Windows 8: o que há de novo?

17 Comentários

Steven Sinofsky – presidente da divisão Windows e Windows Live na Microsoft (não, na Apple!) – demonstrou hoje, na Conferência BUILD, realizada na Califórnia, as principais novidades do Windows 8 e as suas diferenças e vantagens em relação ao sistema vingente, Windows 7.

Com uma série de demonstrações, Steven falou que o Windows 8 é uma “reimaginação audaciosa” do sistema. Na prática, ele é um SO 2 em 1, já que comporta uma interface otimizada para dispositivos com telas de toques, tais como tablets, e também para os já tradicionais PCs, também chamados de desktops. Embora na primeira vertente as novidades sejam abundantes e de darem gosto de ver, na segunda frente elas não apresentam grandes diferenças com o que já temos, pelo menos por enquanto.

É importante salientar que esta é ainda uma fase muito “verde” de desenvolvimento, e a interface, bem como os recursos, podem ser alterados no decorrer do percurso. Vou trazer para os leitores do Guia do PC uma visão geral de todas as novidades, mas dando mais enfâse às mudanças do lado desktop, visto que é a plataforma mais usada por todos. Mas também falarei brevemente da interface Metro. Bom, vamos primeiro a ela.

Windows 8 e a Interface Metro

Como eu disse acima, o Windows 8 “conterá dois sistemas operacionais”, duas interfaces diferentes. A UI (User Interface) voltada para desktops continuará a mesma, em sua essência, com algumas poucas mudanças. Já a voltada para tablets, batizada de Metro e baseada dos dispositivos rodando Windows Phone 7, é totalmente diferente de tudo que já vimos até hoje.

A começar pela Start Screen, que apresenta alguns dados a respeito do usuário, bem como informações atuais sobre a hora e o clima. Com uma senha, ou uma sequência de toques, ou até mesmo uma foto, os usuários poderão fazer login no sistema. O conceito de ícones para representar as aplicações, foi substituido pelo conceito de “tiles”, ou blocos “vivos” de aplicativos.

Os ícones foram substituídos pelas "tiles"

Nestes blocos, que são perfeitamente customizáveis e organizáveis, você teria uma reunião dos ícones, onde eles apresentariam em tempo real suas informações. Por exemplo, um app do clima poderia mostrar a situação atual. Um leitor RSS poderia mostrar o último artigo publicado… enfim, a imaginação fala alto na UI Metro. Além disso, a equipe de designers trabalhou forte no visual do sistema operacional, já que dá gosto de ver. E os desenvolvedores, por sua vez, tornaram a experiência do usuário, pelo menos em uma primeira vista, bem fluida e responsiva. A integração dos apps com o Windows é gigantesca e tudo pode ser feito com extrema facilidade! Bom, mas e quanto aos desktops?

Windows 8 e sua interface clássica

A mudança mais notável na UI Clássica do Windows 8 é a implementação do Ribbon em praticamente todo o sistema. Tanto nos programas padrões, como já acontece hoje, com o Paint, por exemplo, bem como no próprio Windows Explorer. Tudo será movido na base do Ribbon. Há quem odeie este tipo de interface, eu particularmente não vejo nada demais, não me atrapalha em nada. Acho até mais bonita.

Interface Ribbon

Segundo a Microsoft, com a implementação do Ribbon em todo o sistema, usuários novatos ou inexperientes (muitas vezes ambos), não terão dificuldades em encontrar as opções desejadas e as ações que desejam tomar com relação a um determinado arquivo, tais como copiar, colar ou mesmo compartilhar, dentre outras coisas.

Outro ponto que recebeu atenção especial foi uma ferramenta que segundo a Microsoft, é usada por 35% dos usuários pelo menos uma vez por semana. Estou falando do Gerenciador de Tarefas. Desta feita, ela está mais intuitiva, mais amigável ao usuário comum e agregando mais opções. Você não verá mais aqueles gráficos old, verdes e pretos que mostravam o uso de CPU e de RAM. Cada processo tem seu próprio gráfico, com informações mais detalhadas.

Além disso, não é apenas o processador e a memória que poderão ser monitorados através do Gerenciador de Tarefas, o uso do disco rígido, dispositivos bluetooth e o uso da rede sem fio também entrarão no rol. Uma coisa que ficou meio subentendida, não sei se por causa da própria aparência geral do sistema ou outra coisa, mas ao que me parece, o Windows 8 terá menos efeito glass, o efeito de transparência que foi usado à exaustão no Windows 7. Mas isso é apenas a minha opinião pessoal.

Mudanças no Gerenciador de Tarefas

No mais, creio que o maior destaque desse Windows 8 Developer Preview seja os requisitos mínimos. Na conferência de hoje, Steven Sinofsky o demonstrou rodando em um netbook Lenovo com a primeira geração do processador Atom e 1 GB de RAM. Isso significa que você não precisará comprar nenhum componente adicional para rodar o Windows 8. De acordo com Steven, o sistema utiliza apenas 281 MB de memória quando está sendo executado. Amém!

