Notícias

Um Domingo Qualquer #021: A origem do nome dos navegadores

Dar nome a alguma coisa é sempre uma atitude complicada. Não importa se você vai dar nome ao seu companheiro inseparável de guerra (se é que você me entende), ou ao seu filho que acabou de nascer. Escolher um nome é uma tarefa árdua e não raro ingrata. Você tem de pensar por dias e dias, senão surgem aberrações como uma cidadã chamada Disney Landia Rodriguez! Enfim, eu não sei você, mas eu sempre me pergunto por que tal coisa tem esse nome. E não é diferente com os navegadores existentes no mercado. Por que o Chrome se chama Chrome? Por que o Firefox se chama Firefox? Por que o Internet Explorer se chama Internet Explorer? A gente briga tanto para defender o nosso navegador favorito (É o Chrome!) e provar que ele é o melhor, mas nunca paramos para pensar nesse pequeno detalhe mundano. Pois bem, um desenvolvedor Microsoft chamado Martin Beeby publicou uma investigação interessante que ele fez a esse respeito. Vejamos o que ele descobriu a respeito do nome dos navegadores.

Internet Explorer

Internet Explorer, o browser mais odiado de todos! Ele pode ter tido seus momentos negros, mas convenhamos, pelo menos o nome a Microsoft soube escolher. Lançado em 1995, nessa época a internet ainda era um lugar inóspito e pouco habitado. Assim, o navegador da Microsoft surgia como um “Explorador da Internet“, para que você pudesse ser guiado por ele e desbravar os mais recônditos cantos deste novo mundo. Além disso, este nome combinava com o slogan utilizado pela empresa na época: Where do you want to go today?, ou, em bom português, Aonde você quer ir hoje?.

Internet Explorer

Netscape Navigator

Pobre Netscape. Foi morto impiedosamente pelo IE. Antes de ter esse nome, ele era chamado de Mosaic. O autor do texto original revela que não tem plena certeza do motivo dele ter esse nome, mas ele acha que é por que ele era o primeiro navegador a unir imagens e textos, numa só janela, tal qual um mosaico. Por problemas judiciais, o co-fundador do navegador, Marc Andreensen, teve de alterar o nome posteriormente. E daí surgiu o Netscape Navigator. Ele seguia a mesma filosofia do IE, de ser um guia para os usuários. Enquanto o concorrente era um explorador, eles eram navegadores (navigator). É, parece que as pessoas acham mais legais exploradores, pois todos sabemos o triste fim que o Netscape teve.

Mozilla

Ôpa, ainda não é o Firefox! O Mozilla saiu dos destroços do Netscape Navigator. Esse nome chegou a ser usado como codinome interno do Netscape, quando ainda era Mosaic. Assim, Mozilla é a junção de duas palavras: Mosaic killer,ou Matador do Mosaic. Você deve conhecer a logo deste navegador, que é um dinossauro ou um godzilla, sei lá! A referência ao monstro gigante japonês, é devido à sonoridade do nome, mai nada. Mozilla… Godzilla… sacou?

O navegador Mozilla já não existe mais. E tem um bom tempo isso. Ele deu lugar ao SeaMonkey, que é um navegador, cliente de e-mail e editor web, com a mesma alma do Mozilla, só com nome e ícone diferente.

Firefox

Finalmente, o queridinho de muitos usuários! A “raposa de fogo” já teve alguns nomes antes desse. Originalmente, ele era chamado de Phoenix, uma alusão à ave mitológica que renasce nas cinzas. Mas das cinzas de quem? Do Mozilla, que havia sido descontinuado. Porém, uma outra empresa, de mesmo nome – Phoenix Technologies – não gostou da ideia de ter um navegador com o seu nome. Assim, a equipe de desenvolvimento foi obrigada a trocar de nome. Como Fênix era uma ave de fogo, ele mudaram para Firebird. Só que para o azar deles, os empresários gostam de fazer alusão a esses bichos da mitologia e também existia uma empresa com esse nome, não bem uma empresa, mas um software. Era um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Já putos da vida, tiveram que trocar o nome mais uma vez, mas não quiseram abandonar a associação com o fogo. Se eu fosse eles, colocaria Fireass, acho difícil ter alguma empresa/programa com tal nome.

