Browse By

Um Domingo Qualquer #021: A origem do nome dos navegadores

Dar nome a alguma coisa é sempre uma atitude complicada. Não importa se você vai dar nome ao seu companheiro inseparável de guerra (se é que você me entende), ou ao seu filho que acabou de nascer. Escolher um nome é uma tarefa árdua e não raro ingrata. Você tem de pensar por dias e dias, senão surgem aberrações como uma cidadã chamada Disney Landia Rodriguez! Enfim, eu não sei você, mas eu sempre me pergunto por que tal coisa tem esse nome. E não é diferente com os navegadores existentes no mercado. Por que o Chrome se chama Chrome? Por que o Firefox se chama Firefox? Por que o Internet Explorer se chama Internet Explorer? A gente briga tanto para defender o nosso navegador favorito (É o Chrome!) e provar que ele é o melhor, mas nunca paramos para pensar nesse pequeno detalhe mundano. Pois bem, um desenvolvedor Microsoft chamado Martin Beeby publicou uma investigação interessante que ele fez a esse respeito. Vejamos o que ele descobriu a respeito do nome dos navegadores.

Internet Explorer

Internet Explorer, o browser mais odiado de todos! Ele pode ter tido seus momentos negros, mas convenhamos, pelo menos o nome a Microsoft soube escolher. Lançado em 1995, nessa época a internet ainda era um lugar inóspito e pouco habitado. Assim, o navegador da Microsoft surgia como um “Explorador da Internet“, para que você pudesse ser guiado por ele e desbravar os mais recônditos cantos deste novo mundo. Além disso, este nome combinava com o slogan utilizado pela empresa na época: Where do you want to go today?, ou, em bom português, Aonde você quer ir hoje?.

Internet Explorer

Netscape Navigator

Pobre Netscape. Foi morto impiedosamente pelo IE. Antes de ter esse nome, ele era chamado de Mosaic. O autor do texto original revela que não tem plena certeza do motivo dele ter esse nome, mas ele acha que é por que ele era o primeiro navegador a unir imagens e textos, numa só janela, tal qual um mosaico. Por problemas judiciais, o co-fundador do navegador, Marc Andreensen, teve de alterar o nome posteriormente. E daí surgiu o Netscape Navigator. Ele seguia a mesma filosofia do IE, de ser um guia para os usuários. Enquanto o concorrente era um explorador, eles eram navegadores (navigator). É, parece que as pessoas acham mais legais exploradores, pois todos sabemos o triste fim que o Netscape teve.

Mozilla

Ôpa, ainda não é o Firefox! O Mozilla saiu dos destroços do Netscape Navigator. Esse nome chegou a ser usado como codinome interno do Netscape, quando ainda era Mosaic. Assim, Mozilla é a junção de duas palavras: Mosaic killer,ou Matador do Mosaic. Você deve conhecer a logo deste navegador, que é um dinossauro ou um godzilla, sei lá! A referência ao monstro gigante japonês, é devido à sonoridade do nome, mai nada. Mozilla… Godzilla… sacou?

O navegador Mozilla já não existe mais. E tem um bom tempo isso. Ele deu lugar ao SeaMonkey, que é um navegador, cliente de e-mail e editor web, com a mesma alma do Mozilla, só com nome e ícone diferente.

Firefox

Finalmente, o queridinho de muitos usuários! A “raposa de fogo” já teve alguns nomes antes desse. Originalmente, ele era chamado de Phoenix, uma alusão à ave mitológica que renasce nas cinzas. Mas das cinzas de quem? Do Mozilla, que havia sido descontinuado. Porém, uma outra empresa, de mesmo nome – Phoenix Technologies – não gostou da ideia de ter um navegador com o seu nome. Assim, a equipe de desenvolvimento foi obrigada a trocar de nome. Como Fênix era uma ave de fogo, ele mudaram para Firebird. Só que para o azar deles, os empresários gostam de fazer alusão a esses bichos da mitologia e também existia uma empresa com esse nome, não bem uma empresa, mas um software. Era um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Já putos da vida, tiveram que trocar o nome mais uma vez, mas não quiseram abandonar a associação com o fogo. Se eu fosse eles, colocaria Fireass, acho difícil ter alguma empresa/programa com tal nome.

Mas, como vocês bem sabem, eles optaram por Firefox, que apesar do que o nome diz, não é uma raposa de fogo, mas sim um animal que existe, um panda vermelho. É, parece que ninguém teve essa ideia antes e o Firefox vive em paz com seu nome, que é bem bacana. Eu acho.

