Você liga seu desktop ou notebook e vai tomar café? Volta, olha para a tela e pensa em como ele era mais rápido para executar certas rotinas como iniciar ou verificar vírus? Seu computador é novo mas também é lento? O problema pode ser o disco rígido e a solução pode ser um SSD (Solid State Drive), ou disco de estado sólido, tecnologia mais recente, rápida e segura de armazenamento de dados. A Kingston, maior fabricante mundial independente de produtos de memória, oferece uma família completa de unidades de estado sólido: SSDNow Série E, para ambientes de servidores corporativos; SSDNow Série M, para usuários avançados e executivos; SSDNow Série V+, ideal para pequenas e médias empresas e desenvolvedores de sistemas, e SSDNow Série V, também para uso em empresas de pequeno porte e usuários domésticos. Todos livram o usuário do calvário que é trabalhar com um disco rígido lento, são muito mais seguros do que os HDs convencionais pois não têm peças móveis e ainda economizam energia.
O SSDNow é o recurso de melhor relação custo x benefício para otimizar o equipamento já existente. É a opção mais fácil, econômica e segura de fazer um upgrade, diz Carolina Maldonado, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Kingston para América Latina. Segundo Carolina, as vantagens começam pela instalação, já que o kit de upgrade traz tudo o que o usuário precisa: a unidade SSD, os cabos de energia e de dados, um CD-ROM com todas as instruções e um software de clonagem do disco rígido. Com o SSDNow colocado no lugar, basta copiar todos os arquivos do disco rígido antigo, incluindo o sistema operacional. O processo é muito simples e mesmo quem não tem nenhuma experiência técnica consegue instalar o SSDNow, afirma a Vice-Presidente de Vendas e Marketing para América Latina, lembrando que o disco rígido antigo pode continuar em uso para arquivos de dados excedentes.
Tão simples quanto instalar o SSDNow é começar a usar e sentir a diferença, desde o processo de iniciar até a finalização do sistema operacional. Há modelos com diferentes capacidades e velocidades de leitura/gravação, mas todos aceleram significativamente o tempo de boot, shutdown ou carregamento de qualquer aplicativo. E não importa se o computador é antigo ou novo, de baixo custo ou de última geração. Com o SSDNow todos apresentam melhor desempenho e menor consumo de energia, afirma.
Segundo Carolina, os SSDs são mais rápidos do que os discos rígidos devido a forma com que armazenam e acessam dados. Enquanto discos rígidos tradicionais usam uma agulha para ler discos magnéticos rotativos, semelhantes a um disco de vinil, os SSDs armazenam dados em uma matriz de chips de memória flash NAND e não contêm peças móveis. Assim, como o SSD não precisa esperar pela leitura/gravação se mover até a faixa correta, o tempo entre um pedido de informação e o início da recuperação dessa informação pelo disco é menor, resultando num melhor desempenho tanto em PCs de entrada realizando operações simples, como em uma máquina poderosa rodando um jogo de última geração.
Em outras palavras, o SSDNow pode fazer um sistema mais simples funcionar como um mais potente, e/ou pode ajudar um sistema potente a alcançar novos níveis de desempenho. Além da performance, outra vantagem do SSDNow em relação aos discos rígidos convencionais é a resistência e durabilidade. Os HDs são complexos, delicados e mais vulneráveis a danos em caso de quedas e impactos do que os discos sólidos, diz Carolina. Já os SSDNow da Kingston usam uma interface de disco rígido SATA 2, são muito robustos e podem resistir a choques e ambientes com condições extremas porque não têm partes móveis. Além de resistirem muito mais, consomem menos energia e produzem menos ruídos.
Confira, a seguir, as principais características técnicas e preços de cada modelo, de cada série:
Atenção: Parte da capacidade citada é usada para formatação e outras funções e por isso não disponível para armazenamento de dados. Para mais informações, consulte o Guia de Memória Flash da Kingston.
Este produto é um lançamento mundial da Kingston Technology Corporation, e pode não estar disponível para venda no Brasil ou em alguma loja do território nacional.