Windows 8 consome menos RAM que Windows 7

Windows 8 consome menos RAM que Windows 7

Ainda não pude baixar o sistema, claro, mas pretendo, mesmo não sendo developer, para formar uma opinião mais concreta, baseada em minha experiência no assunto. Porém as primeiras impressões que tive deste sistema foi de que a gigante de Redmond está investindo pesado em dispositivos móveis e tentando enfraquecer o mercado de PCs. Pode ser uma opinião errônea, mas foi isso que me pareceu. Agora, só nos resta esperar que a Microsoft libere o arquivo para download público e testar com mais tranquilidade e afinco a próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo.

sobre o autor
"Estudava Direito e trabalhava num órgão público. Para ele a área jurídica era a certa a seguir... até ter o seu primeiro computador. Após isso, estudava Direito Constitucional pensando em qual antivírus seria melhor e Direito Administrativo em qual sistema operacional deveria instalar. Não conseguiu conciliar os dois e decidiu largar as jurisprudências e adotar os bits. Hoje, é formado em Técnico em Informática e proprietário de um parrudo PC Frank e um mimado iPad. Trabalha como empreendedor da área tecnológica e agora é também editor do Guia do PC! E ele não se incomoda se você acompanhá-lo no Twitter: @Felipe__Alencar ou no seu blog pessoal."
  • http://www.tudoinfor.wordpress.com Maurício

    Muito bom o artigo \o

    Usando Firefox 7.0 Firefox 7.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Bruno Oliveira

    281 mb de mb em execução? quando eu usava windows 7 basic recém instalado ele ficava mesmo sem abrir o primeiro programa (navegador) com 700 mb e alguma coisa, tanto é que com uma semana eu tirei e tô usando o ubuntu 11.04 há alguns meses. se algum ser humano instalar o windos 8 e abrir o gerenciador de sistema (nem lembro mais se é isso mesmo, só sei que clica com botão direito do mouse na barra de tarefa) e consta lá 300 mb que seja, parabéns, você estará usando o melhor sistema do mundo em 2012. minha opinião? dezembro 2012, windows 8, 280 mb é a minha p@#$%.

    Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://paulohiga.com/ Paulo Higa

      Post atualizado com a imagem de comparação entre o consumo de RAM do Windows 7 e do Windows 8.

      Usando Google Chrome 13.0.782.220 Google Chrome 13.0.782.220 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Bruno Oliveira

        Valeu parceiro, foi rápido no gatilho. Agora uma pergunta, aparen temente essas duas versões estão sem antivírus, será que no (8) a microsoft emitirá um alerta para baixar um antivírus (inclusive oferecendo link) ou terá um sistema de proteção integrado? porque a maioria “meter” o velho avast free que parece que dobra (ou triplica) o “peso” do pc é brabo. Abraço e desculpa aí qualquer coisa.

        Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Lucas

    Muito bom o artigo, assisti ao BUILD ao vivo via streaming e estou esperando chegar a hora de baixar o Developer Preview, quero colocar minhas mãos logo no novo sistema, e já começar a aprender a desenvolver os novos aplicativos

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • PR

    Baixei para ver como é o novo Windows 8. mas não consegui fazer ele rodar na VM (Virtual BOX) dava erro toda hora. E parece que vai ser bem diferente dos atuais Windows..
    so espero que quando lançar definitivamente eu consiga me adaptar ne? se bem que tambem tem como ativar o menu iniciar..

    Usando Google Chrome 13.0.782.220 Google Chrome 13.0.782.220 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • André Figueiredo

    Prevejo muitas distros Linux usando essa “UI”… rsrs com relação ao consumo de memória, eu acho compreensivo no que diz respeito ao fato de que é o mesmo sistema, tanto para pc’s quanto portáteis, não é isso?

    Usando Google Chrome 13.0.782.220 Google Chrome 13.0.782.220 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Windows 8 To Go !!! « Renato Bastos

  • fernanda

    muito bom!!!

    Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 Windows 7
  • Anonymous

    Windows 8 consome menos RAM que Windows 7

    Usando Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • william

    queria ver como fica meu status aqui em baixo (ex.: usando tal navegador em tal so) sauhhasuhsuashau…

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows 8 Windows 8
  • Lucas Leo e Felipe

    S´69O5 8*5Q8*U5E8*58*5VFB85GJK*F8DHG5IFD*8G58*52*82858*5*/5*85

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • kaio

    Só vendo pra ver se o negócio é bom mesmo.

    Usando Safari 5.0.2 Safari 5.0.2 em Mac OS X 10.5.8 Mac OS X 10.5.8
  • http://dnsaiundaiunidna.com Renan

    Olha galera um amigo baixou a versao preview de testes e sim ele consome 280mb só.
    alem de iniciar o computador muito mais rapido e o hotmail ser praticamente integrado nele .
    se o original for igual o preview ja estamos no lucro. (:

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://… gabi

    queria ver como fica meu status aqui em baixo (ex.: usando tal navegador em tal so) sauhhasuhsuashau…

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
  • http://www.facebook.com/ASOKnight Augusto

    Espero que seja mesmo leve como diz *-*

    Usando Google Chrome 21.0.1180.60 Google Chrome 21.0.1180.60 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://cssti.blogspot.com.br Antonio Schneidt

    A alguns meses escrevi um artigo sobre Windows e Microsoft, qual é realmente a função de ter um Sistema Operacional novo, já que o Windows 7 é perfeito, como o XP era, o 98 também, o 95 então nem se fala.

    Mas por que então?

    Explicação é simples.

    Microsoft e Frankenstein pela reunificação dos computadores.

    http://cssti.blogspot.com.br/2013/02/microsoft-e-frankenstein-pela.html

    Leia e você realmente saberá o que se passa na cabeça da Microsoft.

    Usando Google Chrome 26.0.1410.64 Google Chrome 26.0.1410.64 em Windows 7 Windows 7