Firefox

Safari

Safari é o nome do navegador da Apple. Por que ela deu este nome? Lembra que os sistemas operacionais da empresa sempre levam o nome de grandes felinos do safari africano? Panther, Lion, Leopard… Então, visto que o Safari Browser vinha embutido nestes sistemas, nada mais apropriado do que ele ter este nome. O seu ícone ainda nos diz alguma coisa. Ele é uma bússola, que faz referência a um guia, um norte, em meio a um lugar desconhecido e novo. A mesma filosofia do IE e do Netscape Navigator. Outra teoria sugere que Steve Jobs tenha dado este nome ao navegador devido à música dos The Beach Boys, de 1962, Surfin’ Safari, ou surfando no safari. Independente do motivo da escolha do nome, ele é uma bosta no Windows. Mas ótimo no Mac e no iPad. :)

Opera

Por muito tempo eu usei o navegador Opera. Até hoje tenho uma simpatia por ele e sei que muitos dos recursos que achamos imprescindíveis nos navegadores hoje, foram inaugurados pelo Opera. E até hoje eu sinto falta de alguns recursos existentes nele. O motivo dele ter sido batizado com esse nome é explicado pela própria empresa que o desenvolveu:

Os motivos para o nome ‘Opera’ ter sido escolhido são vários. Para alguns, ‘Opera’ é conhecida como ópera em todo o mundo. Londres, Paris e Moscou todas têm operas e é uma das coisas que têm longas raízes históricas em praticamente o mundo inteiro. Em segundo, a ópera é associada a alta qualidade e altos padrões — você nunca ouvirá tenores cantando embriagados… ;-) Terceiro, ópera é divertida. (Ou pelo menos, deve ser para pessoas que não têm preconceitos contra ela por ser esnobe e restrita à classe alta.)

Interessante isso, por que hoje o Opera é um navegador com uma parcela muito pequena do market share e realmente restrito à alta sociedade. 😛 Outro ponto digno de nota, é que antes ele era pago. Ou seja, se é pago, deve ser bom. 😛 De fato, a qualidade do navegador é inegável!

Opera

Chrome

Finalmente, o navegador que eu e muita gente tem como padrão. O porquê do nome é incerto, mas diz a lenda que alguns desenvolvedores sugeriram alguns nomes para batizar o navegador. A maioria ruim, mas um deles, que é apaixonado por carros, sugeriu Chrome por que esse nome denota velocidade. Como os outros nomes não eram tão bons e Chrome é comercialmente aceitável, esse foi o escolhido. Além disso, no que diz respeito aos softwares, “chrome” se refere às partes que rodeiam as páginas web. Basta perceber no que Firefox, nas configurações de personalização do navegador, há um arquivo chamado userChrome.css. E isso muito antes do navegador da Gigante das Buscas vir à existência.

Konqueror

Para finalizar, um navegador do ambiente Linux, o Konqueror. O navegador da interface gráfica KDE, usa a engine KHTML, que serviu de base para o Webkit, largamente usado no Chrome e no Safari, que vimos acima. Segundo os desenvolvedores, ele ganhou esse nome pois é uma evolução do Internet Explorer e do Netscape Navigator. Enquanto o primeiro é um “explorador” (explorer), o segundo um “navegador” (navigator), o Konqueror é um conquistador! Aham, sei. A letra “K”, no começo, é uma convenção deste ambiente gráfico. Todo programa começa com esta letra.

E aí, gostou do Um Domingo Qualquer de hoje? Espero que tenha curtido, pois eu achei muito bacana descobrir a origem do nome dos principais navegadores do mercado, os já extintos e os nem tão conhecidos assim. E você, tem alguma outra informação interessante a respeito? Conhece a história do nome de algum outro navegador? Diga aí nos comentários! Em tempo, uma imagem que eu achei perambulando pelo 9GAG e que mostra o tipo de usuário que usa cada navegador. Um bom domingo a todos!

Users browsers

  • Ramires

    UaUaUAU, os usuarios do IE ficaram certinhos, ainda que a minha filha de 4 anos prefira o Firefox…

    • Ramires

      Ah, e para o IE ficar mais correto, precisaria colocar mais uma perna : Chinese People…

      • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

        No caso dos Chinese People teria que colocar o IE 6. 😛

  • 8-bit

    Legal saber como surgiu o nome de cada navegador, um nome é muito importante e fundamental para um desenvolvimento e marketing. E por gosto eu uso o Chrome e o Opera no Fedora. e não adianta querer ficar brigando qual navegador é o melhor, cada um tem suas diferenças e se destaca em alguma coisa.

