Notícias

Windows 8 será otimizado para processadores multicore

Com o lançamento da versão Developer Preview do Windows 8, muito se falou sobre sua nova interface Metro e a intenção da Microsoft de embarcar o sistema nos tablets também. Os engenheiros estão trabalhando duro para desenvolver o sistema mais otimizado possível, consumindo pouca memória, economizando bateria e ainda mantendo a perfomance. No entanto, uma faceta está sendo deixada de lado. Como será o Windows 8 em servidores?

Em mais um post no blog Building Windows 8, Steven Sinofsky destacou que o sistema será otimizado para tirar proveito de processadores multicore. O gerenciador de tarefas, que já foi reformulado, terá um recurso para controlar os vários núcleos que estiverem disponíveis. Com esta nova feature, cada núcleo da CPU poderá ser controlado separadamente, tanto para aumentar o desempenho, quanto para economizar energia, por exemplo.

Esse recurso foca primariamente em servidores de alto desempenho, que contam com dezenas de núcleos, muitas vezes. Com o novo sistema, serviços em nuvem, por exemplo, poderiam rodar com muito mais rapidez e eficiência, usando o máximo que cada core pode dar. No momento, tal controle se dá de forma pouco amigável, com vários gráficos em pequenas dimensões, tornando tudo muito confuso. Mas a promessa dos desenvolvedores é tornar esse sistema bem amigável em sua versão final. Veja uma print desse novo recurso, gerenciando 160 núcleos de processamento:

Gerenciador de tarefas com 160 núcleos
Você entende alguma coisa?

Quando o Windows 8 finalmente for disponibilizado para o público em sua versão final, este controle será bem mais preciso e fácil. Será usado um sistema de cores para definir o estado do núcleo, variando de branco até azul-escuro, passando por todas as nuances de cores. Núcleos que porventura estejam ociosos, poderão ser ativados com poucos cliques. O contrário também é válido. O nível de controle e poder do usuário será tanto, que ele poderá definir até qual serviço será processado por determinado núcleo. Abaixo, o contraste. Na versão final, este novo recurso do gerenciador de tarefas estará assim:

Novo Gerenciador de tarefas
Bem melhor assim!

Ainda não está claro de que forma a Microsoft pretende controlar isso. Visto que, pelo âmbito da segurança, não é uma boa ideia dar aos usuários comuns tanto poder assim. Ele poderia facilmente fazer lambança e piorar o desempenho da máquina nessa brincadeira. Como diz o ditado: Grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Né, Peter Parker? Creio eu que o novo recurso estrá disponível apenas para usuários avançados ou quem administra servidores. Mas mesmo assim, essa é uma ideia muito boa e animadora. No post original (em inglês), há muito mais informações acerca deste assunto.

Tags: Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!