O mundo ainda está se recuperando do choque da morte de Steve Jobs, fundador da Apple, e já perde mais uma mente brilhante que atuava no mundo da tecnologia. Dennis Ritchie faleceu aos 70 anos, em sua casa, no último final de semana, entre os dias 08 e 09, após uma árdua batalha contra uma doença que não fora divulgada.
Sua morte não foi tão alardeada, como a do fundador da Apple, pois segundo seu amigo, Rob Pike, “ele era um homem quieto e muito reservado“. Continuando, Pike diz que ele era também seu amigo, colega, colaborador e que o mundo perdeu uma grande mente. Muito provavelmente você não conheça o trabalho de Dennis Ritchie, mas a sua contribuição para a tecnologia foi tão fundamental quanto a de Jobs, quem sabe até mais!
Ele criou a linguagem de programação C e também foi co-criador, junto com Ken Thompson, do Unix, sistema que mais tarde serviria de base para muitos outros, principalmente distribuições Linux. O OS X, sistema operacional da Apple, também é baseado no Unix. E a linguagem Objective C, usada para escrever os aplicativos que equipam dispositivos com iOS, foi baseada em C.

Para você ter uma pequena noção do impacto do trabalho de Ritchie, o Windows, sistema operacional mais usado no planeta, foi escrito em grande parte na linguagem C e em suas derivadas, como a C++. O mesmo vale para o Linux, que ainda usou a base Unix desenvolvida tempos antes. É extremamente difícil, hoje em dia, imaginar um grande sistema operacional ou mesmo programa, que não use C. Sem ele, muitos produtos que temos hoje na computação sequer existiriam, ou ainda estariam engatinhando.
Dennis Ritchie também escreveu o livro The C Programming Languange, considerada a bíblia de todo e qualquer programador que se respeite. Durante sua vida, ele foi muito premiado por sua genialidade, tendo sido agraciado já com o Prêmio Turing, a Medalha Nacional da Tecnologia, e mais recentemente o Japan Prize, prêmio bastante reconhecido no campo da ciência e tecnologia.
James Grimmelmann disse no Twitter que a influência de Ritchie no campo da tecnologia rivaliza com a de Steve Jobs, mas a dele é menos visível. Em um tweet, James se despediu de seu amigo com uma brincadeira envolvendo programação. Ele disse: Seu ponteiro foi escalado para void *; seu processo foi encerrado com código de saída 0, numa tradução livre pra lá de tosca deste humilde redator.
Espero que a Senhora Morte dê um tempo e pare de levar essas pessoas de mente privilegiada e que souberam aproveitar sua estadia neste humilde planeta. Descanse em paz, Ritchie, você fez um excelente trabalho.