Notícias

Adobe abandona o desenvolvimento do Flash em dispositivos móveis

Steve Jobs, em vida, queria acabar com duas coisas: o sistema operacional móvel da Google, o Android; e o Flash nos portáteis. Bem, o Android continua aí, firme e forte, mas o Flash acabou de ir para o saco. Pelo menos nos dispositivos móveis. A sua rota para a cova começou ainda em 2007, quando a Apple lançou o iPhone original, sem suporte ao plugin proprietário da Adobe. Indo contra todo o mercado, Steve Jobs bateu o pé e disse que não iria dar suporte ao Flash em nenhum dos seus próximos produtos. E assim o fez. iPhones, iPods Touch e nem iPads, nos seus mais variados modelos, suportam o Flash. Mas Jobs não estava comprando briga com a Adobe por pura birra ou pra mostrar quem dita as tendências do mercado. Ele tinha seus motivos.

Segundo o mandatário da Apple, o Flash não era otimizado para dispositivos móveis, deixando-o lento e consumindo bateria exageradamente. Na época, os consumidores fizeram inúmeras críticas e a Adobe se sentiu ofendida, dizendo que o que a Apple queria mesmo era impor a sua tecnologia QuickTime. Aparelhos que rodavam Android, então, passaram a usar o seu suporte ao Flash como o grande diferencial em relação aos iProdutos. Até que alguém resolveu comparar os dois e viu que realmente ter Flash em um dispositivo móvel não era exatamente uma vantagem.

flash-fail

O surgimento de novos padrões web, tais como HTML 5 e CSS 3 acabaram por tornar a situação da Adobe ainda mais difícil. O que era antes padrão, deixou de ser. Cada vez mais os desenvolvedores se valem destas duas linguagens para implementarem áudio e vídeo em suas páginas. E assim, o suporte ao Flash, que já não se justificava por si só, perdeu todos os argumentos que tinha para continuar sendo usado. Afinal, as pessoas só precisavam do Flash mesmo para ver os vídeos do YouTube. A Apple tem um app padrão pra isso no iOS. Até os p0rn migraram!

Por conta de tudo isso, a Adobe anunciou que está abortando desenvolvimento do Flash para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. No lugar, ela dará atenção ao HTML 5 e ao Adobe AIR como meio de se criar aplicativos para várias plataformas. Aos consumidores que apostaram em aparelhos Android rodando Flash, a empresa deixou claro que continuará dando suporte a tais dispositivos, com lançamento de atualizações e correções de bugs. Coincidentemente, ensinamos hoje como desativar o Flash Player que vem embutido no Chrome. Se você estiver tendo problemas com ele, vale a tentativa. Em vista de tudo isso, só consigo pensar em uma coisa: Steve Jobs estava certo, afinal. De novo.

Tags: Apple, Gadgets, Internet

Você também vai gostar

Leia também!