Notícias

Microsoft: IE8 é mais rápido que o Firefox e Chrome

Com o lançamento próximo do Internet Explorer 8, a Microsoft deu início ao trabalho de promoção do navegador, que anda meio em baixa já há algum tempo. A última grande jogada é a comparação de velocidade com os concorrentes de código aberto, Mozilla Firefox e Google Chrome.

A comparação foi realizada com os 25 primeiros sites mais populares do mundo de dezembro de 2008, segundo a ComScore. Obviamente, se foi divulgado pela Microsoft, o Internet Explorer se deu bem. Mais especificamente, o resultado ficou assim: IE8 ganhou em 48% dos sites; Chrome em 36%; e Firefox apenas 16%.

A tabela abaixo mostra o tempo que cada navegador carregou cada uma das páginas testadas. Um vídeo que mostra a comparação dos três navegadores pode ser conferido nessa página.

Tabela com o tempo de carregamento de cada navegador
Tempo de carregamento de cada navegador

Só por motivos de curiosidade, notem que o Firefox carregou o site da Microsoft com maior rapidez, assim como o Internet Explorer carregou o site da Mozilla mais rapidamente.

Como foi dito por Brandon LeBlanc, no blog do Windows, medir a precisão de desempenho de um navegador não é simples, muito pelo contrário. Não basta visitar alguns sites com os browsers e anotar o tempo de carregamento da página. Existem diversos fatores externos que influenciam no resultado. Devido a constante evolução da Internet, não se pode garantir que o mesmo conteúdo foi carregado em todos os navegadores. ISPs, roteadores, modems e cabos são outros exemplos. Além da quantidade de tráfego da rede, que pode variar com facilidade entre os testes. Todos esses fatores combinados pode resultar num drástico efeito no carregamento das páginas.

Ainda segundo LeBlanc, não existem ferramentas que executam esse trabalho com precisão. As ferramentas de benchmarking existentes hoje não são abrangentes (caso do SunSpider e Celtic Kane), exatas (iBench) ou não considera fatores importantes, como latência e congestionamento da rede e cache. Na ausência desses instrumentos, a equipe do Internet Explorer criou um “mundo real”, com todas as variáveis citadas acima consideradas.

Entretanto, há algumas divergências. Os testes da Microsoft foram realizados com o Firefox 3.0.5, sendo que a versão mais atual na época (janeiro) é a 3.1 beta 2, que traz melhoras significativas na performance e carregamento. Como o Internet Explorer 8 ainda está em desenvolvimento e não foi divulgada sua versão final, o IE7 é o equivalente ao Firefox 3. Além disso, o resultado simplesmente contraria todos os outros comparativos existentes, como comentou o Ars Technica.

Para saber detalhes sobre todo o procedimento realizado pela Microsoft, basta ler as 14 páginas do documento disponibilizado para download.

Tags: Google, Internet, Microsoft, Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!