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Ôpa 8-bit, tudo bem!?
      Fico feliz que tenha gostado do post, cara! Foi bem legal pra mim aprender sobre isso também.
      E quanto à discussão sobre qual navegador é o melhor, realmente é uma briga vã e inútil, sem fundamento algum.
      Valeu, cara!

  • http://restoehistoria.blogspot.com.br/ Malú Oliveira

    Internet Explorer, o browser mais odiado de todos!” Esta semana eu entendi o motivo de todos o odiarem tanto!

    Where do you want to go today?” Pra qualquer lugar, meu filho. Só que bem rápido! ¬¬

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Hahahahahaha!!!
      Agora o Internet Explorer está até bom, antigamente, na época do IE 6, 7, elogiá-lo era motivo para desenvolvedores web e usuários mais exigentes lhe perseguirem com tochas e tridentes. 😛

    • Murilo

      Ui!!!
      Bem rápido? Então o IE10 vai lhe agradar muito.
      Quando vi esse post http://blogs.msdn.com/b/b8_br/archive/2012/02/27/internet-explorer-performance-lab-medindo-confiavelmente-o-desempenho-do-navegador.aspx
      no blog do Windows 8, fiquei pensando: “Um baita laboratório para pouco resultado”.
      Quando usei o IE10 entendi que o laboratório está dando resultados.
      Seus usuários estarão muito bem servidos daqui para frente, e se não trocavam de navegador antes, agora é que terão menos motivos ainda.

      • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

        Oi Murilo!
        Cara, de fato o IE 10 está bem rápido, assim que comecei a usar o Windows 8, fui testar o navegador e me impressionei muito com a velocidade. Porém, acho que o fato dele ser na interface Metro, vai impedir muita gente de migrar pra ele.
        Eu mesmo, tentei usa-lo de forma continua, da mesma forma que uso meu navegador padrão. Meu uso geralmente é de pesquisar pautas, navegar em redes sociais, escrever posts, gerenciar o Guia do PC e outras coisas. E te digo, fazer isso com o IE 10 Metro foi inviável.
        Então instalei e Chrome e continuo usando o Windows 8 normalmente. Mas na questão de velocidade, o IE 10 realmentente está impressionante.

        • Antonio José Rodrigues

          Mas é só configurar para abrir tile on desktop.
          Estou usando o IE 10 mas na versão desktop.
          Está muito agradável.
          Seu público vai amar.

        • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

          Oi Antônio!
          O problema é que eu ainda dependo de alguns complementos que uso no Chrome. Para todos os efeitos, estou muito satisfeito com o navegador da Google. :)

  • Fagner

    Africanos com o Netscape ?

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Hahahahaha!!! Senso de humor, cara… senso de humor. 😛

  • GalegO

    Bom post gostei :)

    Pra quem nunca viu um firefox: http://www.mozilla.org/pt-BR/firefoxlive/ aqui tem umas câmeras ao vivo do zoológico de Knoxville mostrando eles 24hs.

    Só 1 ressalva, só porque você gosta do Chrome não precisa ofender a instituição Mozilla pedindo que eles colocassem o nome de Fireass em seu navegador.

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      http://nerdice.com/mamonalisa/wp-content/uploads/2012/03/meme_chorando.jpg

      Muito maneiro, não sabia que eles tinham essas câmeras online o tempo todo. Realmente, são muito munitinhos esses Firefox! =D

      Quanto à piada, foi só uma piada, cara. ¬¬” Não ofendi instituição nenhuma. Tsc.

      • GalegO

        Você está escrevendo pra nerds, esqueceu do seu Bazzinga! hahahaha

  • JuaaO

    Boa, em um universo paralelo o IE não faliu o Netscape 😀

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Foi a única escapatória do pobre coitado. 😛

  • http://www.flaviosapatos.com.br Flavio Sapatos

    Ótimo post , muito interessante mesmo os nomes aplicados aos navegadores ! Quanto ao desgosto do IE ,acho que no inicio da entrada da tecnologia ,navegação, como a microsoft lança já o windows com o navegador deles , ai o motivo por todos ficarem chateados e atacarem mais a microsoft , mas que pra mim é o unico que pode entrar em bancos , considero o melhor navegador da internet !
    ” A Flavio Sapatos foi devido um cliente e amigo que toda vez que me via dizia : lá vem o Flavio Sapatos , ai pegou , uma vez um outro me disse : flaviosapatos soa bem ! achei tmb muito interessante !:)

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      E aí Flávio Sapatos! Beleza!?
      Quer dizer que o nome da sua empresa surgiu da zoação de alguns amigos!? Legal saber, cara!
      Fico feliz que também tenha gostado do post, camarada! 😀

      • http://www.flaviosapatos.com.br Flávio Sapatos

        Felipe lança algo sobre as “logo” que é tbm muito interessante !
        Abraços

        • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

          Boa ideia, Flávio! Vou pensar em algo a respeito para o próximo Um Domingo Qualquer. =)
          Valeu!

