Dicas e tutoriais

Como garantir a proteção dos arquivos enviados à nuvem?

Cada vez mais, a humanidade como um todo, está fazendo uso dos serviços de armazenamento na nuvem. É pratico, barato e está disponível de qualquer lugar do planeta. Bastando apenas um computador, tablet ou smartphone com acesso a internet para obter os seus arquivos.

Mas, assim como em qualquer lugar, é necessário garantir a segurança de seus arquivos enviados à nuvem. Como você pode fazer isso? A dica de hoje vai lhe ajudar!

Quando tiramos férias ou saímos com amigos, costumamos tirar bastante fotos. Isso acontece porque queremos eternizar aquele momento prazeroso numa foto. A imagem irá nos ajudar a relembrar o que estávamos sentindo naquele momento e isso nos dará alegria, tristeza, raiva e etc.

Muitas pessoas gostam de postar suas melhores imagens nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, recebe o upload de 350 milhões de fotos por dia! Em muitos casos se prefere preservar estes momentos como algo privado e compartilhá-los somente com quem fez parte deles. Neste caso, uma das ferramentas mais utilizadas é o sistema de compartilhamento de arquivos na nuvem: Dropbox, onde seus 300 milhões de usuários fazem o upload de mais de 1 bilhão de arquivos por dia.

Dropbox

O gigante de armazenamento na nuvem afirma que todos os arquivos subidos por seus usuários são criptografados ao serem armazenados, no entanto, esta criptografia somente ocorre nos servidores do Dropbox, que apesar de serem seguros, não estão isentos de brechas de segurança. Além disso, a empresa também já confirmou que, caso seja necessário, seus funcionários podem acessar os dados dos usuários. Por isso, a melhor forma de garantir a proteção e privacidade do conteúdo enviado à nuvem é certificar-se de enviá-lo já criptografado.

Para os que buscam ter seus arquivos seguros, o Steganos Safe oferece a ferramenta Dropbox Safe, que cria unidades seguras no Dropbox com o sistema de encriptação mais seguro do mercado, o algoritmo AES-XEX de 384 bit. A seguir, indicamos como criar estes cofres virtuais automaticamente sincronizados com o Dropbox:

1º passo: Ao abrir o programa, clique em “Create a Safe”. Entre as opções, escolha: “Dropbox Safe”. A seguir, dê um nome ao safe e defina o tamanho da unidade segura, mínimo de 2MB e máximo de 1TB, dependendo do espaço livre na conta de Dropbox e no PC onde seja criado.

Steganos-Safe-Create-Safe

2º passo: A seguir, se define uma senha para acessar o Dropbox Safe. Além de avaliar a qualidade da senha, o programa oferece um gerador de senhas indecifráveis ou a opção PicPass, onde definir uma combinação de imagens para permitir o acesso ao cofre criado. Para garantir ainda mais segurança ao usuário, o programa tem a função teclado virtual, onde se pode digitar a senha de forma a impossibilitar que qualquer programa spyware, como keylogger, consiga registrar as teclas pulsadas.

3º passo: Com o cofre criado, basta começar a adicionar os arquivos. Para sincronizá-lo com o Dropbox, será necessário fechá-lo no programa, clicando no Dropbox Safe certo, e assim será automaticamente sincronizado com o Dropbox. O cofre virtual será visível no Dropbox, no entanto, para máxima segurança, somente poderá ser aberto em um computador com o Steganos Safe instalado e mediante a senha correta. Ao clicar sobre o ícone do arquivo na pasta do Dropbox, se abrirá a janela do programa. Clicando em “Open” no Dropbox Safe, aparecerá a tela para inserção de senha, que liberará o acesso aos arquivos guardados.

Como se pode observar, a ferramenta Dropbox Safe é fácil de utilizar, garantindo a proteção completa dos arquivos enviados à nuvem. A versão de teste do Steganos Safe 15, com funcionalidade completa, está disponível por 30 dias e a venda atualmente com 50% de desconto no site oficial em português.

Você também vai gostar

Leia também!