Notícias

Eventos gratuitos da Oracle no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte

A Oracle promove, no dia 29 de março de 2012, o evento “Datacenter Transformation: Engineered for Innovation”, no Hotel JW Marriott Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro. O encontro tem o objetivo de mostrar como implementar um datacenter de maneira inovadora, proporcionando melhor desempenho, maior agilidade de processamento, ganhos em termos de sustentabilidade e redução de custos.

Os participantes do evento terão a oportunidade de entender como as soluções da Oracle possibilitam a transformação rápida dos datacenters, com ampliação de desempenho e maior eficácia para os negócios. Esse ambiente de TI abrange servidores, storage, aplicativos e bancos de dados de alta performance, que minimizam os riscos nas implementações de cloud computing nas empresas pelos seus atributos de integração e de segurança associados.

Em Belo Horizonte o evento será no dia 25 de abril de 2012. Ambos os eventos são gratuitos. Para inscrições e mais detalhes clique aqui.

Tive a oportunidade de entrevistar Samuel Baccin, Diretor de vendas e sistemas da Oracle, que me explicou melhor as soluções da Oracle para todos os tipos de empresas na área de Datacenters. A seguir apresento um resumo dessa entrevista.

Abel: Samuel, eu gostaria que você explicasse a importância dos Datacenters atualmente, fazendo um comparativo com o que tínhamos no mercado alguns anos atrás.

Samuel
: Acho que é importante levantar vários aspectos importantes relacionados ao datacenters atualmente. Podemos dizer que existem seis principais pontos que se alteraram nas características dos datacenters em relação ao que existia antigamente:
Volume de Dados – O crescimento de dados é exponencial e vem afetando bastante os datacenters, pois temos que ter muita agilidade no processamento.
Densidade Computacional – Antigamente tínhamos dezenas de servidores “espalhados” num datacenter e hoje temos soluções que permitem trocar isso tudo por um número muito menor de servidores, economizando gastos com energia, pessoal etc.
Globalização – Muitos clientes possuem datacenter local, mas têm outros distribuídos pelo mundo o que exige que os sistemas, aplicativos etc sejam interligados.
Eficiência de Energia – As soluções têm que ser mais compactas e com menor gasto energético. Isso sem perder capacidade de processamento. Vários produtos Oracle tais como Exadata, Exalogic, Super Cluster e outros atendem estas necessidade e têm baixo custo total de propriedade (TCO).
Poucas Mudanças – Mesmo com os novos datacenters, os clientes não têm que fazer grandes mudanças em sua estrutura. É claro que alguns ajustes devem ser feitos no organograma das empresas em alguns casos, mas essas mudanças não são grandes. Muitos funcionalidades dos equipamentos que o cliente possui já estão dentro das soluções Oracle para datacenters.
Sustentabilidade – Hoje é muito importante a parte de sustentabilidade, ou seja, economia de recursos etc. Os novos datacenters devem ser ambientes integrados de alta densidade para uma maior sustentabilidade.

Abel
: Com relação à “Nuvem” (cloud), qual tem sido a estratégia utilizada pela maioria das grandes empresas?

Samuel
: Temos basicamente dois tipos de abordagens: Empresas que não têm um departamento de TI complexo (porque o negócio não depende tanto da tecnologia da informação) e não querem investir em máquinas e pessoal, estão utilizando empresas como Amazon, etc. Quase sempre são empresas pequenas e médias, ou empresas que estão em crescimento. Outras empresas já precisam ter uma Nuvem privada, pois a parte de TI é mais importante no seu negócio. De qualquer forma, todas as soluções da Oracle já estão preparadas para utilização da Nuvem.

Abel
: Uma frase para resumir tudo!

Samuel
: A evolução do datacenter tem sido muito rápida e a Oracle tem lançado produtos anualmente para acompanhar essas necessidades do mercado.

Tags: Eventos, Hardware, Software

Você também vai gostar

Leia também!