Notícias

GPUs comuns podem quebrar senhas rapidamente

A tecnologia avança à passos largos, disso não temos dúvidas. No entanto, é impressionante perceber que em pleno século XXI, ainda usemos senhas para nos identificar nos vários serviços disponíveis, inclusive bancários, e também para proteger nossos dados. Praticamente todo e qualquer serviço exige uma senha: e-mail, Twitter, Facebook, Netflix, Spotify, insira_seu_serviço_aqui…

Para gerenciar tudo isso é um inferno! Então, como saída, muitos usuários usam a mesma senha em todos os serviços que acessam, ou então criam senhas fáceis e pequenas, tanto para se livrar logo do incômodo de pensar, quanto para se lembrarem posteriormente dela. Mas meus amigos, isso é um grande erro.

Segundo a agência de internet britânica UKFast, hackers estão desenvolvendo novas técnicas para quebrar senhas complexas rapidamente. Na verdade, eles utilizam um método já amplamente usado, a força-bruta. Ela consiste em realizar todas as combinações possíveis até achar qual a correta, basicamente na tentativa e erro. Isso pode levar bastante tempo, principalmente se você utiliza o letras, símbolos e números.

A diferença é que desta feita, eles estão usando não processadores comuns, mas os processadores gráficos, também chamados de GPUs. Com a enxurrada de games cada vez mais complexos e que exigem cada vez mais poder de processamento, as placas de vídeo estão sendo dotadas com processadores gráficos capazes de realizar centenas de milhões de cálculos por segundo!

Por exemplo, uma placa de médio porte, como a NVIDIA GeForce GT220, pode quebrar senhas de 6 caracteres em apenas 12 segundos! Uma senha com 7 caracteres em 5 minutos e uma com 8 dígitos leva algo em torno de 4 horas. Se o cara quiser realmente invadir sua conta, ele espera sem problema algum. Isso por que estamos falando de uma placa de vídeo barata, sem grande poder computacional. Uma GPU topo de linha, como a ATI Radeon 5870, pode processar 10,3 bilhões de códigos por segundo!

Ela pode ser sua maior inimiga

No entanto, como vimos, qualquer caractere a mais inserido em sua senha pode significar um ganho em segurança considerável. Portanto, em vez de usar senhas tais como 123456, ou 159753, 1a2b3c, ou ainda fazer como alguns acéfalos que usam a combinação ******, crie senhas grandes, com pelo menos 14 dígitos, misturando letras maíusculas e minúsculas, números e símbolos.

Certo, agora esbarramos na problemática da nossa memória. Como lembrar de todas. Que tal dar uma lida neste artigo aqui, que mostra um programa muito eficiente para criar e gerenciar senhas. Nele você pode definir diversos parâmetros de criação do password. Veja um exemplo de senha que ele pode criar: ÊGñkž‡ ²€îƋåt¤‚p¡“Œ²Ð´›%tبš;É5E!æ F

É prático? Não. Mas é seguro.

Tags: Hardware, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!