  • Maurício

    Muito bom o post e gostei bastante do gráfico no final das classes de pessoas e seus navegadores favoritos

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Hahahahaha!!! Fico feliz que tenha gostado, Maurício!
      Também achei o gráfico bem interessante e apesar de ter o caráter humorístico, reflete um pouco a realidade do market share.
      Valeu!

      • Maurício

        Nota-se logo de cara que é de humor mais de toda forma ficou muito interessante ^^… belo Post Felipe..

        • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

          Valeu, camarada! 😀

  • Mateus

    Prefiro o Opera pois ele é o mais rápido e tem todas as opções que necessito =)

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Oi Mateus. O Opera realmente é muito bom, o usei por muito tempo e é o meu segundo navegador preferido.
      Mas fui conquistado inteiramente pelo Chrome.
      Valeu pelo comentário!

  • Knight

    Muito loko o post, gostei da foto da rapoza:.

  • Usuario56

    No universo paralelo o Netscape faliu o IE.

    E no IE deviam colocar Chinese People porque lá 24% da população ainda usa o IE6.

  • Iran

    Cara meus parabens, seu texto é muito bacana……mais entre os navegadores vou de Firefox.

    Abraço

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Ôpa Iran!
      Fico feliz que tenha gostado do texto, cara! =D
      Obrigado e continue visitando o Guia do PC.

  • http://www.justinotrio.com.br nostrono

    Ei, Felipe, parabéns pelo post e pela série – de fato, domingo é dia de leitura mais leve e descompromissada! Apenas gostaria de fazer uma correção sobre a música Surfin’ Safari: a melhor tradução para o título seria “Safari de Surfe” e não o que consta no post. É só checar a letra da música para entender melhor!

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Oi nostrono!
      Obrigado pelos elogios, cara! Fico realmente muito feliz que tenhas gostado do post e desta coluna. Vou me esforçar para tornar as outras tão boas ou melhores que esta.
      Quanto a ressalva que você fez, vou inclui-lá ao post amanhã pela manhã. Obrigado pela correção. :)

  • MalarKeY

    hauhauhua

    O texto é EXCELENTE, e as imagens melhor ainda, tudo se encaixa perfeitamente.

    Curti D+. Parabéns Felipe Alencar!

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Ôpa MalarKeY!
      Muito obrigado cara! =D
      Os elogios e a satisfação de todos vocês realmente é gratificante e me anima a fazer um trabalho ainda melhor no futuro. Vou continuar me esforçando a escrever posts interessantes, amigo, pode ter certeza! 😉
      Obrigado pelo comentário e pelo elogio.

  • Amanda

    Gostei da matéria e dei boas risadas com o texto. :-) 😛

  • Vinicius

    A matéria é boa e muito interessante , seria legal tb , colocar em futuras matérias , as comparações entre os browsers , como os recursos já lançados e as futuras novidades sobre os recursos dos browsers .

  • http://Opera Guilherme

    Há tempos…anos que uso o Opera como padrão.
    Tambem uso o Explorer

  • http://Opera Guilherme

    Há tempos…anos que uso o Opera como padrão.
    Tambem uso o Explorer.

  • Sergio Santana

    Então é isso. Testamos os navegadores e escolhemos o que melhor atende às nossas necessidades: Para o uso que faço, Chrome e Firefox, dentro do que pude avaliar, correspondendo às expectativas, já o Internet Explorer, inviável para certas aplicações.
    Ótimo post. Parabéns.

  • Fagner

    O Google Chrome 18 Final já está entre nós !

    • Maurício

      Essa onda de update silenciosa acaba com a graça de receber um novo update. Com o FF e Chrome não existe mais aquele interesse em receber uma nova versão, não vem novidade mesmo ¬¬ não externas pelo menos.

  • Lucas

    Muito Bom o texto

  • Yan

    IE como sempre o pior de todos…o resto passa. o Firefox e o Chrome são tops de linha.

  • Marcos

    Safari. Não há outro! Period

  • Pedro Mac

    Pô, sacanagem com o Opera. Há anos ele é gratuito e muito, muitíssimo mais versátil e com features que nenhum outro tem. Uso ele no desktop e o Opera Mobile no Galaxy Note.