Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Como matar processos pela linha de comando no Windows

É fato que o Windows evoluiu muito nos últimos anos. O sistema que costumava travar mesmo em atividades rotineiras se tornou bastante estável mesmo para tarefas que exigem mais do computador, o que, por consequência, faz com que travamentos sejam cada vez mais esporádicos. Em específico, a partir do Windows 7, os problemas com travamentos, telas azuis ou reinícios inesperados do sistema são praticamente inexistentes. Os usuários do Windows estão muito mais satisfeitos atualmente do que com as versões anteriores, e a tendência é que isso melhore cada vez mais.

Embora o sistema esteja estável como uma rocha, nem sempre o mesmo pode ser dito acerca dos softwares que irão rodar em cima dele. E basta um programa mal-feito para acabar com boa parte da velocidade e estabilidade do Windows. Por vezes, nos deparamos com alguma aplicação que exibe em sua barra de título a famigerada informação “Não respondendo”. Até o usuário mais comum sabe como encerrar este processo através do Gerenciador de Tarefas. Mas, e nos casos deste recurso não estar funcionando por um motivo qualquer? Felizmente, existem vários métodos para procurar o causador do problema e matar o processo responsável. Na coluna Dicas para Windows desta semana, você irá aprender como matar processos do Windows através da linha de comando e devolver a paz ao seu computador. Vamos lá?

Matando Processos pelo Prompt de Comando

Quem costuma usar Linux e tem o básico de conhecimento do modo texto dele provavelmente conhece a ferramenta xkill, que tem como funcionalidade matar processos pela linha de comando. O que nem todo mundo sabe é que o Windows tem uma ferramenta semelhante: é o tskill. Ele pode ser utilizado diretamente do prompt de comando. Siga os passos abaixo para finalizar qualquer processo no Windows por linha de comando.

Preparação: Abra o prompt de comando. O método mais fácil é abrir o menu iniciar, digitar “cmd” e abrir o primeiro resultado. No Windows 7 ou anterior, você também pode encontrar o Prompt de Comando através do menu iniciar, pelo caminho Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando. Um terceiro caminho, se você gosta de opções, é usar o atalho WinKey + R e na caixa que surgir você digita “cmd”. Use o método que você preferir, mas de longe a primeira opção é o caminho mais rápido.

Passo 1: Descobrir o ID do processo. Antes de você matar o processo, você precisa saber qual o identificador dele, o chamado PID (Process ID). Você pode descobrir isso olhando a aba Processos do Gerenciador de Tarefas, mas para descobrir pelo prompt de comando, você precisa abrir a ferramenta tasklist, que irá listar todos os processos em execução. Digite “tasklist”, sem as aspas e localize o processo desejado. O identificador dele encontra-se na coluna “Identifi”. Veja na imagem abaixo:

Comando Tasklist no Prompt de Comando
Tasklist no Prompt de Comando

Passo 2: Matar o processo. Sabendo o identificador do processo, agora é fácil finalizá-lo. Ainda no prompt, entre com o comando tskill [PID], substituindo o [PID] pela ID do processo desejado. Utilizando a imagem acima como exemplo, para matar o smss.exe, o comando seria tskill 396. Dica: Se você souber o nome exato do processo, pode pular o primeiro passo e matar o processo trocando a PID pelo nome exato dele. Por exemplo, para matar o Internet Explorer (o que é uma ótima ideia), bastaria digitar tskill iexplore.

TSKill-CMD
Processo sendo finalizado

Dessa forma, é possível se livrar facilmente de qualquer processo através somente do Prompt de Comando. Isso pode ser importante em alguns casos, como na eventualidade do computador ser infectado por algum malware que impeça o Gerenciador de Tarefas de ser aberto. Conhece mais alguma dica para finalizar processos que teimam em não fechar no Windows? Compartilhe conosco nos comentários!

Tags: Dicas para Windows

Você também vai gostar

Leia também!