Notícias

Edital de licitação do 4G no Brasil foi aprovado pela Anatel

Já faz algum tempo que o Brasil tem mais celulares que habitantes. E a cada ano que passa, a procura por smartphones fica ainda maior. Assim, as operadoras têm de se virar para prover um serviço de internet móvel decente. Atualmente, dispomos de no máximo o padrão 3G Plus, que na verdade é o nome comercial do padrão HSDPA. No entanto, de uma forma geral, a maioria dos usuários que gozam de internet móvel usam o padrão 3G e com muitas reclamações de baixa velocidade ou até mesmo falta de cobertura. Mas a coisa pode melhorar. Na noite de ontem, o Conselho Diretor da Anatel aprovou o edital de licitação da frequência de 2,5GHz no Brasil. Esta faixa de frequência será usada para as futuras redes 4G (LTE) aqui no Brasil. Além disso, a frequência de 450 MHz também foi aprovada. Esta faixa será usada em regiões rurais para prover acesso de maior velocidade.

Caso você não saiba, no Brasil, para o governo realizar grandes investimentos, como em obras ou infraestrutura de comunicação, ele tem que realizar uma licitação, procedimento regulado pela Lei 8.666/93. Em outras palavras, o governo procura a empresa que oferece o melhor custo-benefício, com os melhores produtos a preços mais baixos. É o que vai acontecer com as redes 4G. Para serem feitos investimentos em infraestrutura, a licitação terá início em junho, onde as empresas interessadas farão as suas propostas para a área. Todos sabemos que o interesse do governo tupiniquim em implantar as redes de alta velocidade é por causa da chegada da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. Estes são dois eventos que movimentam muito a economia do país sede, principalmente na área do turismo. E para que os gringos se sintam em casa, o governo pretende oferecer uma internet nos padrões em que eles estão acostumados lá fora.

Veja na imagem abaixo, cedida pela Anatel, quais os prazos que eles pretendem cumprir:

slide-anatel

Portanto, se eles conseguirem cumprir o cronograma, já no ano que vem, em abril/2013, veremos as redes 4G em funcionamento nas sedes da Copa das Confederações (minha cidade está inclusa, UHUL!). Mas não se esqueça de que estamos falando de Brasil e que atrasos e superfaturamentos são normais. Mas espero que até o final do ano que vem, as principais capitais e cidades do país já ofereçam o serviço. Assim, a(s) operadora(s) que ganhar a licitação deve estar bem atenta à estes prazos, para que possa instalar o serviço em tempo hábil.

Se você não sabe, explicarei brevemente cada tecnologia de acesso móvel. Atualmente, o padrão mais usado é o 3G. Ele é, digamos, um quebra-galho. A sua velocidade é de apenas 384 Kbps de download ou upload. O próximo padrão é o HSDPA, ou 3G Plus. Ele promete taxas de download de 7,2 Mbps. Por fim, a tão esperada 4G, ou padrão LTE. Nesse tipo de acesso, a taxa de download prometida é de 100 Mbps! Por mais que as taxas fiquem abaixo disso, no 4G a velocidade de acesso ainda será aceitável. Espero sinceramente que as operadoras cumpram o prazo de implantação e ofereçam um serviço decente. Mas estamos sempre falando de Brasil, não é mesmo?

Tags: Destaques, Internet

Você também vai gostar

Leia também!