Na semana passada, iniciamos uma pesquisa com o intuito de traçar o perfil dos usuários que acessam o Guia do PC. Durante os cinco dias em que a pesquisa ficou no ar, do dia 06 até o dia 11 de março, recebemos 679 respostas.
O questionário possuía um campo para opiniões e mensagens para a equipe do Guia do PC e mais 12 questões obrigatórias, que envolviam dados sobre sexo, idade, estado, escolaridade, estado civil, renda familiar mensal, número de filhos, situação trabalhista, frequência de compras via Internet, principal local de acesso à Internet, além do tipo e velocidade de acesso.
Quanto ao sexo, nada surpreendente: 96% são homens, enquanto apenas 4% declaram ser do sexo feminino. Em um site de tecnologia, esses números são normais.

Na faixa etária, apenas 13% do público do Guia do PC é menor de idade (até 17 anos). Isso quebra a ideia de que “não existem velhos na microinformática”: quase 60% dos usuários que responderam a pesquisa possuem entre 18 e 34 anos; 17% disseram ter 45 anos ou mais.

A maior parte dos usuários está concentrada na região Sudeste (57%). Em seguida, vem a região Sul (18%). 18 dos 679 participantes disseram ser acreanos (?!). São Paulo e Rio de Janeiro tiveram 178 e 122 representantes, respectivamente. Por outro lado, nenhum dos usuários era de Amapá ou Roraima.

11% dos usuários possuem boa escolaridade: já são especialistas, mestres, doutores ou estão estudando para tal. Quase metade (49%) estão fazendo faculdade ou já concluíram a graduação.

Os solteiros representam 65% dos usuários; outros 29% são casados. 69% não possuem filhos, 24% possuem até dois filhos. Além disso, 54% dos usuários estudam e 64% exercem algum tipo de atividade remunerada.



A maior parte dos usuários possuem renda mensal familiar entre R$ 1000,01 até R$ 5000,00 (65%). 10% possuem renda acima de 8 mil reais mensais. 54% dos usuários fazem compras na rede pelo menos a cada três meses; 16% nunca compraram pela Internet.


Quanto ao local de acesso, 87% acessam a Internet predominantemente de casa. Conexões discadas representam apenas 3% dos usuários; conexões de até 1 Mbps são utilizadas por 41% deles e 36% possuem conexão banda larga entre 1 e 4 Mbps. 234 usuários (34%) ficam mais de 7 horas por dia conectados à Internet.



Aproveito para concluir dizendo que nós, do time do Guia do PC, lemos todas as opiniões, sugestões, elogios e críticas, e já estamos levando elas em consideração. Muito obrigado e até a próxima! :)