O serviço de registro de patentes e marcas dos Estados Unidos negou o pedido de registro da marca “Nexus One”, utilizada no smartphone do Google, mesmo após a utilização comercial do nome por parte da empresa de Mountain View.

Quando o Google solicitou o registro da marca Nexus One, em dezembro de 2009, a empresa Integra Telecom já detinha os direitos da marca “Nexus”, utilizada em serviços de telecomunicações. A Integra Telecom, inclusive, possui uma receita anual de mais de 60 milhões de dólares com a marca Nexus, mas está disposta a negociar com o Google para que possam “trabalhar em conjunto”. Por outro lado, o Google pretende recorrer da decisão, alegando que pretendia utilizar o nome “Nexus One”, e não apenas “Nexus”.
Casos como esse são comuns. A Apple teve problema com a marca “iPhone” – já registrada anteriormente pela Cisco – que foi resolvido com discussões internas entre as duas empresas. Em 1998, a Microsoft pagou US$ 5 milhões para o dono original da marca “Internet Explorer”.
Fonte: The Register e Terra Tecnologia.