O Oracle Open World deste ano foi dos mais animados! Mais uma vez o número de participantes foi recorde e mais de 45 mil pessoas estiveram no Moscone Center em San Francisco durante os cinco dias do evento. Porém, não foram só as novidades mostradas pela Oracle que chamaram a atenção do público. A parte divertida do OOW deste ano foi a briga declarada entre Marc Benioff – CEO da Salesforce.com e Larry Ellison – CEO da Oracle! Conto mais detalhes adiante! Agora vamos a um resumo das principais novidades do OOW 2011:
Hardware – Depois da compra da Sun, a Oracle está investindo pesado na área de Hardware. Não é hardware “puro” e simples. O que a Oracle está fazendo é criar sistemas integrados Hardware+software onde consegue obter o máximo de desempenho do conjunto. É bem parecido com o que a Apple faz com seus produtos. Ano passado a empresa lançou o Exalogic e o Exadata, sistemas dedicados a aplicativos e banco de dados, respectivamente. Este ano a novidade foi o Exalytics – um sistema com hardware e software integrados para extrair informações relevantes dos grandes volumes de dados presentes hoje nas empresas. Além do Exalytics, também foi anunciado o Big Data Appliance, que faz mais ou menos o que o Exalytics faz, mas extraindo dados de redes sociais e outras informações não estruturadas.
O problema da Oracle é convencer as empresas a adquirir o “pacote completo”. Não há dúvida que o desempenho da solução integrada da Oracle é muito bom. O problema é que muitas empresas não querer ficar dependentes de um único fornecedor. Isso é quase uma “regra” no mundo corporativo e vai ser difícil mudar esse conceito de uma hora para outra.
Fusion Applications – Finalmente o pacote de aplicativos da Oracle para CRM, Gerenciamento financeiro e de recursos humanos, Governança etc. está pronto! Desde que a Oracle adquiriu as empresas Peoplesoft, JD Edwards e Siebel em 2005 que o mercado espera pelo Oracle Fusion Applications. Vamos ver como será a reação. Esta é a primeira versão, ou seja, provavelmente ainda há muito que aperfeiçoar.
Oracle Public Cloud – Na palestra que praticamente encerra o OOW, Larry Ellison anunciou a “nuvem” da Oracle, batizada de Oracle Public Cloud. A Oracle Public Cloud inclui: Oracle Fusion Customer Relationship Management (CRM) Cloud Service, Oracle Fusion Human Capital Management (HCM) Cloud Service, Oracle Social Network, Oracle Java Cloud Service e Oracle Database Cloud Service. É um “pacote” bastante interessante, principalmente porque se baseia em padrões abertos. A cobrança será feita mensalmente e cada serviço poderá ser adquirido independentemente dos outros. Mais detalhes sobre a nuvem da Oracle podem ser obtidos em: http://cloud.oracle.com.
Oracle Social Network – Junto com o anúncio da Oracle Public Cloud, Ellison também apresentou a Oracle Social Network, uma rede social voltada para negócios. A ideia é bastante interessante, mas mesmo com a demonstração apresentada por Ellison em sua palestra ficou difícil ver como a rede vai funcionar na prática. Durante o Oracle Open World Latin America 2011 que vai ser realizado no Brasil em dezembro vou tentar descobrir melhor como essa rede social vai funcionar.

Além dos anúncios da Oracle, o que mais chamou a atenção neste OOW 2011 foi a briga declarada entre Marc Benioff CEO da Salesforce e Larry Ellison. Durante a apresentação da Oracle Public Cloud Ellison fez várias referências negativas aos produtos da Salesforce.
Tudo começou com o adiamento da palestra que Benioff ia apresentar no OOW. O adiamento, segundo a Oracle, aconteceu por um problema inesperado na agenda. A palestra foi adiada para o último dia quando praticamente ninguém mais está presente. Benioff reagiu rápido e convocou os participantes do OOW através do Twitter e de cartazes espalhados por San Francisco para um pronunciamento em um Hotel. Foi o suficiente para gerar polêmica. Não consegui chegar a tempo de ouvir Benioff, mas sei que ele falou poucas e boas da Oracle e de Larry Ellison.
Em minha opinião as duas partes estão erradas. A Oracle não podia ter adiado a palestra de Benioff em cima da hora, pois a Salesforce é parceira antiga da Oracle (acho que não mais!). Mas a Salesforce também não podia usar um evento da Oracle para fazer propaganda de sua solução em detrimento da Oracle. Faltou “fairplay” para ambas as partes.
De qualquer forma, este OOW foi um dos melhores que participei. A nota triste ficou por conta da morte do Steve Jobs, que foi anunciada no final da palestra do Larry Ellison. No caminho para meu hotel, passei em frente da loja da Apple em San Francisco e a comoção era geral.
No final do ano teremos o Oracle Open World Latin America 2011 em São Paulo e pretendo participar para entender melhor alguns anúncios que foram feitos no OOW 2011. Até lá e um grande abraço a todos!