não esqueça de mais um item, caso não seja instalado em conjunto. Para rodar o programa da Receita é necessário o gcj-jre-headless. Certifique-se de que ele esteja instalado também.

Baixe o programa certo

Primeiro de tudo, será preciso entrar no site oficial e fazer o download do Programa IRPF 2013 e do Receitanet. Perceba, quando entrar na página, vai aparecer várias opções para Linux. Tudo é simples de entender.

Pacotes .deb: Servem para sistemas Linux baseados no Debian, como: o próprio Debian, Ubuntu, Mint, Satux, Insigne, ALT Linux, Linux Educacional, Xandros.

Pacotes .rpm: Servem para sistemas Linux que usam o gerenciador de pacotes da Red Hat, como: o próprio Red Hat, Fedora, Mandriva, OpenSUSE, CentOS, Mageia, Linpus Linux.

Pacotes .bin: São universais e servem para qualquer distribuição Linux. É o disponível para distribuição que não usam .deb ou .rpm, como Arch, GoboLinux, Gentoo. Essas distribuição são voltadas para usuários experientes.

IRPF 2013
Escolha o pacote de acordo com sua distribuição

Agora baixe o programa correto, segundo sua distribuição Linux:

Como instalar?

Tanto pacotes .deb quanto .rpm são instalados com dois cliques. Então apenas dê dois para instalar o Programa IRPF 2013 e o Receitanet. Eles serão instalados e estarão prontos para usar.

IRPF 2013 (2)
Clique para instalar

E então? Achou fácil? Deu tudo certo? Deixe sua experiência e aproveite para compartilhar dicas acerca do programa. Será de grande ajuda para todos. Aproveite também para entrar em contato conosco caso queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Sua participação é muito bem-vinda. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: brasil, Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!