Surtiu efeito. Após xingar muito no Twitter, a descoberta de Nik Cubrilovic a respeito da ação mafiosa dos cookies do Facebook correu a internet em diversos blogs e sites especializados, inclusive aqui no Guia do PC, e a repercussão fez com que os responsáveis pela rede social se mexessem e prestassem esclarecimentos.
Dentre os meios de comunicação “tradicionais”, o Facebook escolheu o jornal The Wall Street Journal para publicar a sua defesa. Arturo Bejar, diretor de engenharia do site, afirmou que é de total responsabilidade da empresa a guarda dos dados recebidos e a tarefa de fazer a limpeza deles. E quanto ao uso que é dado às nossas informações? Um porta-voz do Facebook garantiu que elas não são usadas com fins de direcionar anúncios aos usuários.
Enquanto isso, fora dos meios oficiais de comunicação, os engenheiros contratados de Mark faziam ligações ao pesquisador Nik Cubrilovic, em resposta aos seus inúmeros e-mails e pedidos de alguma atitude por parte da empresa. O que eles falaram? Em entrevista ao Smarthouse, um periódico australiano, Nik informou que passou mais ou menos quarenta minutos ao telefone com os engenheiros e eles prometeram a resolução de três problemas relacionados aos cookies curiosos em dentro de 24 horas.
E sim, eles continuarão existindo. Mas não serão mais identificáveis, ou seja, não poderão mais rastrear seus passos quando você fizer logout da rede. Bom, mas se mesmo assim você ainda continua com o pé atrás no que diz respeito ao uso dos seus dados por parte da rede de Mark Zuckerberg, há algumas coisinhas que você pode fazer, mas que não são tão convenientes.
A primeira, é fazer a limpeza constante paranóica dos cookies salvos pelo seu navegador. A segunda, é configurar o seu browser para filtrar os cookies advindos da rede social e não permitir que eles sejam salvos. Mas se não quiser fazer isso, você pode simplesmente navegar pela rede em modo privado, que não deixa nenhum rastro de navegação no seu computador. Há ainda a opção de usar um navegador especificamente para acessar o Facebook, e mais nada! Mas meu caro, se você chegar a esse ponto, e se preocupar tanto assim com a sua privacidade e seus dados, eu sugiro que exclua a sua conta de lá. Assim, seus dados estarão longe do alcance de qualquer grande empresa. :)