Mas, como vocês bem sabem, eles optaram por Firefox, que apesar do que o nome diz, não é uma raposa de fogo, mas sim um animal que existe, um panda vermelho. É, parece que ninguém teve essa ideia antes e o Firefox vive em paz com seu nome, que é bem bacana. Eu acho.

Firefox

Safari

Safari é o nome do navegador da Apple. Por que ela deu este nome? Lembra que os sistemas operacionais da empresa sempre levam o nome de grandes felinos do safari africano? Panther, Lion, Leopard… Então, visto que o Safari Browser vinha embutido nestes sistemas, nada mais apropriado do que ele ter este nome. O seu ícone ainda nos diz alguma coisa. Ele é uma bússola, que faz referência a um guia, um norte, em meio a um lugar desconhecido e novo. A mesma filosofia do IE e do Netscape Navigator. Outra teoria sugere que Steve Jobs tenha dado este nome ao navegador devido à música dos The Beach Boys, de 1962, Surfin’ Safari, ou surfando no safari. Independente do motivo da escolha do nome, ele é uma bosta no Windows. Mas ótimo no Mac e no iPad. :)

Opera

Por muito tempo eu usei o navegador Opera. Até hoje tenho uma simpatia por ele e sei que muitos dos recursos que achamos imprescindíveis nos navegadores hoje, foram inaugurados pelo Opera. E até hoje eu sinto falta de alguns recursos existentes nele. O motivo dele ter sido batizado com esse nome é explicado pela própria empresa que o desenvolveu:

Os motivos para o nome ‘Opera’ ter sido escolhido são vários. Para alguns, ‘Opera’ é conhecida como ópera em todo o mundo. Londres, Paris e Moscou todas têm operas e é uma das coisas que têm longas raízes históricas em praticamente o mundo inteiro. Em segundo, a ópera é associada a alta qualidade e altos padrões — você nunca ouvirá tenores cantando embriagados… ;-) Terceiro, ópera é divertida. (Ou pelo menos, deve ser para pessoas que não têm preconceitos contra ela por ser esnobe e restrita à classe alta.)

Interessante isso, por que hoje o Opera é um navegador com uma parcela muito pequena do market share e realmente restrito à alta sociedade. :P Outro ponto digno de nota, é que antes ele era pago. Ou seja, se é pago, deve ser bom. :P De fato, a qualidade do navegador é inegável!

Opera

Chrome

Finalmente, o navegador que eu e muita gente tem como padrão. O porquê do nome é incerto, mas diz a lenda que alguns desenvolvedores sugeriram alguns nomes para batizar o navegador. A maioria ruim, mas um deles, que é apaixonado por carros, sugeriu Chrome por que esse nome denota velocidade. Como os outros nomes não eram tão bons e Chrome é comercialmente aceitável, esse foi o escolhido. Além disso, no que diz respeito aos softwares, “chrome” se refere às partes que rodeiam as páginas web. Basta perceber no que Firefox, nas configurações de personalização do navegador, há um arquivo chamado userChrome.css. E isso muito antes do navegador da Gigante das Buscas vir à existência.

Konqueror

Para finalizar, um navegador do ambiente Linux, o Konqueror. O navegador da interface gráfica KDE, usa a engine KHTML, que serviu de base para o Webkit, largamente usado no Chrome e no Safari, que vimos acima. Segundo os desenvolvedores, ele ganhou esse nome pois é uma evolução do Internet Explorer e do Netscape Navigator. Enquanto o primeiro é um “explorador” (explorer), o segundo um “navegador” (navigator), o Konqueror é um conquistador! Aham, sei. A letra “K”, no começo, é uma convenção deste ambiente gráfico. Todo programa começa com esta letra.

E aí, gostou do Um Domingo Qualquer de hoje? Espero que tenha curtido, pois eu achei muito bacana descobrir a origem do nome dos principais navegadores do mercado, os já extintos e os nem tão conhecidos assim. E você, tem alguma outra informação interessante a respeito? Conhece a história do nome de algum outro navegador? Diga aí nos comentários! Em tempo, uma imagem que eu achei perambulando pelo 9GAG e que mostra o tipo de usuário que usa cada navegador. Um bom domingo a todos!

Users browsers

Tags: Internet, Microsoft, Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!