Após a decisão de bloqueio geral do WordPress.com no Brasil, os responsáveis pelo site, tentarão fazer o possível para evitar que a decisão entre em vigor. Segundo o site de notícias G1, o co-fundador do site, Matt Mullenweg, disse que o portal de blogs espera conseguir entrar em contato com as pessoas “certas” no Brasil, antes do bloqueio.
Matt também disse que não ficou sabendo disso até um dos usuários do site ter enviado um link em português com a ordem de bloqueio. “Li com a ajuda do tradutor automático do Google”, contou ele.
O bloqueio do WordPress no Brasil pode trazer grandes prejuízos para o site, já que é aqui onde essa rede de blogs mais cresce. 9,5 milhões de internautas brazucas já visitaram os blogs do site que, nos Estados Unidos, só fica atrás da rede Blogger. “O WordPress já havia sido bloqueado na China, mas isso nunca aconteceu em um país democrático como o Brasil”, exclamou Matt ao site G1.
No dia 9 deste mês, publicamos uma notícia a respeito da decisão da Justiça Brasileira para bloquear um blog ligado ao WordPress. A ordem foi enviada à Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Internet) para que a mesma execute a decisão em todos os provedores de acessos brasileiros. Apesar disso, a Abranet disse que não pode “travar” o acesso à apenas um dos blogs, tornando assim, a mudança bem mais abrangente, que acabará bloqueando o acesso geral do WordPress em todo o Brasil.
Além do apelo do próprio site, a Abranet enviou uma carta ao juiz, que decretou a ordem de bloqueio, explicando as dificuldades: não é possível impedir o acesso à apenas um dos blogs sem que todos os outros endereços ligados ao WordPress também sejam trancados.
O co-fundador do site contesta essa ‘dificuldade’: “Ao ter um problema com um único blog, eles poderiam facilmente bloquear somente um endereço, sem prejudicar os outros milhões de brasileiros que acessam o WordPress.com todos os meses.”
À princípio, o bloqueio deve ocorrer em breve.
Uma situação bem semelhante aconteceu ano passado com o YouTube, quando vídeos picantes envolvendo a modelo Daniella Cicarelli e seu namorado foram publicados no site. A justiça brasileira, assim que recebeu o processo do namorado da modelo, Tato Malzoni, contra o site, imediatamente bloqueou o acesso para todos os provedores, porém, em algumas horas, a ordem já havia sido cancelada e o site voltado ao acesso normal.