O Projeto GNOME liberou a terceira versão principal de um dos ambientes gráficos mais conhecidos no mundo do software livre. O GNOME 3 tem como principal novidade a utilização de uma interface nova, mais bonita e moderna, chamada de GNOME Shell.

O novo GNOME Shell traz o menu “Atividades”, acessado por meio de uma tecla especial (conhecida como WinKey, no Windows), onde são exibidas as janelas em execução e os aplicativos instalados no sistema. O menu Atividades inclui um campo de busca, já utilizado no menu do KDE e no Unity, e deve facilitar bastante a vida do usuário.
A outra novidade fica por conta do novo sistema de notificações, desenvolvido para que você foque no que está fazendo e evite distrações. O GNOME 3 também permite que você converse com seus amigos por mensagens de texto sem precisar abrir uma janela.

Segundo os desenvolvedores, qualquer computador comprado nos últimos 4 ou 5 anos deverá rodar o GNOME 3, mas o suporte a aceleração de vídeo por hardware é recomendado para que o usuário tenha uma experiência completa no ambiente – sem isso, uma interface alternativa será exibida. Aos poucos, o antigo GNOME será abandonado, mas, como não é possível agradar todo mundo, um fork pode ser criado, a exemplo do que aconteceu com o KDE 3.5 – que continuou sendo desenvolvido sob o nome de Trinity Desktop Environment.

Em breve, você poderá instalá-lo na sua distribuição Linux favorita. Enquanto isso não acontece, leia mais sobre o projeto na página do GNOME 3. Amanhã publicaremos nossas primeiras impressões sobre o GNOME 3.